Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Lei 7.961/18 cria o Festival Estadual de Dança de Salão do RJ - FESTDANÇA

Foi publicada nesta quarta, dia 16/05/2018, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a Lei 7.961/2018 que cria o Festival Estadual de Dança de Salão do RJ, cuja etapa final deverá ser realizada durante os festejos da Semana da Dança de Salão do RJ, em novembro.
  • Leia AQUI a notícia publicada no site da Alerj.
O projeto do FESTDANÇA foi noticiado pela primeira vez na edição 58 (julho/2012) do Jornal Falando de Dança, com destaque de capa para a deputada estadual Enfermeira Rejane, que recomendara sua aprovação (o autor do PL 2922/2010, dep Dr Wilson Cabral, não fora eleito). Por tal apoio ao fomento dessa linguagem da dança, a deputada foi uma das homenageadas com o PRÊMIO CULTURA DA DANÇA DE SALÃO, edição 2012, projeto realizado por Valdeci de Souza e AMAragão Edições e Produções, que publica o Jornal Falando de Dança.
  • Leia AQUI a edição 58, com entrevista da deputada Enfermeira Rejane à página 4.
  • Acesse AQUI a cobertura fotográfica do portal UOL, da edição 2011 do Prêmio Cultura da Dança de Salão, por ocasião do bicentenário do primeiro anúncio de aulas de dança publicado no Brasil (imprensa Régia).
  • Acesse AQUI a cobertura da edição 2012 do Prêmio Cultura da Dança de Salão, onde foi lançada a campanha UMA ESTÁTUA PARA ANTONIETTA.
  • Acesse AQUI a cobertura da edição 2013 do Prêmio Cultura da Dança de Salão, dedicado ao ensino infantojuvenil, com destaque para a 1º mostra coreográfica infantojuvenil de dança de salão (Forte Copacabana, auditório Santa Bárbara, jul/2013).
De lá pra cá muitas águas rolaram até a presente Lei 7961/19, publicada no D. O. ERJ do dia 16/05/18, de autoria do dep. Jorge Felippe Neto. Entenda melhor o caso na próxima edição do Jornal Falando de Dança.

Enquanto isso, vamos comemorar mais uma vitória da dança de salão do RJ, que tem o primeiro anúncio de dança em jornal impresso no Brasil (anúncio de Luiz Lacombe, em 13-07-1811), tem o Dia do Dançarino de Salão (21/07, por lei municipal e por lei estadual), a Semana da Dança de Salão do RJ (última semana plena de novembro, Lei 3440/2000) e foi declarada patrimônio cultural imaterial do RJ pela Lei 5880/2010.
  • Leia AQUI por que o anúncio de Luiz Lacombe é importante para a dança de salão
Essa profusão de leis de fomento à dança de salão explica-se ao analisarmos a história da dança no Brasil, social e de palco, iniciada com a popularização da dança de salão, graças às atividades de professores de dança e artistas de grande atuação na cidade.
  • Leia AQUI o artigo de Leonor Costa publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, contando um pouco sobre a popularização da dança de salão a partir dos bailes imperiais.
  • Leia AQUI o catálogo da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", patrocinada pela SEC-RJ e pelo Jornal Falando de Dança.
Com tantas efemérides no calendário oficial do município do Rio e do Estado do Rio de Janeiro, resta aos dançarinos de salão e profissionais da dança se unirem para fazer valer "a letra da lei" e isso só será possível com mobilização política, via entidades representativas.
  • Leia AQUI o artigo de Antonio Aragão "Não bastar torcer, tem que participar".

Nenhum comentário:

Postagens populares