Pular para o conteúdo principal

Notícias de Belém do Pará

Campeonato de Brega foi a grande novidade de novembro

Por Roberto e Lana, correspondentes do Jornal Falando de Dança

O primeiro campeonato de dança de salão do Pará, que aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, levou professores, dançarinos, alunos e simpatizantes da dança de salão ao ‘São José Liberto’, para uma noite de festa.

O ponto alto da competição foi a disputa na modalidade Brega, dança muito popular aqui no Estado.

Em entrevista para o Falando de Dança, os coordenadores do Campeonato, Juninho e Tereza Cruz (foto à direita), esclareceram porque incluíram o brega como modalidade competitiva, dentre outros assuntos.

Leia abaixo a entrevista.

Por que fazer um campeonato estilo europeu?
Possuímos hoje no Pará grandes eventos que representam bem a dança, inclusive a dança de salão. Contudo, imaginamos que se realizássemos um campeonato onde fosse valorizado o improviso, estaríamos abrangendo ainda mais a possibilidade de participação. E para estender ainda mais essa participação, criamos uma categoria só para alunos, mostrando a todos que a dança de salão é para todos, indiscriminadamente.
Colocar uma modalidade de brega separado da dança de salão teve uma razão especial?
SIM. Apesar de sabermos que aqui o brega é ensinado junto com os outros ritmos, quisemos separá-lo para lhe dar destaque; pois acreditamos em sua força e em sua representatividade. Ou seja, a intenção foi de enaltecer e não de discriminar.
Como vocês enxergam o brega?
Acreditamos que o brega inserido em eventos dessa natureza, sendo mostrando de uma forma benéfica e saudável, estará criando não só um atrativo turístico como também viabilizando a procura de outros estados por esse segmento de nossa cultura. Pois, o brega é um dos elementos que melhor representam a energia e a alegria do nosso povo.
Como foi a escolha do corpo de jurados?
A escolha foi criteriosa, pois tínhamos que ter o cuidado de convidar profissionais gabaritados para avaliar e que não tivessem nenhum envolvimento com os participantes do campeonato.
Financeiramente não teria sido mais interessante cobrar entrada do que fazer entrada franca?
SIM. Mas, queríamos que todos pudessem ver como seria, já que se tratava do primeiro. E deu certo, pois foram computadas mais de mil pessoas no evento. Outra intenção também era de estimular pessoas que não fazem dança de salão a começar a praticar a modalidade. Por isso durante o evento lemos textos falando sobre os ritmos a serem dançados e poesias reverenciando a dança de salão.
Vocês acreditam ter atingido objetivo do evento?
SIM. Porque queríamos que os participantes saíssem com sentimento de que participaram de um evento bonito, organizado e sério; e que aqueles que não participaram saíssem estimulados a entrar no próximo. E pelo feedback que recebemos isso aconteceu.
O próximo CDASP já tem data?
Dias 17 e 18 de maio de 2008.

fotos: De cima para baixo, flagrante do campeonato de Brega (acervo Roberto e Lana); os entrevistados, Juninho e Tereza (acervo Juninho e Tereza); os campeões na categoria Brega (acervo de Roberto e Lana).
  • Leia mais sobre o Campeonato de Dança de Salão do Pará e sobre o Brega AQUI.
  • Seguem as fotos dos classificados nas três categorias da competição: dança de salão/aluno; dança de salão/profissional; brega.

Nonato e parceira, primeiros colocados categoria aluno


Neto e Viviane, segundos colocados categoria aluno

Sidnei e parceira, primeiros colocados categoria profissional

Leonardo e sua parceira, categoria profissional

Flávio e parceira, primeiros colocados categoria brega

Antonio e Joelma, segundos colocados categoria brega

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************