Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sábado, 7 de outubro de 2017

Saiba como foi o seminário sobre a história da dança de salão, realizado pela AMAragão Edições e Produções

O seminário aconteceu dia 23/10/17, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, na Tijuca, das 10 às 18h, com entrada franca.
     Com mediação da gestora cultural Diana De Rose, dois pesquisadores (Leonor Costa e Marco Antonio Perna), um historiador (Nei Santos) e um antropólogo (Felipe Berocan) proferiram palestras tecendo um painel sobre o comportamento social dos habitantes do Rio desde a introdução da dança de salão como entretenimento da alta sociedade, passando pela era das dezenas de gafieiras que se espalhavam pelo Centro e subúrbios da então capital do país, na primeira metade do século XX e terminando no século XXI, nos bailes promovidos pelas inúmeras academias de dança de salão espalhadas pela cidade. O aspecto comportamental do povo carioca foi debatido sob o viés da cultura da dança de salão e o que ela representou para as camadas menos abonadas da população, no seu direito ao lazer.
     Leonor Costa, idealizadora do projeto, contemplado pelo edital da SMC-Rio "Viva o Talento ! Educativo" assim descreveu o objetivo do seminário, que pretende dar continuidade em uma próxima oportunidade: "O objetivo é promover a divulgação de novos olhares sobre a dança de salão carioca, proporcionar o intercâmbio de informações, promover a análise sistemática de fatos através de raciocínios e reflexões, estimular a interlocução com a plateia, apresentando um assunto que interessará não só a estudantes e profissionais da dança, mas ao público em geral, por relatar costumes e fatos curiosos de nossa história. Como a declaração do poeta e jornalista Olavo Bilac, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, que, em 1906, diante da febre de bailes na cidade, declarou: Nós somos um povo que vive dançando”.

  • Assista às palestras, registradas em vídeo pelo site Dance a Dois, nos links abaixo das imagens dos palestrantes.
  • Acesse a página do evento no facebook, para ler os depoimentos dos participantes, fotos, vídeos e clipping de imprensa, AQUI.
  • Veja AQUI a cobertura fotográfica do Jornal Falando de Dança.
  • Veja AQUI a cobertura do site Dance a Dois.
  • Clipping de imprensa também acessível AQUI.
Palestrante 1: LEONOR COSTA, jornalista, editora do jornal Falando de Dança, curadora da exposição “200 anos de ensino de dança de salão no Brasil” (C. A. C. Gulbenkian, 2011), pesquisadora na exposição “Rio Dança - Nos Passos da Dança Carioca” (Centro Coreográfico, 2012). Tema: contexto histórico da dança de salão no Rio de Janeiro antes e depois da chegada da corte portuguesa, em 1808. VÍDEO DA PALESTRA AQUI.
Palestrante 2: NEI JORGE DOS SANTOS JUNIOR, professor, doutorando em Estudos do Lazer (UFMG), e Mestre em História Comparada UFRJ). Tema: Bilac e a geografia moral da cidade: os clubes dançantes nos subúrbios do Rio de Janeiro. VÍDEO DA PALESTRA AQUI.
Palestrante 3: FELIPE BEROCAN VEIGA, prof. adjunto GAP/ICHF-UFF, prof. efetivo PPGS-UFF, pesquisador LeMetro/IFCS-UFRJ e INCT-InEAC/UFF. Tema: Gafieiras Cariocas. Onde o centro e o subúrbio da cidade se encontram. VÍDEO DA PALESTRA AQUI.
Palestrante 4: MARCO ANTONIO PERNA, editor do site Agenda da Dança de Salão Brasileira, pesquisador, autor do livro “Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira” e organizador da coletânea “200 anos de dança de salão no Brasil”. Tema: Academias de Dança de Salão: os “grêmios recreativos” do século XXI. ASSISTA AO VÍDEO DA PALESTRA AQUI.


Informações: (21) 99489-5225 / contato@jornalfalandodedanca.com.br



Nenhum comentário:

Postagens populares