Pular para o conteúdo principal

E a Semana da Dança de Salão do Rio de Janeiro 2007 não aconteceu...


E A SEMANA DA DANÇA DE SALÃO NÃO ACONTECEU

Por Myriam Martinez*

É com tristeza que vejo ser desperdiçada a oportunidade de realizar este evento no ano de 2007. Depois de cumprida todas as etapas e requisitos, faltou à conclusão por parte das entidades coordenadoras do evento, que não se articularam em tempo hábil junto a Secretaria Estadual de Cultura/RJ, que por sua vez no Governo Sérgio Cabral, empossado em Janeiro de 2007, ficou indefinida até Agosto, sendo o Secretário provisório Luis Paulo Conde. Só em Agosto foi nomeada a atual Secretária de Cultura Srª.Adriana Scorzelli Rattes.
Para entender o que ocorreu vale lembrar passo a passo todo o processo:

  • JULHO/2006: A descoberta da Lei nº 3440/2000, que estabelece a Semana da Dança de Salão, a ser comemorada na última semana do mês de Novembro.
  • SETEMBRO/2006: A Comissão de Cultura da Alerj convocou todas as entidades de Dança para desenvolver um projeto, visando garantir no Orçamento do Estado/2007, uma verba para a realização do evento.
  • NOVEMBRO/2006: O projeto é debatido, redigido e fica pronto após 3 reuniões com a participação de vários profissionais da dança de salão e representantes do SPD/RJ – Sindicato dos profissionais de Dança/RJ, ADSERJ- Associação de Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro. APDS/ZO- Associação dos Profissionais de Dança de Salão/Zona Oeste e da ANDANÇAS- Associação Nacional de Dança de Salão.
  • DEZEMBRO/2006: É aprovada a emenda nº 5649 ao Orçamento do Estado, D.O. do dia 12/12/2006, garantindo o valor de R$300.000,00 (trezentos mil reais) para a Semana da Dança de Salão.
Daí em diante seria necessário agendar uma reunião com os coordenadores, presidentes das 4 entidades representativas, e o Secretário de Cultura, para que a verba aprovada fosse liberada para a organização do evento. Esta reunião não ocorreu. Os motivos são os mais diversos: falha de comunicação, falta de articulação e indefinição na própria Secretaria de Cultura.
Cabe lembrar que todo ano é necessário incluir no Orçamento do Estado, feito nos mês de Novembro e votado até Dezembro na Assembléia Legislativa/RJ, a emenda com a verba destinada ao evento.

É preciso que as entidades representativas se unam e busquem a Comissão de Cultura da ALERJ, o momento é agora. Caso contrário vamos deixar escapar a oportunidade de subsídios para enaltecer e elevar cada vez mais a Dança de Salão em nosso Estado.
*Myriam Martinez é Assessora Parlamentar e Vice-Presidente da Associação de Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro.

Fotos acervo de Leonor Costa: audiência pública de setembro de 2006. Ao alto, Myriam Martinez com o Deputado Noel de Carvalho, que presidiu a audiência. Acima, os participantes da audiência, que reuniu profissionais da dança, representantes da mídia especializada e os presidentes do SPDRJ, APDS-ZO e ADSERJ.

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dançando na natureza: Pousada Faraó

Dia 31/05 fomos tomar café da manhã com Margarida Mittelbach, na Pousada A Marca do Faraó, em Cachoeiras de Macacu.





Uma promessa antiga agora cumprida, pois há muito a Margarida nos convida para conhecer as instalações de sua pousada, onde organiza trimestralmente um final de semana com oficinas de dança, bailes e atividades de lazer.








Realmente, um lugar aprazível, com lago com caiaque, lago para pesca, cachoeira, rios, boliche, sauna, jogos de mesa, enfim, toda uma infra-estrutura de pousada.











Mas, como estamos tratando com amantes da dança, todas essas opções de lazer eram supérfluas pois o que importava mesmo eram as aulas, em três ambientes distintos, onde se revezaram os professores Juarez (Itaguaí), Edu Cigano (Friburgo), Carlinhos (Jaime Arôxa Niterói), Valdeci de Souza e Jimmy de Oliveira.

Veja aqui o roteiro de bailes e eventos de julho/18, dos patrocinadores e apoiadores da ed. 130 do JFD

S E G U N D A S
Baile da Melhor Idade do Club Municipal Na Tijuca, todas as segundas, das 16 às 20h. Inf.: 2569-4822 Banda Sol e Mar no Mauá de São Gonçalo Dia 09/07, das 18 às 22h, comemorando o aniversário do prof. Genilton Muniz. Dançarinos de Apoio. Inf. 97353-8170.
T E R Ç A S
Baile da Conceição da Bahia Na Tijuca, Inf.: 2288-2087 / 9-9679-3628. Tijuca Tênis Clube Inf. (21) 3294-9300. Terça dançante da Gaúcha Toda terça, 20h, na churrascaria Gaúcha. Inf. 2558-2558. V. anúncio nesta edição. Baile do Studio de Dança Flávio Marques No Centro do Rio, toda terça, 12h. Inf. 2223-0530 / 9.9745-2305. Baile de tango no Studio Marquinhos Copacabana Às terças, 19h. Inf. 981-795-710.
Q U A R T A S
Quarta dançante na Gaúcha Toda quarta, 20h, na Churrascaria Gaúcha. V. anúncio nesta edição. Inf. 2558-2558. Dançando na Quarta Na Tijuca, Casa dos Poveiros. Inf. 2578-4361 / 7830-3009. Quartas Democráticas Na Lapa, toda quarta, no Clube dos Democráticos, forró ao vivo. Inf. 2252-4611. Baile dos Amigos da Dança, na Taq…

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões

Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes.

Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris.
.
Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris p…