
Por Roberto e Lana, correspondentes do Jornal Falando de Dança
O primeiro campeonato de dança de salão do Pará, que aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, levou professores, dançarinos, alunos e simpatizantes da dança de salão ao ‘São José Liberto’, para uma noite de festa.
O ponto alto da competição foi a disputa na modalidade Brega, dança muito popular aqui no Estado.
Em entrevista para o Falando de Dança,

Leia abaixo a entrevista.
Por que fazer um campeonato estilo europeu?
Possuímos hoje no Pará grandes eventos que representam bem a dança, inclusive a dança de salão. Contudo, imaginamos que se realizássemos um campeonato onde fosse valorizado o improviso, estaríamos abrangendo ainda mais a possibilidade de participação. E para estender ainda mais essa participação, criamos uma categoria só para alunos, mostrando a todos que a dança de salão é para todos, indiscriminadamente.
Colocar uma modalidade de brega separado da dança de salão teve uma razão especial?
SIM. Apesar de sabermos que aqui o brega é ensinado junto com os outros ritmos, quisemos separá-lo para lhe dar destaque; pois acreditamos em sua força e em sua representatividade. Ou seja, a intenção foi de enaltecer e não de discriminar.
Como vocês enxergam o brega?
Acreditamos que o brega inserido em eventos dessa natureza, sendo mostrando de uma forma benéfica e saudável, estará criando não só um atrativo turístico como também viabilizando a procura de outros estados por esse segmento de nossa cultura. Pois, o brega é um dos elementos que melhor representam a energia e a alegria do nosso povo.
Como foi a escolha do corpo de jurados?
A escolha foi criteriosa, pois tínhamos que ter o cuidado de convidar profissionais gabaritados para avaliar e que não tivessem nenhum envolvimento com os participantes do campeonato.

SIM. Mas, queríamos que todos pudessem ver como seria, já que se tratava do primeiro. E deu certo, pois foram computadas mais de mil pessoas no evento. Outra intenção também era de estimular pessoas que não fazem dança de salão a começar a praticar a modalidade. Por isso durante o evento lemos textos falando sobre os ritmos a serem dançados e poesias reverenciando a dança de salão.
Vocês acreditam ter atingido objetivo do evento?
SIM. Porque queríamos que os participantes saíssem com sentimento de que participaram de um evento bonito, organizado e sério; e que aqueles que não participaram saíssem estimulados a entrar no próximo. E pelo feedback que recebemos isso aconteceu.
O próximo CDASP já tem data?
Dias 17 e 18 de maio de 2008.
fotos: De cima para baixo, flagrante do campeonato de Brega (acervo Roberto e Lana); os entrevistados, Juninho e Tereza (acervo Juninho e Tereza); os campeões na categoria Brega (acervo de Roberto e Lana).
- Leia mais sobre o Campeonato de Dança de Salão do Pará e sobre o Brega AQUI.
- Seguem as fotos dos classificados nas três categorias da competição: dança de salão/aluno; dança de salão/profissional; brega.
Nonato e parceira, primeiros colocados categoria aluno
Neto e Viviane, segundos colocados categoria aluno
Sidnei e parceira, primeiros colocados categoria profissional
Leonardo e sua parceira, categoria profissional
Flávio e parceira, primeiros colocados categoria brega
Antonio e Joelma, segundos colocados categoria brega
Comentários