Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 26 de março de 2018

Contagem regressiva para a 4ª Conferência Estadual de Cultura


Denise Acquarone
A data da 4ª Conferência Estadual do RJ já está sendo divulgada pela Secretaria de Estado de Cultura do RJ, bem como suas etapas regionais e municipais, que escolherão os delegados que atuarão na CEC-RJ. Essas etapas englobam todas as linguagens artísticas, sendo importante que os representantes de cada uma delas promovam seus próprios fóruns, para discutir as especificidades de seu segmento cultural e levar para as etapas estaduais um discurso unificado, otimizando os trabalhos e fazendo com que os delegados eleitos conheçam as prioridades que deverão defender na etapa nacional, em Brasília. 


   Na área da dança, eu, como assessora de dança dentro da SEC-RJ, tenho me dedicado desde janeiro a fazer contatos com agentes da dança, comparecer a encontros em secretarias municipais de cultura e coordenar o mapeamento da dança no estado, para que possamos ter uma rede eficiente de contato para a promoção desses fóruns. Para isso tenho contado com a colaboração valiosíssima das pessoas que se voluntariaram para atuar nas nove regiões do estado, e com o interesse dos membros do grupo que se formou a partir da ferramenta do Whatsapp. Disso resultaram progressos importantes neste curto espaço de tempo, com vários fóruns regionais de dança já programados para acontecer. 

Esses fóruns são produto das gestões desses representantes regionais e da assessoria de dança da SEC junto a pessoas, instituições e às prefeituras, de  cujas estruturas precisamos para viabilizar os fóruns.  O 1º Fórum Reginal da Dança da Baixada, por exemplo, é resultado do empenho dos representantes daquela região, Ronaldo Damas e Adriana Miranda, que contaram com o apoio da prefeitura de Japeri para ali realizar o evento. Participando do Fórum, os agentes da dança da região terão oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o plano estadual para a dança, assistirão a palestra sobre a Lei de Incentivo e conhecerão o projeto RioCriativo, da SEC-RJ. A ideia é aproveitar a ocasião para esclarecer sobre as conferências de cultura, responder a questionamentos, informar, mostrar caminhos e, sobretudo, conhecer as prioridades de cada região com relação a este segmento cultural.

   Não poderia deixar de destacar aqui o importante trabalho que vem sendo realizado pelos membros do Fórum Permanente de Dança do RJ, que deixam seus afazeres pessoais e profissionais para dedicarem um pouco do seu tempo a debater os rumos da dança e os meios e formas de fomentá-la em todo o estado. Uma reunião aberta, para quem quiser comparecer e conhecer esse trabalho, está marcada para dia 2 de abril, às 10h, no auditório da Escola Técnica Estadual Adolpho Block, por sinal, uma das poucas instituições que oferece formação técnica em dança.

   Você, profissional da dança, insatisfeito com as políticas culturais direcionadas ao segmento, tem este ano uma oportunidade única de se fazer presente e externar suas ideias (porque externar insatisfação é contraproducente). Mas sugiro, antes, procurar ler o que já foi dito e está sendo feito, para podermos avançar e não perdermos tempo explicando todo um processo que está acontecendo, a duras penas, há mais de dez anos (veja AQUI algumas fontes para obter mais informações). Esteja certo de que não estamos parados, a dança está sendo discutida e se você acha que sua linguagem de dança não está tendo a atenção que merece, venha falar conosco a respeito, trazendo, sempre, suas sugestões. 
_____________________
Denise Acquarone é gestora cultural, conselheira estadual de políticas culturais, membro do Fórum Permanente da Dança, diretora honorária do Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ e assessora de Dança na Superintendência de Artes da SEC-RJ. Matéria originalmente publicada na edição 127 (abril/2018) do Jornal Falando de Dança, que pode ser lida AQUI.



Nenhum comentário:

Postagens populares