Pular para o conteúdo principal

E a Semana da Dança de Salão do Rio de Janeiro 2007 não aconteceu...


E A SEMANA DA DANÇA DE SALÃO NÃO ACONTECEU

Por Myriam Martinez*

É com tristeza que vejo ser desperdiçada a oportunidade de realizar este evento no ano de 2007. Depois de cumprida todas as etapas e requisitos, faltou à conclusão por parte das entidades coordenadoras do evento, que não se articularam em tempo hábil junto a Secretaria Estadual de Cultura/RJ, que por sua vez no Governo Sérgio Cabral, empossado em Janeiro de 2007, ficou indefinida até Agosto, sendo o Secretário provisório Luis Paulo Conde. Só em Agosto foi nomeada a atual Secretária de Cultura Srª.Adriana Scorzelli Rattes.
Para entender o que ocorreu vale lembrar passo a passo todo o processo:

  • JULHO/2006: A descoberta da Lei nº 3440/2000, que estabelece a Semana da Dança de Salão, a ser comemorada na última semana do mês de Novembro.
  • SETEMBRO/2006: A Comissão de Cultura da Alerj convocou todas as entidades de Dança para desenvolver um projeto, visando garantir no Orçamento do Estado/2007, uma verba para a realização do evento.
  • NOVEMBRO/2006: O projeto é debatido, redigido e fica pronto após 3 reuniões com a participação de vários profissionais da dança de salão e representantes do SPD/RJ – Sindicato dos profissionais de Dança/RJ, ADSERJ- Associação de Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro. APDS/ZO- Associação dos Profissionais de Dança de Salão/Zona Oeste e da ANDANÇAS- Associação Nacional de Dança de Salão.
  • DEZEMBRO/2006: É aprovada a emenda nº 5649 ao Orçamento do Estado, D.O. do dia 12/12/2006, garantindo o valor de R$300.000,00 (trezentos mil reais) para a Semana da Dança de Salão.
Daí em diante seria necessário agendar uma reunião com os coordenadores, presidentes das 4 entidades representativas, e o Secretário de Cultura, para que a verba aprovada fosse liberada para a organização do evento. Esta reunião não ocorreu. Os motivos são os mais diversos: falha de comunicação, falta de articulação e indefinição na própria Secretaria de Cultura.
Cabe lembrar que todo ano é necessário incluir no Orçamento do Estado, feito nos mês de Novembro e votado até Dezembro na Assembléia Legislativa/RJ, a emenda com a verba destinada ao evento.

É preciso que as entidades representativas se unam e busquem a Comissão de Cultura da ALERJ, o momento é agora. Caso contrário vamos deixar escapar a oportunidade de subsídios para enaltecer e elevar cada vez mais a Dança de Salão em nosso Estado.
*Myriam Martinez é Assessora Parlamentar e Vice-Presidente da Associação de Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro.

Fotos acervo de Leonor Costa: audiência pública de setembro de 2006. Ao alto, Myriam Martinez com o Deputado Noel de Carvalho, que presidiu a audiência. Acima, os participantes da audiência, que reuniu profissionais da dança, representantes da mídia especializada e os presidentes do SPDRJ, APDS-ZO e ADSERJ.

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dançando na natureza: Pousada Faraó

Dia 31/05 fomos tomar café da manhã com Margarida Mittelbach, na Pousada A Marca do Faraó, em Cachoeiras de Macacu.





Uma promessa antiga agora cumprida, pois há muito a Margarida nos convida para conhecer as instalações de sua pousada, onde organiza trimestralmente um final de semana com oficinas de dança, bailes e atividades de lazer.








Realmente, um lugar aprazível, com lago com caiaque, lago para pesca, cachoeira, rios, boliche, sauna, jogos de mesa, enfim, toda uma infra-estrutura de pousada.











Mas, como estamos tratando com amantes da dança, todas essas opções de lazer eram supérfluas pois o que importava mesmo eram as aulas, em três ambientes distintos, onde se revezaram os professores Juarez (Itaguaí), Edu Cigano (Friburgo), Carlinhos (Jaime Arôxa Niterói), Valdeci de Souza e Jimmy de Oliveira.

Circulando: aniversário de Renata Peçanha

Dia 24/05/08 a professora Renata Peçanha comemorou seu aniversário com um super baile no CIB, em Copacabana.


Nossa musa do zouk fez várias apresentações com parceiros variados...


... dentre os quais, o dançarino Kiko.


Além de sua cia de dança, outros profissionais abrilhataram sua festa com apresentações especiais, como Fernando Schellemberger e Nayara Mello, campeões de salsa...


... e o professor vencedor da Dança dos Famosos V, Alvaro Reys, que fez duas apresentações com sua partner Helena Fernandez.

Além do Jornal Falando de Dança, vários representantes da imprensa especializada estavam presentes.

Destacamos aqui o trabalho de 4 jovens que se juntaram para fundar mais um site dedicado à divulgação dos eventos de nossa comunidade - o Arrasa no Blog -, responsável pela maioria das filmagens que reproduzimos a seguir.

Veja nosso photo-album AQUI.Veja mais fotos deste evento no Arrasa no Blog.Próximo evento de Renata Peçanha será o Zouk 14, a partir das 22h, em sua academia, no Centro do Rio.…

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões

Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes.

Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris.
.
Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris p…