Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 15 de março de 2010

Prêmio de Cultura do Estado do RJ: saiba quem ganhou aqui



Irlan Santos ganhou a premiação na categoria DANÇA e Maria Gadu, na categoria MÚSICA POPULAR

Isso mesmo: Irlan Santos, o bailarino clássico destaque de nossa edição de novembro de 2009, concorreu com outros dois indicados de peso (Cia de Dança Ciem H2, de Macaé, e o Festival Panorama de Dança) e arrebatou o prêmio. Para quem não se lembra da matéria: Irlan, criado na comunidade do Complexo do Alemão, venceu vários concursos internacionais de dança e, hoje com 19 anos, integra o American Ballet Theatre. Sua história inspirou o documentário inglês Only When I Dance, exibido no último festival de cinema do Rio.
.
Das 15 categorias contempladas (veja relação abaixo), destacamos, ainda, a cantora-revelação Maria Gadu (categoria música), cuja versão do clássico "Ne Me Quitte Pas" (1959) está fazendo sucesso nas pistas de dança do carioca.
.
Vale também destacar dois concorrentes na categoria empreendedorismo que indiretamente fazem parte dos destaques da edição de março do Jornal Falando de Dança: o Festival Vale do Café (veja matéria sobre o Studio Barra) e o Grupo Matriz (veja matéria sobre o Bloco Empolga às 9).
.
Esta é a primeira edição do Prêmio de Cultura, fruto da junção de três outros prêmios culturais oferecidos pelo Estado do RJ (Golfinho de Ouro, Estácio de Sá e Governo do RJ), e contemplou cada vencedor com um prêmio de R$ 10 mil reais mais troféu assinado pelo artista plástico Jorge Barrão. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu dia 12/02 no Teatro João Caetano, Centro do Rio.
.
Para o governador Sérgio Cabral, o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro representa o crescimento e o desenvolvimento da gestão cultural no Estado. "O poder público tem que ser um indutor e um estimulador. O prêmio é exatamente isto: induzir e estimular aqueles que fazem cultura. O estado não faz cultura, ele estimula cultura", declarou Cabral, segundo matéria publicada no site do MinC, onde também falou sobre os investimentos em cultura para 2010: "Temos hoje mais de 1% do orçamento aplicado em cultura. Neste ano de 2010 serão mais de 80 milhões de reais só em ICMS aplicado em cultura, mais o orçamento da fonte do Tesouro, mais as parcerias com o Governo Federal. E, se Deus quiser, a abertura do Municipal será em março". Vamos ficar atentos à destinação dessa vultuosa verba.
_______________________________________
Lista de premiados:
Música Popular – Maria Gadú
Música erudita – Sociedade Musical Bachiana Brasileira
Teatro – Fest. Int.l de Teatro de Angra dos Reis
Registro – Evandro Teixeira
Patrimônio material – Museu Casa do Pontal
Patrimônio Imaterial – Prof. Bráulio Nascimento
Empreendedorismo – Fest. Vale do Café
Circo – Circo Baixada
Dança – Irlan Santos
Audiovisual – Cine Mias Bom Jesus de Itabapoana
Literatura – Ana Maria Machado
Comunicação – Heloísa Buarque de Hollanda
Artes Visuais – Carlos Vergara
Moda – Adriana Fernandes
Gastronomia – Casa de Artes Machadinha

Nenhum comentário:

Postagens populares