Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

E a Semana da Dança de Salão do Rio de Janeiro 2007 não aconteceu...


E A SEMANA DA DANÇA DE SALÃO NÃO ACONTECEU

Por Myriam Martinez*

É com tristeza que vejo ser desperdiçada a oportunidade de realizar este evento no ano de 2007. Depois de cumprida todas as etapas e requisitos, faltou à conclusão por parte das entidades coordenadoras do evento, que não se articularam em tempo hábil junto a Secretaria Estadual de Cultura/RJ, que por sua vez no Governo Sérgio Cabral, empossado em Janeiro de 2007, ficou indefinida até Agosto, sendo o Secretário provisório Luis Paulo Conde. Só em Agosto foi nomeada a atual Secretária de Cultura Srª.Adriana Scorzelli Rattes.
Para entender o que ocorreu vale lembrar passo a passo todo o processo:

  • JULHO/2006: A descoberta da Lei nº 3440/2000, que estabelece a Semana da Dança de Salão, a ser comemorada na última semana do mês de Novembro.
  • SETEMBRO/2006: A Comissão de Cultura da Alerj convocou todas as entidades de Dança para desenvolver um projeto, visando garantir no Orçamento do Estado/2007, uma verba para a realização do evento.
  • NOVEMBRO/2006: O projeto é debatido, redigido e fica pronto após 3 reuniões com a participação de vários profissionais da dança de salão e representantes do SPD/RJ – Sindicato dos profissionais de Dança/RJ, ADSERJ- Associação de Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro. APDS/ZO- Associação dos Profissionais de Dança de Salão/Zona Oeste e da ANDANÇAS- Associação Nacional de Dança de Salão.
  • DEZEMBRO/2006: É aprovada a emenda nº 5649 ao Orçamento do Estado, D.O. do dia 12/12/2006, garantindo o valor de R$300.000,00 (trezentos mil reais) para a Semana da Dança de Salão.
Daí em diante seria necessário agendar uma reunião com os coordenadores, presidentes das 4 entidades representativas, e o Secretário de Cultura, para que a verba aprovada fosse liberada para a organização do evento. Esta reunião não ocorreu. Os motivos são os mais diversos: falha de comunicação, falta de articulação e indefinição na própria Secretaria de Cultura.
Cabe lembrar que todo ano é necessário incluir no Orçamento do Estado, feito nos mês de Novembro e votado até Dezembro na Assembléia Legislativa/RJ, a emenda com a verba destinada ao evento.

É preciso que as entidades representativas se unam e busquem a Comissão de Cultura da ALERJ, o momento é agora. Caso contrário vamos deixar escapar a oportunidade de subsídios para enaltecer e elevar cada vez mais a Dança de Salão em nosso Estado.
*Myriam Martinez é Assessora Parlamentar e Vice-Presidente da Associação de Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro.

Fotos acervo de Leonor Costa: audiência pública de setembro de 2006. Ao alto, Myriam Martinez com o Deputado Noel de Carvalho, que presidiu a audiência. Acima, os participantes da audiência, que reuniu profissionais da dança, representantes da mídia especializada e os presidentes do SPDRJ, APDS-ZO e ADSERJ.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postagens populares