Pular para o conteúdo principal

Extra! Extra! Extra! ALERJ aprova Projeto de Lei tornando a dança de salão do RJ patrimônio imaterial do Estado.



"A finalidade principal do projeto é reconhecer, oficialmente, essa manifestação cultural praticada há mais de 200 anos em nosso Estado (documento anexo), trazida pelos europeus que aqui chegaram com suas tradições e culturas. Desde os tempos do Império, em todos os salões da Corte, é, até os dias de hoje, fonte de lazer e arte, em festas, reuniões e salões da nossa sociedade. É, pois, um patrimônio vivo, dinâmico e bem cultural intangível do povo fluminense."

Com esta justificativa, o deputado Alessandro Molon defendeu junto a seus pares, na plenária da ALERJ, ontem, dia 24/06/2010, a aprovação do Projeto de Lei 2871/2010, declarando a dança de salão patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. 

Mobilização da classe
Não obstante termos tomado conhecimento da colocação em pauta da votação do PL apenas 24h antes do início da sessão, o movimento de disseminação da notícia, iniciado pelo Jornal Falando de Dança e seguido pelas demais entidades e dançarinos contatados via telefone, fez com que a notícia se espalhasse de forma rápida.  E a mobilização em especial de alguns professores de dança, que compareceram com seus alunos, fez com que um significativo grupo fosse reunido nas galerias - alguns, infelizmente, não puderam entrar devido à lotação da casa, cuja agenda fez reunir várias associações classistas reivindicando aprovações de PL. 


Entidades e profissionais presentes
Dentre as entidades presentes, estavam:  Jaime José e Myriam Martinez (APDS e, no caso da Myriam, chefe de gabinete do deputado Átila Nunes); Lourdes Braga, Stelinha Cardoso e Conceição da Bahia (SPDRJ), Luís Florião e Aletheia Hoppe (Andanças); Antônio Aragão e Leonor Costa (Jornal Falando de Dança); Suelyemma (Assessora de Cultura do Vereador Reimont); e Maeli Costa (Appai).


Dentre os profissionais, Fábio Venturini, Carlos Coelho, Henrique Nascimento, Gustavo Loivos, Evando Santos, Luciana Santos e Nayara Melo.  Alunos e bolsistas das academias Sandra Lopes, Amazonas Dance e Caio Monatte, e filiados da APDS, também se juntaram ao grupo.


Por oportuno agradecemos àqueles que atenderam a nosso pedido e replicaram a notícia em seus perfis sociais, sites, blogs e listagens de emails, especialmente à Nayara Melo, Bira Santos, Marcelo Ferreira, dj Murilo, Jorge da Salsa, Márcio Thadeu, Leandro Andrade (site DanceaDois), Glorinha Telles, Elza Moreira (site Momentos de Tango), Luciana Santos, Renato Ritmus, Amigo Robson e Hamilton Vaz.

Importância da presença nas galerias
O grupo reunido nas galerias, em cujas sacadas foram estendidos banners da APDS, chamou a atenção da imprensa e dos deputados, sobretudo quando o discurso do deputado Molon, em defesa da aprovação do PL, foi ovacionado pelos dançarinos.  Alguns deputados tomaram a palavra para elogiar a iniciativa do dep. Molon e saudar a plateia, que também retribuiu com muitos aplausos.  Forem esses: Wilson Cabral, Carlos Minc, Ines Pandeló e um que ainda estamos identificando. 

Esse momento histórico da dança de salão carioca foi registrado pela tv Alerj (estamos aguardando a liberação da gravação para postagem no YouTube) e pelo Jornal Falando de Dança.

  • Acesse AQUI a cobertura fotográfica do Jornal Falando de Dança

Caminho pela frente
Encerrada a votação, o deputado Alessandro Molon subiu às galerias para cumprimentar os manifestantes e explicar que ainda há um caminho a ser trilhado, antes que o PL siga para sanção do executivo:  o projeto deverá passar por uma segunda votação em plenária.  Daí ser de suma importância que os amantes da dança de salão do Estado do Rio de Janeiro fiquem atentos às informações publicadas nas mídias especializadas (jornais, sites, blogs) e nas correspondências enviadas (sobretudo Newsletters), para que uma rápida mobilização possa ser feita por ocasião da segunda votação.
Vale lembrar que o deputado Alessandro Molon interessou-se pela regulamentação da Lei 3440/2000, que criou no calendário cultural do Estado do RJ a Semana da Dança de Salão, tendo inclusive aprovado uma emenda para o orçamento deste ano, destinando verbas de auxiliar na sua realização.  Também criou um Grupo de Trabalho, do qual participou representantes das entidades classistas, que resultou na elaboração de um Programa de Trabalho para a Semana da Dança de Salão, já entregue à assessora de cultura da SEC (Eva Doris).
  • Acesse a tag "políticas públicas" para ficar por dentro dos assuntos aqui publicados pertinentes a essa área
  • Clique em "Semana da Dança de Salão" para acessar as postagens a respeito desse evento e saber como você poderá contribuir para seu sucesso.
  • Lembrando que APDS, Andanças e Sindicato marcaram para dia 18/07 a segunda reunião sobre a SDS-2010 (clique em "Semana da Dança de Salão" para acessar as postagens a respeito).
  • Fotos hospedagem com 200dpi de resolução no Picasa (clique na imagem abaixo para acessar o álbum).
  • Myriam Martinez, Conselheira da APDS, está elaborando matéria mais detalhada a respeito dos trâmites do PL na Alerj, estimativa da próxima votação e outros detalhes, aguardem.

Comentários

Anônimo disse…
Nossos agradecimentos a todos os amantes e profissionais da Dança de Salão. Ontem, dia 24 de junho de 2010, conseguimos nossa PRIMEIRA vitória como classe.

A Comissão de Cultura da ALERJ em PRIMEIRA votação aprovou por UNANIMIDADE o PL 2871, de autoria do deputado Alessandro Molon, que declara a Dança de Salão PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Com presença expressiva dos profissionais, dançarinos, imprensa especializada e lideranças classistas da DS nas galerias, o plenário se pronunciou simpático à nossa causa.

Reiteramos assim, nossos agradecimentos àqueles que lá estiveram; aos que sem poder lá estar, vibraram positivamente e a todos que queira Deus, estarão conosco na próxima etapa dessa caminhada.
JAIME JOSÉ
APDS/RJ – SPD/RJ - ANDANÇAS
Anônimo disse…
Parabéns! para nos!
obrigado
beijos
Evando Santos
Anônimo disse…
DIZ AO GREGO QUE SEM A PESQUISA DELE ISSO NÃO SERIA POSSÍVEL OK?
VOU FAZER UMA MATÉRIA PORRETA PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!! RSRSRS.....
BJS
MYRIAM MARTINEZ
Anônimo disse…
Oi Leonor, acessei o blog e vi as lindas fotos postadas. Gostaria que vc pudesse me enviá-las para que possamos postá-las no site da APDS/RJ(como simbolo da primeira grande conquista).
Obrigado por tudo, pessoas com vcs, incentivam-nos a trabalhar mais e mais pelo que acreditamos. JJ
Anônimo disse…
Eu, particularmente, discordo que isso seja uma conquista...

Mas... parabens pela mobilização, de qualquer forma. Excelente organização.

Abraço
Duda
Anônimo disse…
Parabéns pela bela cobertura deste acontecimento importante para a dança de salão.
Beijos
Elza
Anônimo disse…
Boa tarde pessoal!!
Quero parabenizar vocês, Leonor, Aragão, e Myrian, pelo belo trabalho feito em prol da Sança de Salão, sei que tem outras pessoas envolvidas nisso tudo, mas a vocês eu conheço, e sei do seu esforço, por isso deixo aqui meus parabens pela primeira vitoria, e também gratidão, no futuroa Dança de Salão terá muito que agradece-los por tudo de bom que tá vindo ai pela frente.
Parabens de novo!!!
Abraços
Ronaldo Godinho

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************