Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sábado, 3 de novembro de 2007

Brega

I CDASP (Campeonato de Dança de Salão do Pará) inclui o Brega como modalidade em disputa

Pode parecer estranho a cariocas e paulistas, mas no norte do país existe uma forma de se dançar no salão muito popular, sobretudo entre os jovens, lembrando uma mistura de soltinho e lambada: é o brega paraense.

Nascido de uma mistura de lundum marajoara, carimbo, movimentos tribais e, mais tarde, acrescido de influências de danças caribenhas e twist americano, esse ritmo estava restrito aos chamados “bregões”, que eram casas noturnas em zonas pobres de Belém do Pará, até a década de 80, quando caiu no gosto popular e atingiu as camadas mais abonadas da população.


Nos anos 90, o Brega alcançou o resto do país, sobretudo com o sucesso do repertório da Banda Calypso (foto) que, no fim do ano passado, atraiu uma multidão a seu show no Parque do Flamengo, no Rio.

“Atualmente o brega é muito dançado pelos jovens em todo norte e nordeste”, nos conta o professor Roberto Ribeiro, presidente da associação de danças paraenses. “E os mais jovens apimentaram ainda mais esse ritmo desenvolvendo o tecnobrega”, completa sua parceira Lana.

Bem ritmado e balanceado, o brega faz parte dos cursos de dança oferecidos por muitas academias do norte-nordeste e no YouTube se pode acessar filmagens de várias apresentações e vídeos-aulas – daí porque os organizadores do I CDASP, Juninho e Tereza Cruz, decidiram por incluir a dança como modalidade competitiva.

Sobre o campeonato

O campeonato ocorrerá dias 10 e 11 deste mês e está dividido em duas modalidades – brega e dança de salão – com premiação de R$ 800,00 para a primeira colocação.

“O CDASP tem como finalidade a realização de uma competição onde o foco estará na forma como a dança será apresentada no salão, sendo observado aspectos como: harmonia, criatividade, técnica, figurino, expressão, musicalidade e o próprio desenvolvimento no salão. Desta forma, estimulando não só os profissionais da área a mostrarem suas potencialidades, bem como todos aqueles que gostem ou pratiquem a modalidade; independentemente de peso, idade ou tempo que pratique, pois este evento vem estimular e resgatar o prazer da dança a dois no salão. A apresentação será num salão em forma de arena, onde os casais dançarão ritmos pré-determinados e músicas sorteadas na hora, para que seja valorizado o improviso”, definiram os organizadores do evento, Juninho e Tereza Cruz.

Assista aqui alguns passos básicos de brega, demonstrados no Congresso Nacional de Forró 2006, em Brasília, em aula da dança ministratada pelos professores Marcelo Thiganá e Priscila Navarro


E confira aqui o tecnobrega, executado em baile de dança de salão em academia de Belém do Pará, comemorando o aniversario do Profº Marcelo Thiganá.

Foto: site da banda Calyso; vídeos: YouTube; fonte: pesquisa na internet e informações dos organizadores.

Para conhecer melhor o brega paraense:


  • o site http://www.bregapop.com/ possui acesso a mídias regionais, texto de pesquisadores e, o mais interessante, vídeos-aulas dos principais passos do brega, como o Raoni, o Realengo, o Gererê e o Cavalo Manco, oferecidos pelo “Espaço Dança” de Belém do Pará, com demonstração de como os jovens os executam no salão.

Nenhum comentário:

Postagens populares