Pular para o conteúdo principal

Dia do Samba (02/12): proposta de flashmob virtual para chamar atenção para a data

Este ano, 2016, uma das principais expressões culturais brasileiras, o samba, completa 100 anos. Foi em 1916 que o músico e compositor carioca Donga criou a canção Pelo Telefone, considerada a precursora do gênero. Por ser um marco especial, o MinC divulga várias atividades internacionais para marcar essa cultura conhecida no mundo todo, com ápice no dia 2 de dezembro, quando se comemora o dia do samba. Mas o que o segmento da dança de salão planeja para a data?
Os casais de dançarinos Luiz Carlos e Natasha Lima e Arthur Araújo Gontijo e Aiste Kalabuchova Gontijo, o primeiro estabelecido no Rio e o segundo morando em Londres, estão organizando um flash mob virtual bem legal para comemorar a data. A ideia é colocar simultaneamente no Facebook vídeos com uma coreografia única, executada por grupos organizados em regiões participantes. Vale a pena conferir a proposta - e participar. 

Não há limite de pessoas, nível de dança ou fins lucrativos envolvidos. O video a ser postado é a de uma coreografia simples e de fácil execução, onde a filmagem pode acontecer tanto em lugares públicos como em pequenos eventos ou espaços. Há uma versão para casais e outra para quem quiser participar da brincadeira de maneira solo. A edição/padronização das filmagens estará a cargo dos organizadores Luiz Carlos, Natasha, Arthur e Aiste. Veja a explicação dos organizadores neste vídeo bilingue:
  • Leia abaixo a entrevista que Luiz Carlos e Natasha concederam ao Jornal Falando de Dança
  • Mais informações em www.internationalsambaday.com 
De quem foi a ideia e como surgiu? Foram vocês 4 que bolaram isso?
Durante os 3 anos consecutivos que nós (Luiz Carlos e Natasha) estamos indo para Europa, constatamos que o crescimento do samba permanecia lento, e já aflorava um desejo de organizarmos algum evento significativo para difundir o samba. Neste ano, durante uma das paradas da nossa IV Turnê Internacional (julho à agosto), em Paris (França), nos deparamos com o ensaio de dois grupos, que acontecia na beira do Rio Sena. Um grupo ensaiava para um Flash Mob de Zouk e o outro grupo, que era menor, uma coreografia de samba. Foi o que nos inspirou! Retornamos para nossa estadia naquela noite e, depois de algumas pesquisas, constatamos que ninguém havia organizado antes um Flash Mob de Samba em proporção internacional. O evento só começou a ganhar forma ao chegarmos em Londres (Inglaterra), e relatarmos nossa ideia para o casal de amigos e grandes profissionais Arthur e Aiste. Juntos planejamos tudo. Desde o nome até a estrutura organizacional do evento, Eles são os nossos anjos.

A chamada bilingue e o site estão super bem elaborados. Contaram com ajuda profissional para desenvolver o marketing?
Toda a estrutura organizacional, desde o site, inscrição dos coordenadores, designer e administrativo é organizado pelo que chamamos de Equipe ISD, que neste ano de 2016 é formado por nós (Luiz Carlos e Natasha) juntamente com o Arthur e a Aiste.

Quantas academias / profissionais de dança entraram em contato para abraçar a ideia? Ou vocês já tinham alinhavado isso com algum grupo de profissionais / academias?

Antes de lançarmos o evento ao público, havíamos preparado um lista de possíveis coordenadores que abraçariam o evento em nome do samba. Mas, para nossa surpresa, os mais de 20 países, 69 cidades e 76 times envolvidos até o momento, entraram em contato sem que precisássemos convidá-los formalmente, apenas com a divulgação pelo Facebook. Estamos muito felizes com a repercussão que o evento está tomando, e esperamos que mais e mais sambistas pelo mundo se unam neste grande dia!

Como foi acontecendo a adesão dos participantes?
O lançamento do evento foi no dia 23 de agosto de 2016 com um vídeo chamada bilíngue publicado no Facebook. A partir deste dia, os hoje coordenadores ISD e participantes começaram a conhecer o International Samba Day, e rapidamente a notícia se espalhou. Começamos a receber mensagens pela página do evento, site, e-mails. A adesão se dá com a inscrição dos coordenadores ISD (são os organizadores locais do Flash Mob espalhados pelo mundo) por e-mail. Cada coordenador(a) tem a função de ensaiar a coreografia, organizar o seu time e difundir o samba na sua cidade.

Quantos já se habilitaram a participar do evento?
Já são mais de 76 coordenadores, cada um deles tem o seu time de participantes. Por exemplo, em Florianópolis há um time que possui 27 casais. Não realizamos ainda a estatística de quantos participantes totais possui o evento, faremos isso um pouco mais para frente, já que ainda há times se inscrevendo.

Como será a divulgação simultânea do vídeo? A edição será feita por vocês?
No dia 2 dezembro de 2016 iremos causar o impacto de um Flash Mob através das redes sociais e comemorar o dia mundial e o centenário do Samba. Todos os envolvidos postando os vídeos e dançando a mesma coreografia em um único objeto: difundir o samba pelo mundo. Haverá os vídeos individualizados de cada time e ainda o vídeo oficial do evento, onde juntaremos momentos de cada time participante. Ou seja, cada coordenador terá não só o vídeo oficial do evento para compartilhar, mas também postará o seu vídeo na íntegra e personalizado pelo o evento. A Equipe ISD, nomes já citamos acima, será responsável por estas edições.

Pensam em transformar essa coreografia em um flash mob pela cidade do Rio, no dia do samba?

A filmagem do Flash Mob na cidade do Rio de Janeiro, acontecerá no dia 13 de novembro de 2016 às 13h, local a confirmar. Mais informações no e-mail ou site do evento: www.internationalsambaday.com internationalsambaday@gmail.com.

Já ouviram falar na Lei 3440/2000 (Semana da Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro)? 
Não muito. A única informação que acreditamos conhecer é que esta semana consta no calendário oficial no mês de novembro.

Quais seus planos a médio e longo prazo?
Esperamos que o International Samba Day recrute mais e mais sambistas, alçando nosso objeto principal: difundir o samba pelo mundo. Ainda estamos encerrando a agenda de viagens deste ano e fechando a agenda de 2017. Temos grandes idéias e projetos com o ISD para 2017 e para nossa carreira, mas precisamos nos concentrar e encerrar este primeiro momento, verificar tudo que ainda pode ser melhorado, para começar a trabalhar nas ideias futuras.

Att, Luiz Carlos e Natasha Lima (021) 97918-1991 / (021) 98090-9405
www.luizcarlosenatasha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************