Pular para o conteúdo principal

Veja aqui nossas coberturas fotográficas do mês de Novembro / 2014

Para acessar todas as nossas coberturas, clique na aba FOTOS, abaixo da logo da página e role até encontrar o mês/ano do evento procurado. Você também pode usar os marcadores (na coluna da esquerda) para buscar as coberturas fotográficas por mês/ano.

1- CASA DAS BEIRAS - FESTA PORTUGUESA DIA 02-11-2014
A dança de salão como a conhecemos atualmente, com movimentos coreografados e ensinados em academias de dança, teve sua origem nos bailes sociais, da nobreza portuguesa instalada no Rio aos bailes de clubes, onde famílias almoçavam e promoviam a convivência entre seus jovens. Atualmente esse costume encontra-se preservado nas associações fundadas por imigrantes vindos de várias partes de Portugal, daí os nomes Casa da Vila da Feira, Casa de Viseu, Casa das Beiras, Casa do Porto, Casa do Minho, etc. Por terem sido planejadas para encontros sociais, elas são também muito procuradas por produtores culturais do segmento da dança de salão, que nelas encontram salões ideais para a boa prática da dança. A Casa das Beiras é uma delas. Quem quiser curtir um almoço dançante com comida self service, música ao vivo e, de quebra, conhecer o folclore português no intervalo da banda, fica a dica: o almoço acontece quase todos os domingos. Este registro foi o do dia 02/11/14.
02-11-14 Casa das Beiras - festa portuguesa
...................................................

2- GAFIEIRA RETRÔ DIA 08-11-2014
Dia 8/11/14 estivemos no Centro Coreográfico, na Tijuca, para participar dos debates do evento Gafieira Retrô, ali promovido por João Carlos Ramos, dias 8 e 9 de novembro, e cuja programação pode ser acessada em nosso post http://falandodedanca.blogspot.com.br/2014/10/gafieira-retro-gafieira-e-suas-origens.html. Ao final dos debates houve coffee break e, em seguinte, oficinas de dança. Saiba mais sobre os trabalhos de João Carlos Ramos acessando nosso site www.jornalfalandodedanca.com.br e clicando em seu nome, no índice dos posts.
08-11-12Gafieira Retrô
.................................................

3- FESTA GAÚCHA NA CASA DO MINHO DIA 09-11-2014
Uma cidade cosmopolita como o Rio tem dificuldade em preservar suas raízes culturais, partindo o coração de quem vê sítios históricos mal conservados, museus abandonados, casario do tempo imperial caindo aos pedaços. Em cidades ao sul, o progresso ainda não tornou os cidadãos indiferentes a suas raízes e estes procuram preservá-las mesmo quando se mudam para grandes metrópoles. É o caso da comunidade gaúcha, que mensalmente se reúne na Casa do Minho (por sinal, um templo da cultura portuguesa), para confraternizar, ouvir e dançar músicas típicas e assistir às apresentações. Bonito de ver pais dançando com seus filhos pequenos e mesmo os pequenos dançando entre eles, numa demonstração do que seja a dança social, embrião da dança de salão acadêmica. Este é o nosso registro da festa gaúcha realizada pela Casa do Gaúcho, dia 09/11/14.
09-11-14 festa gaúcha na Casa do Minho
....................................................

4- MAISON SULLY DIA 11-11-2014
Registro de nossa rápida passagem pelo baile Encontro dos Amigos da Maison Sully, em Vila Valqueire, nesta noite, dia 11/11/14, animada pela banda Alto Astral e pela comemoração de vários aniversariantes. Nas fotos, Sueli Sgambato, diretora da Casa de Festas Maison Sully, com alguns convidados.
11-11-14 Maison Sully
.................................................

5- BAILE DO ESCORPIÃO  BY ANGELA DIA 14-11-2014
Em registro de Angela Abreu, Baile do Escorpião,dia 14/11/14, na Casa Elandre. O baile é promovido todo ano por Sidnei Ribeiro, o cantor "Fala Sério" do conjunto Os Devaneios, para comemorar seu aniversário e o dos amigos de mesmo signo.
14-11-14 Baile do Escorpião by Angela Abreu
.................................................

6- ANIV. PAULINHO DA FUSÃO BY ANGELA DIA 15-11-2014
Do acervo da amiga Angela Abreu, representante do jornal Falando de Dança nas zonas norte e oeste, cobertura do baile de aniversário do Paulinho da Fusão, comemorado na Casa Elandre, em Madureira, com dobradinha banda Alto Astral e conjunto Os Devaneios. Na ocasião Paulinho da Fusão prestou homenagem a personalidades da dança de salão, dançarinos, professores, academias e promoters.
15-11-14 aniv Paulinho da Fusão by Angela Abreu
..................................................

7- CASAMENTO RONALDO E VALÉRIA DIA 15-11-2014
Registro do casamento dos dançarinos Valéria e Ronaldo Godinho (este, além de dançarino, contador do Jornal Falando de Dança, hehehe), dia 15/11/14, no sítio e casa de festas Happy Hour, em Jacarepaguá. Dá pra notar pelas fotos que a galerinha da dança de salão ocupou grande espaço no evento, animado pelo dj Pedro Pedrada. Fazemos votos de muitas felicidades ao casal.
15-11-14 Casamento Ronaldo e Valéria
...............................................

8- BAILE DA CONSCIÊNCIA NEGRA DIA 20-11-2014
Matéria de capa da edição de outubro / 2014 do Jornal Falando de Dança (ed 85) o baile da Consciência Negra aconteceu dia 20/11, no Helênico A. C., animado pelo conjunto Os Devaneios. Leia on line a ed. de dezembro do JFD para saber quais os dez destaques afrodescentes que foram homenageados pelo produtor do evento, Geraldo Lima. As edições em pdf do JFD podem ser acessadas clicando-se na miniatura da capa desejada, na coluna da direita de nossa página na web: www.jornalfalandodedanca.com.br.
20-11-14 Baile da Consciência Negra
...............................................

9- CONGRESSO DE BOLERO CAIO MONATTE DIA 22-11-2014
Conforme matéria de capa da edição de novembro do Jornal Falando de Dança (nº 86), Caio Monatte realizou de 21 a 23/11/14, na sede do SinTraConst-RJ, no Estácio, o I Congresso Brasileiro de Bolero, após duas edições de sucesso do seu workshop de bolero, que o motivaram a ampliar o evento para três dias e dois bailes. Saiba mais na edição de janeiro do Jornal Falando de Dança, pois a edição de dezembro já estava com os arquivos fechados quando da realização do evento.
22-11-14 Congr Bolero Caio Monatte
................................................

10- ACADEMIA NICE MACHADO DIA 23-11-2014
O primeiro evento coletivo da nova diretoria da Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do Estado do Rio de Janeiro - APDS/RJ, eleita dia 23/11, em cerimônia no Centro Coreográfico, foi homenagear a professora Nice Machado, no baile realizado por esta no mesmo dia, no final da tarde, no clube Mackenzie no Méier. Na ocasião a professora fez a diplomação anual dos alunos da academia Nice e comemorou seu aniversário, em baile animado pela banda Novos Tempos.
23-11-14 Ac Nice
..................................................

11- CCoRJ AGO da APDS e SDS DIA 23-11-2014
A Semana da Dança de Salão, efeméride criada pela lei estadual 3440/2000, aconteceu este ano entre os dias 23 e 29/11. Mais uma vez, a Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão, APDS-RJ, tomou a iniciativa de coordenar alguns eventos comemorativos da Semana, que levaram sua chancela. Este registrado pelo Jornal Falando de Dança foi a cerimônia de abertura da SDS-2014, realizada no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, dia 23/11. Na ocasião a APDS-RJ realizou uma assembleia geral onde foram eleitos os novos diretores da entidade. Mais detalhes na edição de janeiro do Jornal Falando de Dança ou em nossos sites e blogs.
23-11-14 CCoRJ AGO da APDS e SDS
.................................................

12- BAILE DA GRAÇA NA RIO MUSIC DIA 24-11-2014
Dia 24/11, última segunda-feira do mês, foi a comemoração dos aniversariantes do mês, no Baile da Graça na boate RioMusic, localizada na Cinelândia, Centro do Rio. Como sempre acontece, os aniversariantes tiveram a entrada franqueada pela promoter, que ofereceu grande bolo confeitado para celebrar a ocasião.
24-11-14 Baile da Graça na RioMusic
................................................

13- INTERDANÇAS E SDS 2014 DIA 29-11-2014
Dia 29/11 foi o encerramento da Semana da Dança de Salão do RJ, efémeride criada pela Lei Estadual 3440/2000. Como acontece desde 2007, a APDS-RJ (Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do Estado do RJ) coordena eventos comemorativos para marcar a Semana da Dança de Salão. Este ano a APDS realizou a cerimônia de abertura, dia 23/11, no CCoRJ, e organizou um coffee break marcando o encerramento da Semana, no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, dia 29/11. A cerimônia de encerramento da SDS-2014 aconteceu logo após a realização do Interdanças do Forte, com a mostra coreográfica de dança de salão produzida por David Theodor. A Mostra Carioca de Dança de Salão contou com o apoio do site Dança de Salão.com, editado por Marco Antonio Perna, e com o copatrocínio do Jornal Falando de Dança, que ofereceu as medalhas distribuídas aos participantes e colaboradores da SDS-2014. Saiba mais no facebook do Jornal Falando de Dança ou no facebook da Semana da Dança de Salão.
29-11-14 Interdanças e SDS 2014
..................................................

14- ANIV MIRIAM LINHARES DIA 29-11-2014
Registro do elegante baile organizado por Myriam Linhares e Nelson Veloso, dia 29/11/14, na Casa da Vila da Feira, com banda Alto Astral. O baile foi comemorativo do aniversário da Myriam, com grande presença de amigos e familiares que aproveitaram para conhecer como é um evento de dança de salão. Destaque para as mesas de doces e para os sorteios de muitas cestas de brindes. Os convidados colaboraram com o ambiente glamouroso, respeitando o traje esporte fino.
29-11-14 Aniv Myriam Linhares
.................................................

15- BAILE DO HORTO 100ª EDIÇÃO DIA 30-11-2014
Dia 30/11/14, no Horto do Fonseca, Niterói, aconteceu mais uma edição do Baile do Horto, realizado por Gustavo Loivos, da Amazonas Dance, todo o último domingo do mês, das 11 às 14h. Este teve direito a uma comemoração especial, com camisetas personalizadas, bolo confeitado e painel decorativo - afinal, tratava-se da 100ª edição do evento! Fotos do acervo da Amazonas Dance.
30-11-14 Baile do Horto 100ª edição

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************