Pular para o conteúdo principal

Sucesso total, o Baile do Bicentenário, realizado dia 16/07/11, no Helênico A. C.

  • Só no livro de visitas foram mais de 650 assinaturas! 
  • Destaque para as presenças de Jaime Arôxa, um dos homenageados com o Troféu do Bicentenário, ...
  • ... e o deputado federal Alessandro Molon, que abriu a pista no segundo tempo, dançando um bolero com a professora Stelinha Cardoso. 
  • Adriana Rattes, secretária de cultura do estado do RJ, enviou um representante para conhecer a exposição e o baile, ...
  • ... e receber em seu nome uma homenagem pelo patrocínio concedido por sua pasta, para a realização do projeto I Prêmio Cultura da Dança de Salão.
  • Momento emocionante foi quando o mestre de cerimônia Zezé Magela convidou a todos para ficarem de pé e cantarem o hino nacional, como merecia esse momento histórico para a dança de salão.
  • Findas as homenagens, houve desfile de moda com as modelos da grife Adriana Gronow, ...
  • ... e as apresentações dos dançarinos mirins Jonathan e Juliana, da cia Caio Monatte, ...
  • ... dos bicampeões de dança em cadeira de rodas, Viviane Macedo e Luiz Cláudio Passos...
  • ... e da Cia de Dança Carlos Bolacha.
  • Antes do reinício do baile, Marco Antonio Perna anunciou que dia 29/07, no encerramento da exposição dos 200 anos no C. A. Calouste Gulbenkian, haverá uma tarde de autógrafos, a partir das 16h, para o lançamento oficial do livro "200 anos de dança de salão no Brasil".
  • E enquanto o baile rolava no salão principal do Helênico, animadíssimo com a banda Novos Tempos...
  • ... Aparecida Belotti liberava o buffet de chá que montou à entrada da exposição dos 200 anos...
  • ... que foi bastante frequentada pelos convidados do baile.
  • Na saída do baile, as caravanas de dançarinos vindas de outros municípios formavam fila para tirar uma foto souvenier junto aos displays dos mestres de dança homenageados com o Troféu do Bicentenário.
  • Ao apagar das luzes, uma justa homenagem à equipe do Helênico que trabalhou dobrado para dar conta do recado: todos receberam medalhas comemorativas da data.
BREVEMENTE, AS FOTOS ILUSTRATIVAS DO RELATO ACIMA!

Comentários

Anônimo disse…
Leonor e Aragão! Quero parabenizar a vocês, a Valdeci de Souza e a todos que colaboraram para que fosse possível a realização desse grande evento comemorativo ao Bicentenário da Dança de Salão no Brasil. Pessoas como vocês que fazem a diferença, com trabalho e perseverança levaram adiante um projeto tão significativo,e conseguiram chegar a esse momento histórico sobre a evolução do ensino da dança de salão neste país, a partir de 1811.
Momentos de Tango, agradece o honroso premio recebido - o Trofeu do Bicentenario da Dança de Salão, pelo trabalho que executa na divulgação do Tango no Rio de Janeiro.
Parabéns pelo grande e lindo Baile de encerramento no Clube Helênico.
Elza Moreira
Momentos de Tango
Anônimo disse…
Leonor e Aragão,
Parabenizo pela iniciativa empreendedora, isto que faz a diferença para a nossa arte.
Imagino o cansaço de vocês, descansem para conseguir forças para o nosso dia a dia.
Agradeço o carinho e a atenção,
Um grande beijo,
Elaine e Léo (BH Pé de Valsa)
Anônimo disse…
Leonor e Aragão,
Vocês estão de parabéns fizeram uma festa linda e muito trabalhosaaaaaaa, Leonor sei que tudo se faz com muita dificuldade, só quem não faz é que pensa que é fácil.
Tem que se ter muita dedicação e determinação e altruísmo.
Agradeço o troféu de coração, foi uma surpresa que alias gostei muito.
Beijos
Aparecida
Myriam Martinez disse…
Queridos amigos Leonor e Aragão,
Quero agradecer a homenagem recebida e reafirmar nossa parceria, pois vocês são pessoas que fazem acontecer, com muito trabalho, dedicação e amor a Dança de Salão.
Parabenizo toda a equipe realizadora da belíssima festa no Helênico, entrou para a história da DS.
Estou com vocês sempre.
Beijos mil
Anônimo disse…
Parabens , pelo lindo baile , Vc é maravilhosa ! FELIZ DIA DO AMIGO ! BJUSSSSSSSSSSSSSS
Luciana Santos
Anônimo disse…
Olá Leonor e Aragão...
tudo bem?
Gostaria de agradecer o prêmio e a iniciativa com toda nossa classe de dançarinos.
Admiro muito vocês e torço muito pelo FALANDO DE DANÇA!
beijos
Sheila Aquino
Anônimo disse…
Olá Leonor!! Olá Antonio!!
Parabéns a todos os eventos que estão realizando comemorando os 200 anos da dança de salão. Muito importante para o crescimento geral da dança.
Marcelo Ferreira.
Anônimo disse…
Amigos
Foi com honra que participei junto com o jornal falando de dança da exposição dos 200 anos da dança de salão no centro de artes calouste gulbenkian e agora no helênico. Foi maravilhoso ver as crianças e adolescentes de várias escolas municipais e estaduais aprendendo os passos básicos de cada ritmo da dança, e o mais importante terem uma aula de história do brasil, da nossa cidade e de diversas curiosidades, que como um todo fazem parte da história da dança. Aula cultural ministrada com muita propriedade por leonor costa. Imperdível!!!!! Acredito que todos que fazem parte da dança, sejam promoters, professores, alunos, deveriam de formar grupos para ver a riqueza do evento. Ainda dá tempo! Agendem!
Glorinha Telles.

Postagens mais visitadas deste blog

Campeões do IX Baila Duo – Concurso de duplas de dança de salão

Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, Gutto Heinzen e Thaís Vieira, de Florianópolis, respectivamente nas categorias profissional e amador, venceram o IX Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão. O campeonato realizado no dia 21/4 no centro de convenções do Majestic Palace Hotel integrou a programação da XIII Mostra de Dança de Salão – Baila Floripa, que reuniu desde sexta-feira (18/4) cerca de quatro mil pessoas de diversas regiões do Brasil para uma agenda de workshops, espetáculos e bailes. A disputa coordenada por João Biasotto e Marlon Marian foi dividida em duas etapas, começando pelas eliminatórias de manhã com oito casais em cada categoria. Os concorrentes de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Volta Redonda (RJ) foram avaliados pelos professores Juliana Magalhães e Léo Fortes, do Rio de Janeiro; Brenda Carvalho e Jota Junior, de São Paulo; e Jall Martins, de Curitiba. Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, 1...

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...