Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Divulgados os resultados da mostra competitiva do 29º ENDA, Encontro Nacional de Dança

Os resultados da pontuação na mostra de dança foram divulgados dia 08/08 e a listagem das cias de dança classificadas em 1º, 2º e 3º lugares podem ser acessada aqui: http://www.sinddanca.com.br/resultados.htm

Sobre o ENDA
O ENDA (Encontro Nacional de Dança) é um dos Festivais de Dança mais importantes do país. De acordo com Maria Pia Finócchio, coordenadora do ENDA, o Festival é o pioneiro no estímulo à dança no país, tendo sido o precursor dos festivais de dança que agora se realizam em quase todos os estados. O festival há 29 anos vem revelando talentos e lançando bons nomes, bailarinos que se projetaram e hoje participam de importantes grupos nacionais e internacionais. “O Festival de Joinville começou aqui. O ENDA é uma grande vitrine para quem ama a dança”, disse Maria Pia Finócchio, que também é diretora do Sindicato dos Profissionais da Dança (entidade que promove o Festival) e jurada do quadro "Dança dos famosos" do Domingão do Faustão.

O 29° ENDA exibiu em um fim de semana no Auditório Simon Bolívar (Memorial da América Latina, São Paulo, capital) mais de 100 coreografias de grupos e academias de todo o Estado de São Paulo, apresentando um atual panorama da dança paulista. No corpo de jurados, grandes personalidades do mundo da dança: Sylvio Lemgruber (coreógrafo da Rede Globo), Sara Debenedetti (coreógrafa; Milão, Itália), Geralda Bezerra de Araújo (Ballet Stagium) e Norma Masella (ex-primeira bailarina e ex-diretora do Theatro Municipal de São Paulo).

Dança de Salão
Pela pontuação, a dança de salão ficou com as seguintes colocações:
  • Primeira colocação: CIA. DE DANÇA RODRIGO DE OLIVEIRA, categoria Semi-Profissional Dança de Salão, coreografia “Libertango”
  • Segunda colocação: CIA. DE DANÇA RODRIGO DE OLIVEIRA, categoria Amador Dança de Salão, coreografia “Sentimiento que se Baila”; GRUPO DE DANÇA FORRÓ BOM D+, categoria Amador Dança de Salão, coreografia “ Xote do Amor”; APPLAUSO – RITMOS, categoria Amador Dança de Salão, coreografia “ Street Zouk”
  • Terceira colocação: APPLAUSO – RITMOS, categoria Amador Dança de Salão, coreografia “Forró Créu”
Anos Dourados
Mas a dança de salão também brilhou na categoria jazz, onde a Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão foi a vencedora, com a coreografia “Golden Days”, um retrato fiel dos grandes salões de baile dos chamados “anos dourados”. Cada pedacinho da década de 50 foi transportado para o palco, com direito a músicas das Big Bands e figurino impecável: vestidos de cetim, coques gigantes e uniforme militar. Segundo Zeca Rodrigues, coreógrafo da Cia, o interessante nesta coreografia é a atuação cenográfica dos bailarinos: “Sem isso, a coreografia não funcionaria. A idéia era mesmo mostrar a atitude de vanguarda dessa época que marcou o início de uma mudança cultural, revolucionando as próximas gerações”, afirmou. Apesar de muitos bailarinos já serem maduros profissionalmente, Zeca conseguiu imprimir na equipe sua marca registrada: o jazz, fruto de anos de pesquisa em um acabamento mais refinado. Ao fim da apresentação, a Cia. de Dança recebeu longos aplausos e muita crítica favorável, mesmo de quem estava competindo e resolveu sair dos bastidores para dar uma olhadinha.

Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão: apoio decisivo da prefeitura
“Para nós, participar do ENDA já foi uma vitória. Vencer, então, foi simplesmente maravilhoso! É o reconhecimento do nosso trabalho”, disse, emocionada, a diretora Artística da Cia, Vanessa Toledo. Segundo Vanessa, o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Cubatão (Secult) foi indispensável para que a montagem acontecesse, já que a Cia. é mantida financeiramente pela Prefeitura Municipal.

Fonte:
site do SINDDANÇA e texto de Morgana Monteiro, assessora de imprensa da Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão.
Fotos: Rodrigo Fernandes (cia de dança sinfônica de cubatão) e site do ENDA (cia de forró).

Um comentário:

vanessa mesquita disse...

Maravilhosos!!! Fico muito orgulhosa de todos os bailarinos e diretores, principalmente como ex-bailarina e cubatense nata...acredito em vocês, confio no potencial de cada um!!!

Postagens populares