Pular para o conteúdo principal

Circulando: primeira semana do Rio Swing Fest


Começou na sexta, dia 8, a primeira parte do Rio Swing Fest, um festival de ritmos americanos organizado pelo Movimento Lindy Rio, que objetiva divulgar o swing americano na comunidade de dança de salão, já que ele está voltando à moda em diversos - EUA, Europa e Ásia, principalmente.

O festival se estenderá por mais um final de semana, de 15 a 17/02, aproveitando a presença do dançarino e coreógrafo sueco Lennart Westerlund, presentemente passando uma temporada no Rio.
Lennart, cuja biografia já foi postada neste blog, é importante divulgador dos ritmos americanos na Europa, sendo responsável por um Festival de Lindy Hop que reúne grande número de praticantes (veja link ao final desta postagem).

O Falando de Dança está apoiando a iniciativa do Movimento Lindy Hop Rio, em reunir no Rio praticantes vindos de outros estados brasileiros e do exterior.

E traz aqui algumas fotos da cobertura que está fazendo do evento.

Nas fotos vê-se a palestra de abertura do Festival...

...alguns grupos de participantes...

... e o baile de swing com música ao vivo no Cais Cultural da Praça Mauá.
Aliás, este foi o ponto alto do programa do Festival, que contou com apresentações de profissionais participantes, da Argentina e de Belo Horizonte, banda ao vivo e o ambiente aconchegante do local.

E quem não sabia ainda dançar bem o lindy pôde acompanhar as músicas dançando nosso swing brasileiro mesmo, o famoso "soltinho" - como eu fiz, pois é impossível ficar parado, né não?

Então, para quem não puder comparecer às aulas (do iniciante ao avançado), no próximo final de semana, fica a dica do baile de swing no Cais Cultural. Imperdível.

Veja a seguir um compacto do que foi a primeira parte do festival...

e links para você aumentar seu conhecimento no assunto.


Veja aqui:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************