Pular para o conteúdo principal

Dia do Samba (02/12): proposta de flashmob virtual para chamar atenção para a data

Este ano, 2016, uma das principais expressões culturais brasileiras, o samba, completa 100 anos. Foi em 1916 que o músico e compositor carioca Donga criou a canção Pelo Telefone, considerada a precursora do gênero. Por ser um marco especial, o MinC divulga várias atividades internacionais para marcar essa cultura conhecida no mundo todo, com ápice no dia 2 de dezembro, quando se comemora o dia do samba. Mas o que o segmento da dança de salão planeja para a data?
Os casais de dançarinos Luiz Carlos e Natasha Lima e Arthur Araújo Gontijo e Aiste Kalabuchova Gontijo, o primeiro estabelecido no Rio e o segundo morando em Londres, estão organizando um flash mob virtual bem legal para comemorar a data. A ideia é colocar simultaneamente no Facebook vídeos com uma coreografia única, executada por grupos organizados em regiões participantes. Vale a pena conferir a proposta - e participar. 

Não há limite de pessoas, nível de dança ou fins lucrativos envolvidos. O video a ser postado é a de uma coreografia simples e de fácil execução, onde a filmagem pode acontecer tanto em lugares públicos como em pequenos eventos ou espaços. Há uma versão para casais e outra para quem quiser participar da brincadeira de maneira solo. A edição/padronização das filmagens estará a cargo dos organizadores Luiz Carlos, Natasha, Arthur e Aiste. Veja a explicação dos organizadores neste vídeo bilingue:
  • Leia abaixo a entrevista que Luiz Carlos e Natasha concederam ao Jornal Falando de Dança
  • Mais informações em www.internationalsambaday.com 
De quem foi a ideia e como surgiu? Foram vocês 4 que bolaram isso?
Durante os 3 anos consecutivos que nós (Luiz Carlos e Natasha) estamos indo para Europa, constatamos que o crescimento do samba permanecia lento, e já aflorava um desejo de organizarmos algum evento significativo para difundir o samba. Neste ano, durante uma das paradas da nossa IV Turnê Internacional (julho à agosto), em Paris (França), nos deparamos com o ensaio de dois grupos, que acontecia na beira do Rio Sena. Um grupo ensaiava para um Flash Mob de Zouk e o outro grupo, que era menor, uma coreografia de samba. Foi o que nos inspirou! Retornamos para nossa estadia naquela noite e, depois de algumas pesquisas, constatamos que ninguém havia organizado antes um Flash Mob de Samba em proporção internacional. O evento só começou a ganhar forma ao chegarmos em Londres (Inglaterra), e relatarmos nossa ideia para o casal de amigos e grandes profissionais Arthur e Aiste. Juntos planejamos tudo. Desde o nome até a estrutura organizacional do evento, Eles são os nossos anjos.

A chamada bilingue e o site estão super bem elaborados. Contaram com ajuda profissional para desenvolver o marketing?
Toda a estrutura organizacional, desde o site, inscrição dos coordenadores, designer e administrativo é organizado pelo que chamamos de Equipe ISD, que neste ano de 2016 é formado por nós (Luiz Carlos e Natasha) juntamente com o Arthur e a Aiste.

Quantas academias / profissionais de dança entraram em contato para abraçar a ideia? Ou vocês já tinham alinhavado isso com algum grupo de profissionais / academias?

Antes de lançarmos o evento ao público, havíamos preparado um lista de possíveis coordenadores que abraçariam o evento em nome do samba. Mas, para nossa surpresa, os mais de 20 países, 69 cidades e 76 times envolvidos até o momento, entraram em contato sem que precisássemos convidá-los formalmente, apenas com a divulgação pelo Facebook. Estamos muito felizes com a repercussão que o evento está tomando, e esperamos que mais e mais sambistas pelo mundo se unam neste grande dia!

Como foi acontecendo a adesão dos participantes?
O lançamento do evento foi no dia 23 de agosto de 2016 com um vídeo chamada bilíngue publicado no Facebook. A partir deste dia, os hoje coordenadores ISD e participantes começaram a conhecer o International Samba Day, e rapidamente a notícia se espalhou. Começamos a receber mensagens pela página do evento, site, e-mails. A adesão se dá com a inscrição dos coordenadores ISD (são os organizadores locais do Flash Mob espalhados pelo mundo) por e-mail. Cada coordenador(a) tem a função de ensaiar a coreografia, organizar o seu time e difundir o samba na sua cidade.

Quantos já se habilitaram a participar do evento?
Já são mais de 76 coordenadores, cada um deles tem o seu time de participantes. Por exemplo, em Florianópolis há um time que possui 27 casais. Não realizamos ainda a estatística de quantos participantes totais possui o evento, faremos isso um pouco mais para frente, já que ainda há times se inscrevendo.

Como será a divulgação simultânea do vídeo? A edição será feita por vocês?
No dia 2 dezembro de 2016 iremos causar o impacto de um Flash Mob através das redes sociais e comemorar o dia mundial e o centenário do Samba. Todos os envolvidos postando os vídeos e dançando a mesma coreografia em um único objeto: difundir o samba pelo mundo. Haverá os vídeos individualizados de cada time e ainda o vídeo oficial do evento, onde juntaremos momentos de cada time participante. Ou seja, cada coordenador terá não só o vídeo oficial do evento para compartilhar, mas também postará o seu vídeo na íntegra e personalizado pelo o evento. A Equipe ISD, nomes já citamos acima, será responsável por estas edições.

Pensam em transformar essa coreografia em um flash mob pela cidade do Rio, no dia do samba?

A filmagem do Flash Mob na cidade do Rio de Janeiro, acontecerá no dia 13 de novembro de 2016 às 13h, local a confirmar. Mais informações no e-mail ou site do evento: www.internationalsambaday.com internationalsambaday@gmail.com.

Já ouviram falar na Lei 3440/2000 (Semana da Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro)? 
Não muito. A única informação que acreditamos conhecer é que esta semana consta no calendário oficial no mês de novembro.

Quais seus planos a médio e longo prazo?
Esperamos que o International Samba Day recrute mais e mais sambistas, alçando nosso objeto principal: difundir o samba pelo mundo. Ainda estamos encerrando a agenda de viagens deste ano e fechando a agenda de 2017. Temos grandes idéias e projetos com o ISD para 2017 e para nossa carreira, mas precisamos nos concentrar e encerrar este primeiro momento, verificar tudo que ainda pode ser melhorado, para começar a trabalhar nas ideias futuras.

Att, Luiz Carlos e Natasha Lima (021) 97918-1991 / (021) 98090-9405
www.luizcarlosenatasha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************