Pular para o conteúdo principal

Da Suécia para o Brasil

Fundador da cia de dança The Harlem Hot Shots vem ao Brasil em fevereiro

Sabe aquele professor de nome Lennart, que foi citado na postagem sobre o Festival de Lindy na Argentina? Pois ele virá ao Brasil em fevereiro! Lennart Westerlund, co-fundador de duas companhias de dança, Rhythm Hot Shots e The Harlem Hot Shots (este, seu trabalho mais recente), já está com a passagem marcada. Virá conhecer a cidade do Rio de Janeiro e o Carnaval carioca. Aproveitando sua estada na cidade, conhecerá a comunidade de praticantes de ritmos americanos e realizará workshops nos finais de semana. Leia a seguir a biografia dele, numa tradução livre de Flávia Monteiro.

Lennart Westerlund começou a dançar em 1981, e organizou pela primeira vez o Herräng Dance Camp, em 1982. Em 1983, teve seu primeiro contato direto com o swing afro-americano, o Lindy Hop, se encantou imediatamente e se tornou um dos pioneiros do renascimento do Lindy Hop na Europa.

No ano seguinte, viajou para Nova York para estudar com Albert Minns, um dos dançarinos originais do Savoy Ballroom, levando-o em seguida para a Suécia para ensinar e difundir o Lindy Hop. Inspirados por Minns, Lennart e outros dançarinos fundaram a companhia The Rhythm Hot Shots em 1985, e deram início a um longo período de estudo das danças das décadas de 20, 30 e 40, quando aprenderam, além do Lindy Hop, o charleston, sapateado, acrobacias e outros elementos relacionados ao Swing Afro-Americano.

Nos anos 90, os Rhythm Hot Shots ganharam reconhecimento internacional, viajando pela Europa e pelo resto do mundo e realizando performances, workshops e shows. Assim, os Rhythm Hot Shots se tornaram grandes responsáveis por trazer o Swing e o Lindy Hop de volta aos salões europeus, norte americanos, asiáticos, australianos, e, mais recentemente, Argentinos.

Lennart ainda é o principal responsável pelo Herräng Dance Camp, que continua se realizando anualmente na Suécia desde 1982 e é hoje o maior evento de Swing do mundo, chegando a reunir cerca de 800 dançarinos por semana durante 5 semanas em julho e agosto, para aulas, performances e para dançar socialmente.

Lennart é ainda hoje um dançarino ativo no Harlem Hot Shots, seu novo grupo de dança, e viaja freqüentemente ensinando e fazendo shows pelo mundo. Em 2000 Lennart participou na introdução do Lindy Hop na Rússia e países vizinhos (veja abaixo um vídeo da tv russa, onde é entrevistado) e em 2004 abriu um estúdio de dança no centro de Estolcomo (Chicago). Durante o verão europeu, ele é um dos personagens principais do Herräng Dance Camp.

Veja mais:
  • Lennart sendo entrevistado pela tv russa (curiosidade)
  • A seguir, o trio de professores no Festival de Lindy da Argentina, Catrine Ljunggren, Frida Segerdahl y Lennart Wsterlund, se apresentando no evento
  • Aqui Lennart na cia The Harlem Hot Shots, apresentando uma coreografia de Charleston, em Estocolmo
  • Aqui rápida apresentação de sapateado, no mesmo evento, em jan/07
  • Aqui filmagem de dois alunos de Lennart demonstrando os passos passados pelo professor em uma master-class em mai/07
  • fotos divulgação do site The Harlem Hot Shots (nas fotos solo, o professor Lennart em atuação).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************