Pular para o conteúdo principal

Contagem regressiva: comemorações da Semana da Dança de Salão do Rio de Janeiro começam dia 21/11/10

Contagem regressiva
Por Leonor Costa
Mensagem ao leitor da ed 37 do Jornal Falando de Dança

“Agora é torcer para que a comunidade da dança de salão do Rio demonstre sua aprovação aos esforços desse grupo e prestigie os eventos”

Não, não me refiro ao fim deste ano que (“pra variar”) “voou”. Refiro-me à realização da Semana da Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro, que acontecerá este ano entre os dias 21 e 27/11.

O Jornal Falando de Dança participou ativamente dos contatos políticos na tentativa da regulamentação da Lei que a criou; esta editora (como representante da Andanças) fez parte do grupo que elaborou o Programa de Trabalho, entregue à Secretaria Estadual de Cultura, e torceu para que a verba para a SDS, prevista no Orçamento do estado através de emenda apresentada pelo deputado Alessandro Molon, fosse liberada.

Mas não foi.

Ainda assim, as entidades classistas reunidas levaram adiante a tarefa de coordenar um “mutirão” de eventos comemorativos de inciativa dos profissionais que quiseram fortalecer esse movimento. A grade completa e um pequeno histórico desta conquista estão nas páginas centrais desta edição [ed 37]. Agora, é torcer para que a comunidade da dança de salão do Rio demonstre sua aprovação aos esforços desse grupo e prestigie os eventos.

Falando em Alessandro Molon, por sinal um dos deputados federais mais votados do Rio, o Jornal Falando de Dança teve a satisfação de prestar-lhe uma justa homenagem por seus esforços em prol da dança de salão (especialmente por ter sido ela declarada patrimônio cultural imaterial do RJ), por ocasião da comemoração do terceiro ano de fundação deste periódico, quando também homenageou as pessoas mais envolvidas com a luta pela regulamentação da Lei da SDS. Uma seção especial do “Circulando” registra detalhes do baile de aniversário.

E para não comprometer o conteúdo informativo deste veículo, marca que vem imprimindo desde sua fundação, o Jornal Falando de Dança circula este mês com 32 páginas, graças, sobretudo, ao apoio de nossos anunciantes, aos quais mais uma vez agradecemos.
  • Clique AQUI para saber mais sobre a SDS-2010
  • Clique AQUI para saber há quantos anos se ensina danças de salão no Brasil
  • Clique AQUI para saber mais sobre a Lei 3400/2000 que criou a Semana da Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro
  • Clique AQUI para saber mais sobre a declaração da dança de salão do RJ patrimônio cultural imaterial do estado
  • Clique AQUI para acessar a programação da SDS-2010
  • Clique AQUI para ver as fotos da festa de 3 anos do Jornal, com as homenagens feitas pelo JFD às pessoas que trabalharam em prol da SDS-2010 e regulamentação da Lei 3440/2000.
  • Seja seguidor do blog http://falandodedanca.blogspot.com/
  • Seja seguidor do site http://www.jornalfalandodedanca.com.br/
  • Seja seguidor do blog http://semanadsrj.blogspot.com/  

    Rumo aos 200 anos da dança de salão no Brasil: uma campanha do Jornal Falando de Dança

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

    É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

    Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

    Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

    Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

    CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************