Pular para o conteúdo principal

Bom senso na hora de se vestir!!!

Muito mais do que conhecimento em “códigos de vestir” as pessoas têm que ter bom senso.
Se olhe no espelho, analise o que está vestindo, dance na frente do espelho para ver se a roupa cai bem.
Por Flávia Mendonça, jornalista e consultora de moda, com exclusividade para o Falando de Dança


As definições sobre trajes ("dress code") sempre ajudam na hora de se escolher o que vestir, mas também exige cuidados na interpretação.
Apesar do traje esporte permitir um vestir mais casual e descontraído, o que mais vale nessas horas é o bom senso.
Se o evento é um baile de dança a dois, por mais que uma calça jeans seja permitida é sempre bom saber que tipo de baile é esse, pois não é bacana uma calça jeans cheia de rasgos ou de aparência surrada num baile de dança de salão.
Nessas horas, opte por uma calça jeans mais escura, sem lavagens muito contrastantes e detalhes de rebites ou pespontos muito chamativos.
Diferente das boates e shows, esses eventos são naturalmente mais cerimoniosos e requerem um vestir mais formal.
Vale ressaltar que formal não é sinônimo de sisudo ou tradicional. É possivel vestir um traje social (terno e gravata) dentro de um estilo jovem. Para isso, deve-se prestar atenção nos pequenos detalhes, como numa padronagem interessante para a camisa, numa combinação de cores mais ousada ou num acessório diferente.
No caso das mulheres a questão é mais delicada ainda, pois as possiblidades de erro são muito maiores devido à enorme quantidade de opções. Nesse caso, volta-se à questão do bom senso. Por exemplo: apesar de o traje esporte também permitir o uso de calças para mulheres, não fica legal usar uma calça super justa que deixe a barriga de fora. Mesmo tendo um corpo super em forma, um baile de dança é um evento que evoca graciosidade, feminilidade. A sensualidade está nos movimentos, na interação entre os casais, e não nos corpos à mostra.
Um vestido ou uma saia de comprimento médio ou longos é sempre escolha mais certeira. Aproveite essas peças para brincar com sobreposições, volumes, decotes e formas interessantes que favoreçam o corpo sem vulgarizá-lo.
Sobre usar jeans, tênis, camiseta regata. Só não pega mal quando você ou está desfrutando da sua adolescência ou, no caso de adultos, quando se está em casa, fazendo um churrasco entre amigos. Ou fazendo um passeio na praia. Ou seja, apenas em ocasiões muito, muito casuais. Jamais esse trio deve ser usado num baile, nem mesmo num luau. Nesse caso sugiro uma calça ou bermuda de linho ou sarja, de preferência numa cor clara, com uma camisa de botão ou até mesmo uma bata.
Chinelo, só se for um luau na praia. E atenção (homens e mulheres!) para unhas bem feitas.
Camiseta com propaganda fica feio até se a loja for sua ou o político for você. Deixe ela guardada para aquele momento ginástica ou faxina dentro de casa.
Bonés só em show de rap ou baile funk. Já os chapéus, são muito charmosos mas depende do baile. O estilo panamá, típico do “malandro” da lapa, é bacana, mas já foi tão usado que virou um esteriótipo. É como ir vestido de “latin lover” num baile de tango. Melhor guardá-lo para bailes à fantasia. Contudo, se for da sua personalidade usar chapéu, e se o seu rosto combina com este acessório, invista nele. Porém, na hora de dançar ele pode atrapalhar. Então, seja prático e use-o apenas para fazer charme no baile e não na pista de dança.
Qual seria uma roupa curinga para homem e mulher, para os bailes de fim de ano? Depende do evento. Para os homens, não tem como errar ao vestir um terno com ou sem gravata, caso o evento seja menos formal. Para as mulheres, um vestido com corte na cintura ou saia, com roda ou não, com sandálias de salto. Hoje em dia, a moda é dos mini vestidos, porém dançar com mini vestido pode ser arriscado. Uma dica é usar uma legging ou meia calça opaca, de preferência num tecido de meia-calça, pois as de malha ficam in-formais demais.
Lembre-se da dica: bom senso! Mais do que conhe-cimento de “códigos de vestir” as pessoas têm que ter bom senso! Não vestir roupas apertadas demais (especialmente quando se está fora do peso!), vulgares ou
com combinações de cores esquisitas. Se olhe no espelho, analise o que está vestindo, dance na frente do espelho para ver se a roupa cai bem, se tem um movimento legal. Sinta se o sapato está confortável (ninguém merece ficar dançando com sapatos desconfortáveis), se a roupa valoriza suas qualidades físicas.
Além disso, seja feliz, né. Festeje 2008 dançando e feliz consigo.
Veja mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************