Pular para o conteúdo principal

E a Semana da Dança de Salão do Rio de Janeiro 2007 não aconteceu...


E A SEMANA DA DANÇA DE SALÃO NÃO ACONTECEU

Por Myriam Martinez*

É com tristeza que vejo ser desperdiçada a oportunidade de realizar este evento no ano de 2007. Depois de cumprida todas as etapas e requisitos, faltou à conclusão por parte das entidades coordenadoras do evento, que não se articularam em tempo hábil junto a Secretaria Estadual de Cultura/RJ, que por sua vez no Governo Sérgio Cabral, empossado em Janeiro de 2007, ficou indefinida até Agosto, sendo o Secretário provisório Luis Paulo Conde. Só em Agosto foi nomeada a atual Secretária de Cultura Srª.Adriana Scorzelli Rattes.
Para entender o que ocorreu vale lembrar passo a passo todo o processo:

  • JULHO/2006: A descoberta da Lei nº 3440/2000, que estabelece a Semana da Dança de Salão, a ser comemorada na última semana do mês de Novembro.
  • SETEMBRO/2006: A Comissão de Cultura da Alerj convocou todas as entidades de Dança para desenvolver um projeto, visando garantir no Orçamento do Estado/2007, uma verba para a realização do evento.
  • NOVEMBRO/2006: O projeto é debatido, redigido e fica pronto após 3 reuniões com a participação de vários profissionais da dança de salão e representantes do SPD/RJ – Sindicato dos profissionais de Dança/RJ, ADSERJ- Associação de Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro. APDS/ZO- Associação dos Profissionais de Dança de Salão/Zona Oeste e da ANDANÇAS- Associação Nacional de Dança de Salão.
  • DEZEMBRO/2006: É aprovada a emenda nº 5649 ao Orçamento do Estado, D.O. do dia 12/12/2006, garantindo o valor de R$300.000,00 (trezentos mil reais) para a Semana da Dança de Salão.
Daí em diante seria necessário agendar uma reunião com os coordenadores, presidentes das 4 entidades representativas, e o Secretário de Cultura, para que a verba aprovada fosse liberada para a organização do evento. Esta reunião não ocorreu. Os motivos são os mais diversos: falha de comunicação, falta de articulação e indefinição na própria Secretaria de Cultura.
Cabe lembrar que todo ano é necessário incluir no Orçamento do Estado, feito nos mês de Novembro e votado até Dezembro na Assembléia Legislativa/RJ, a emenda com a verba destinada ao evento.

É preciso que as entidades representativas se unam e busquem a Comissão de Cultura da ALERJ, o momento é agora. Caso contrário vamos deixar escapar a oportunidade de subsídios para enaltecer e elevar cada vez mais a Dança de Salão em nosso Estado.
*Myriam Martinez é Assessora Parlamentar e Vice-Presidente da Associação de Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro.

Fotos acervo de Leonor Costa: audiência pública de setembro de 2006. Ao alto, Myriam Martinez com o Deputado Noel de Carvalho, que presidiu a audiência. Acima, os participantes da audiência, que reuniu profissionais da dança, representantes da mídia especializada e os presidentes do SPDRJ, APDS-ZO e ADSERJ.

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************