Pular para o conteúdo principal

OFICINAS LIVRES | Oficina de Dança Contemporânea com Aline Teixeira


A oficina propõe um despertar da sensibilização e da conscientização das possibilidades de construção gestual a partir da exploração do corpo com o solo, visando uma movimentação fluída e macia, porém precisa. Mesmo os movimentos de maior impacto e/ou que exigem mais sustentação do corpo em termos de força muscular e agilidade, são trabalhados a partir das ideias de impulsionar e amortecer, empurrar e ceder, conter e dissolver o corpo através de suas partes propondo uma naturalidade/intimidade com o chão.

Estruturalmente, a aula é composta de exercícios de mobilização articular, sequências de movimentos que trabalham as partes do corpo de maneira isolada e combinada com enfoque especial na coordenação motora, nas relações de apoio e transferência de peso e de laboratórios de criação gestual, que consistem em experimentações corporais que objetivam a investigação/descoberta pessoal através do tema proposto.

sobre a ministrante:

Aline Teixeira é Professora Assistente dos Cursos de Graduação em Dança da UFRJ. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes – EBA/UFRJ. Vem ao longo dos anos desenvolvendo pesquisa a partir de questões referentes à imagem da fragmentação corporal no processo de construção do gesto na dança, enfatizando aspectos como a deformação e a dissociação das partes do corpo. Coordena o Projeto de pesquisa Corpo Estranho desde 2012, aonde vem aprofundando tais questões. É assistente de direção e preparadora corporal da Cia. Híbrida – RJ.

ATIVIDADE GRATUITA

As inscrições podem ser realizadas até o dia 07 de fevereiro de 2017.


Data: 09 e 16 de fevereiro de 2017, quinta-feira

Horário: 09:30 ás 12:30

Ministrante: Aline Teixeira

Público alvo: estudantes de dança

Classificação etária: 18 anos

Vagas: 20

Foto: Rô Câmara

Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)
Estação de Metrô Uruguai

LEIA COM ATENÇÃO - REGRAS DE PARTICIPAÇÃO DA CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO:

- Todas as oficinas do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro estão sujeitas a lotação de acordo com o número de vagas estabelecido.

- O email de confirmação da vaga será enviado até 48h após o encerramento das inscrições. O mesmo deve ser respondido confirmando a participação na oficina até a data proposta no email. Caso não haja confirmação de participação no prazo, automaticamente, a vaga será disponibilizada para um inscrito da lista de espera.

- Em caso de lotação, será enviado um email com o assunto "lista de espera". Leia-o com atenção, pois constará no corpo do email uma data de previsão de chamada

-Não esqueça de verificar a caixa de SPAM, pois o seu email de "confirmação de vaga" ou "lista de espera" pode ter sido direcionado para a mesma.
- Caso não receba nenhum email de "confirmação de vaga" ou de "lista de espera", entre em contato conosco - 32380601 ou 32380357
- Só será permitida a entrada até 10 minutos após o início da oficina.
DO ENCAIXE EM OFICINAS:
- Só será realizado encaixe no dia da oficina, 10 minutos após o início da oficina, caso haja faltosos e por ordem de chegada até a lotação máxima da oficina.
- Somente será realizado encaixe de oficinas livres. As oficinas de aperfeiçoamento profissional não terão possibilidade de encaixe no dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeões do IX Baila Duo – Concurso de duplas de dança de salão

Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, Gutto Heinzen e Thaís Vieira, de Florianópolis, respectivamente nas categorias profissional e amador, venceram o IX Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão. O campeonato realizado no dia 21/4 no centro de convenções do Majestic Palace Hotel integrou a programação da XIII Mostra de Dança de Salão – Baila Floripa, que reuniu desde sexta-feira (18/4) cerca de quatro mil pessoas de diversas regiões do Brasil para uma agenda de workshops, espetáculos e bailes. A disputa coordenada por João Biasotto e Marlon Marian foi dividida em duas etapas, começando pelas eliminatórias de manhã com oito casais em cada categoria. Os concorrentes de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Volta Redonda (RJ) foram avaliados pelos professores Juliana Magalhães e Léo Fortes, do Rio de Janeiro; Brenda Carvalho e Jota Junior, de São Paulo; e Jall Martins, de Curitiba. Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, 1...

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...