Pular para o conteúdo principal

Divulgados os resultados da mostra competitiva do 29º ENDA, Encontro Nacional de Dança

Os resultados da pontuação na mostra de dança foram divulgados dia 08/08 e a listagem das cias de dança classificadas em 1º, 2º e 3º lugares podem ser acessada aqui: http://www.sinddanca.com.br/resultados.htm

Sobre o ENDA
O ENDA (Encontro Nacional de Dança) é um dos Festivais de Dança mais importantes do país. De acordo com Maria Pia Finócchio, coordenadora do ENDA, o Festival é o pioneiro no estímulo à dança no país, tendo sido o precursor dos festivais de dança que agora se realizam em quase todos os estados. O festival há 29 anos vem revelando talentos e lançando bons nomes, bailarinos que se projetaram e hoje participam de importantes grupos nacionais e internacionais. “O Festival de Joinville começou aqui. O ENDA é uma grande vitrine para quem ama a dança”, disse Maria Pia Finócchio, que também é diretora do Sindicato dos Profissionais da Dança (entidade que promove o Festival) e jurada do quadro "Dança dos famosos" do Domingão do Faustão.

O 29° ENDA exibiu em um fim de semana no Auditório Simon Bolívar (Memorial da América Latina, São Paulo, capital) mais de 100 coreografias de grupos e academias de todo o Estado de São Paulo, apresentando um atual panorama da dança paulista. No corpo de jurados, grandes personalidades do mundo da dança: Sylvio Lemgruber (coreógrafo da Rede Globo), Sara Debenedetti (coreógrafa; Milão, Itália), Geralda Bezerra de Araújo (Ballet Stagium) e Norma Masella (ex-primeira bailarina e ex-diretora do Theatro Municipal de São Paulo).

Dança de Salão
Pela pontuação, a dança de salão ficou com as seguintes colocações:
  • Primeira colocação: CIA. DE DANÇA RODRIGO DE OLIVEIRA, categoria Semi-Profissional Dança de Salão, coreografia “Libertango”
  • Segunda colocação: CIA. DE DANÇA RODRIGO DE OLIVEIRA, categoria Amador Dança de Salão, coreografia “Sentimiento que se Baila”; GRUPO DE DANÇA FORRÓ BOM D+, categoria Amador Dança de Salão, coreografia “ Xote do Amor”; APPLAUSO – RITMOS, categoria Amador Dança de Salão, coreografia “ Street Zouk”
  • Terceira colocação: APPLAUSO – RITMOS, categoria Amador Dança de Salão, coreografia “Forró Créu”
Anos Dourados
Mas a dança de salão também brilhou na categoria jazz, onde a Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão foi a vencedora, com a coreografia “Golden Days”, um retrato fiel dos grandes salões de baile dos chamados “anos dourados”. Cada pedacinho da década de 50 foi transportado para o palco, com direito a músicas das Big Bands e figurino impecável: vestidos de cetim, coques gigantes e uniforme militar. Segundo Zeca Rodrigues, coreógrafo da Cia, o interessante nesta coreografia é a atuação cenográfica dos bailarinos: “Sem isso, a coreografia não funcionaria. A idéia era mesmo mostrar a atitude de vanguarda dessa época que marcou o início de uma mudança cultural, revolucionando as próximas gerações”, afirmou. Apesar de muitos bailarinos já serem maduros profissionalmente, Zeca conseguiu imprimir na equipe sua marca registrada: o jazz, fruto de anos de pesquisa em um acabamento mais refinado. Ao fim da apresentação, a Cia. de Dança recebeu longos aplausos e muita crítica favorável, mesmo de quem estava competindo e resolveu sair dos bastidores para dar uma olhadinha.

Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão: apoio decisivo da prefeitura
“Para nós, participar do ENDA já foi uma vitória. Vencer, então, foi simplesmente maravilhoso! É o reconhecimento do nosso trabalho”, disse, emocionada, a diretora Artística da Cia, Vanessa Toledo. Segundo Vanessa, o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Cubatão (Secult) foi indispensável para que a montagem acontecesse, já que a Cia. é mantida financeiramente pela Prefeitura Municipal.

Fonte:
site do SINDDANÇA e texto de Morgana Monteiro, assessora de imprensa da Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão.
Fotos: Rodrigo Fernandes (cia de dança sinfônica de cubatão) e site do ENDA (cia de forró).

Comentários

vanessa mesquita disse…
Maravilhosos!!! Fico muito orgulhosa de todos os bailarinos e diretores, principalmente como ex-bailarina e cubatense nata...acredito em vocês, confio no potencial de cada um!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************