Pular para o conteúdo principal

Leia aqui o editoral da edição de dez anos do Jornal Falando de Dança

Leonor é editora do JFD
O Jornal Falando de Dança completou dez anos este mês. A crise atual (e cíclica) inviabilizou uma comemoração à altura do que gostaríamos, como foram os bailes comemorativos dos primeiros anos, em parceria com Glorinha Telles, no Olympico Club, ou os bailes do projeto Prêmio Cultura da Dança de Salão, em parceria com Valdeci de Souza, no Helênico. 
   Para marcar a data, optamos por elaborar esta edição especial (ed. 121), contendo um resumo da produção do Jornal Falando de Dança e da editora AMAragão Edições e Produções que o publica. Acessando a postagem correspondente em nossa página na internet, o leitor poderá clicar em links que lhe direcionarão a mais detalhes, fotos e vídeos dos eventos aqui citados.
   Na seção de história, Maristela Zamoner fala-nos de um detalhe que lhe chamou a atenção nos anúncios do século 19 sobre escravos fugidos. Milton Saldanha abre o debate sobre a falta de compositores contemporâneos no repertório de bailes. Marco Antonio Perna comenta uma notícia recente em jornal de grande circulação, sobre assédio em aula de dança. E esta editora publica notinhas sociais, políticas e culturais para manter o leitor antenado com acontecimentos relevantes no nosso meio.
   Mas o que consideramos a “cereja do bolo” desta edição são os depoimentos de nossos articulistas sobre os dez anos do jornal. Propusemos a eles que se manifestassem a respeito, sem restrição de espaço. Disso resultou abordagens diferentes (inclusive poética – e pessimista), no estilo de redação peculiar a cada um, que evidencia como, cada qual a seu modo, contribuíram para a diversidade de conteúdo que o Jornal Falando de Dança amealhou nesta década de vida. 
   E você, leitor, que depoimento daria a respeito? Escreva para nós. Estamos reservando um espaço para você na próxima edição. 
   Boa leitura, e até novembro.
_________________
Leonor Costa é editora do JFD

  • Leia online a ed 121 do JFD, clicando AQUI
  • Demais edições: clique na miniatura de capa da coluna à direita ou acesse as edições no site do Issu, AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************