Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Prêmio Cultura RJ: inscreva-se e deixe seu voto! Vamos votar na dança de salão!

Qualquer cidadão pode exercer seu direito de voto, então, vamos dar uma força para a dança de salão, votando nela para a categoria Patrimônio Imaterial do RJ!

Assim como no ano passado, a população fluminense poderá indicar, até 27 de fevereiro, os possíveis ganhadores da segunda edição do prêmio que será entregue no mês de abril.

CAMPANHA PELA DANÇA DE SALÃO

Ano passado, o Jornal Falando de Dança fez campanha pelo comparecimento da comunidade de dança de salão à votação do Projeto de Lei que declarava a DANÇA DE SALÃO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, aprovado por unanimidade. 
Agora nossa proposta é que TODOS OS DANÇARINOS ACESSEM O SITE DA SECRETARIA DE CULTURA E VOTE NA DANÇA DE SALÃO PARA A CATEGORIA DE BEM CULTURAL IMATERIAL DO RIO DE JANEIRO.  Mesmo que não tenhamos êxito, pelo menos a secretaria e os órgãos de comunicação tomarão conhecimento de nossa capacidade de mobilização e o peso da dança de salão no estado!

LEIA COM ATENÇÃO COMO VOTAR

(1) Acesse a página de votação: AQUI!
(2) Preencha nome, município (pode ser qualquer um dos listados, já que o prêmio é estadual e não municipal), seu email
(3) No item seguinte, escolha a categoria na qual você quer votar: PATRIMÔNIO IMATERIAL*
(4) Em seguinda, na indicação, escreva DANÇA DE SALÃO
(5) Escreva sua justificativa, que pode ser:
A DANÇA DE SALÃO É PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (LEI ESTADUAL 5828/2010) E ESTE ANO ESTÁ COMPLETANDO 200 ANOS, SENDO, PORTANTO, MERECEDORA DE CONCORRER AO PRÊMIO CULTURA RJ NESSA CATEGORIA.  SAIBA MAIS NO LINK: http://falandodedanca.blogspot.com/2010/11/ha-quantos-anos-se-ensina-dancas-de-par.html
(6) Se você quiser aproveitar e indicar e votar nas outras categorias, clique em "salvar" para enviar este voto e continuar votando nas demais categoria; se quiser encerrar a votação, clique em "salvar" e depois em "sair".

*Você pode indicar e votar também nas demais categorias, aproveite e faça isso! 

SAIBA MAIS:
  • Clique AQUI para acessar nossa postagem sobre a premiação do ano passado (2010)
  • Clique AQUI para acessar a postagem da Secretaria de Cultura do RJ, sobre o Prêmio Cultura RJ edição 2011
  • Clique AQUI para acessar nossa postagem com fotos e texto sobre a votação na Alerj, que aprovou o Projeto de Lei do deputado Alessandro Molon, tornando a dança de salão patrimônio cultural imaterial do RJ
  • Clique AQUI para ler a matéria de Myriam Martinez, sobre a sanção do governador ao Projeto de Lei, transformado na Lei 5828/2010

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu votei e indiquei para receber o troféu o Sr Aragão, do Jornal Falando de Dança. Nós, praticantes dessa linguagem cultural, sabemos do bicentenário da dança de salão graças ao trabalho dedicado de Antônio Aragão. Foi dele a iniciativa de pesquisar na Biblioteca Nacional o primeiro anúncio de aulas de dança para a população, que era mencionado em livros de história, mas não comprovado. Com cópia desse anúncio, e o levantamento feito pelo Jornal, de que esse anunciante, Luis Lacombe, tinha sido o primeiro professor de danças sociais do RJ, nomeado por Dom João VI, em 1811, é que o presidente da comissão de cultura da Alerj, Alessandro Molon, apresentou Projeto de Lei declarando a dança de salão PATRIMÔNIO IMATERIAL do RJ. O PL virou Lei 5828/2010. São trabalhos assim, silenciosos e persistentes, como o desenvolvido pelo Jornal Falando de Dança, que linguagens culturais ignoradas pelos empreendedores e pela grande massa têm a história resgatada e registrada para as futuras gerações. Tenho fé de que ao menos seja cogitado um estudo desta indicação, pois isso dará visibilidade pública a essa cultural que, iniciada nos salões de baile do Brasil Império, deu início à boemia do povo carioca, tornando o RJ o polo cultural que já foi um dia. VIVA O BICENTENÁRIO DA DANÇA DE SALÃO!!!!

Anônimo disse...

Desculpa, esqueci de me identificar. Sou Olga Santos, pego sempre a revistinha de vocês nos bailes que frequento, sou fã de vocês. Muita sorte pra vocês.

Anônimo disse...

Eu também votei no Aragão, ja faz um tempo que acompanho seu trabalho em pról da Dança de Salão, ele não apenas divulga fotos das pessoas nos bailes, e eventos de dançantes, existe todo um trabalho de pesquiza, e estudo da Historia da Dança de Salão, e isso nos é repassado, para nossa informação e cultura.
Saudações
Ronaldo Godinho

*ღღღAngel Uckermannღღღ* disse...

VENHA PARA UM DOS MAIORES INTERCÂMBIOS CULTURAIS DE NOVA IGUAÇU.

VENHA PARA O CORTEJO DE TEATRO DE RUA.
JUNTE-SE A NÓS NA LUTA PELA MULTIPLICIDADE CULTURAL - A ARTE PERPASSANDO POR TODAS AS CLASSES SOCIAIS!

Quando? Sábado dia 07 de maio

Concentração: Às 9h da manhã na sede do Projeto F.A.M.A.

O evento faz parte da 6ª edição do Circuito Mix de Esquetes. A mostra de Teatro de Rua contará com apresentação das esquetes:

Circo Amarillo - Experimento Circo, Grupo Perseverar - Criação da Vida ,Teatro Bufalo - People's Quixote

Ainda contaremos com intervenções de vários artistas, grupos, da Escola de Samba Grêmio Recreativo Imperial de Nova Iguaçu e a presença de Amir Haddad do TÁ NA RUA.

"O Teatro Salva" Amir Haddad.

PARCERIAS: PREFEITURA NOVA IGUAÇU, CISANE E COMCAUSA, GRUPO TRIATO, CIA PROVOCAÇÃO.

Postagens populares