Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar este blog. PARA FOTOS, CLIQUE NA ABA "FOTOS" ABAIXO DA LOGO DESTA PÁGINA

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Para dançarinos politicamente esclarecidos: Seminário sobre Cultura e Política, dia 29/10, no Campus Praia Vermelha da UFRJ


A cidade do Rio de Janeiro sediará, no dia 29 de outubro, o próximo seminário do programa Cultura e Pensamento, que terá como destaque um debate entre o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, o professor Boaventura de Sousa Santos. O tema será Deslocando Fronteiras: Cultura Política, Movimentos Sociais e Emancipação Social.

Traduzido em vários idiomas e com renome internacional, Boaventura tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos. 

O tema geral do seminário será Cultura e Política. "Ao definirmos este conceito, partimos do princípio de que a cultura, como dimensão simbólica da vida social, está permeada de relações de poder. Todo processo cultural também é político", compara o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella. O Programa Cultura e Pensamento é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Culturais do MinC.

O seminário é aberto ao público e será realizado no Anfiteatro Praia Vermelha, no campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Urca, a partir das 15h. Confira a programação desta edição do Cultura e Pensamento ao final da matéria.

O programa

Desenvolvido pelo MinC, o Cultura e Pensamento teve seu primeiro ciclo realizado entre 2005 e 2012, focado no debate teórico acerca da cultura. Em 2015, ele foi retomado com a proposta de estimular a reflexão e a interlocução entre diferentes visões do campo da cultura, ultrapassando a barreira acadêmica e reunindo grupos culturais, movimentos, redes, ativistas, intelectuais, fazedores e fazedoras de cultura, jovens inovadores, mestres e mestras, aproximando campos sociais, territórios e correntes de pensamento. 

O segundo ciclo do programa foi inaugurado em setembro, também no Rio de Janeiro, com o tema A Crise de Valores na Sociedade Atual. 

Programação

29 de outubro
15h – Roda de diálogo Democratizando a democracia a partir dos movimentos sociais, com provocações de:

- Rubia RPW: rapper, socióloga, Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop (SP)
- João Paulo Mehl: Pontão de Cultura Soylocoporti (PR)
- Raoni Mouchoque - RioParadaFunk \ Marcha da Maconha (RJ)
- Giowana Cambrone - representante LGBT
- Concita Sompre - Associação Indígena Gavião Kyikatêjê
- Guilherme Varella - Secretário de Políticas Culturais do MinC
- Vinicius Wu - Secretário de Articulação Institucional do MinC

18h30 – Debate Deslocando fronteiras: cultura política, movimentos sociais e emancipação social, com Juca Ferreira e Boaventura de Sousa Santos.

Local: Anfiteatro Praia Vermelha - Campus Praia Vermelha da UFRJ, Urca, Rio de Janeiro (RJ)

Fonte. MinC

Nenhum comentário:

Postagens populares