Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar este blog. PARA FOTOS, CLIQUE NA ABA "FOTOS" ABAIXO DA LOGO DESTA PÁGINA

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Semana da Dança de Salão 2014 foi assunto da seção "Mensagem ao leitor" da ed 86 do JFD, saiba mais.

"Mensagem ao leitor"

Inicio agradecendo aos leitores que nos parabenizaram pelo aniversário de fundação deste periódico cultural. Estendemos os agradecimentos àqueles que nos ajudam a manter a regularidade da impressão, de diversas maneiras: trabalho voluntário, fornecimento de conteúdo, ajuda na distribuição e na conferência, patrocínios (assinaturas e anúncios) e doações. Agradecemos também àqueles que, lendo ou não o apelo que fizemos neste espaço na edição passada, se manifestaram por escrito sobre nosso trabalho. E registro aqui dois contatos curiosos feitos por telefone: o de uma nova assinante, que tomou conhecimento da existência do jornal porque o encontrou sobre um banco de uma estação de metrô; e o de um diretor de clube em Itaboraí, que ficou conhecendo o jornal ao frequentar a academia de um de nossos colaboradores em Maricá.

Quanto ao conteúdo desta edição, destaco dois eventos que se assemelham e que destoam entre si: a Semana da Dança de Salão do RJ e a Semana da Cultura Latina em SP. Enquanto em São Paulo a ideia de um congresso de salsa ganhou proporções maiores e hoje é um bem sucedido empreendimento com apoio do empresariado local e com destaque na grande mídia, nossa Semana da Dança de Salão continua sem receber a merecida atenção de nossos empreendedores culturais. Motivos para essa diferença existem vários. Mas algumas atitudes ajudam a compreender melhor a situação. Em São Paulo, o evento é gerenciado como um projeto com fins lucrativos, com visão empresarial, seus produtores assumem riscos, correm atrás de patrocínio, contam com o empenho dos profissionais participantes em promover o projeto e até angariar inscrições. O evento ganha público, o profissional ganha projeção e é remunerado pelo seu trabalho. No Rio, berço da dança de salão brasileira, há leis em abundância (dia do dançarino de salão, semana da dança de salão, dança de salão patrimônio cultural imaterial), mas nota-se uma falta de visão dos profissionais para com o potencial econômico do uso dessas leis. Ninguém aqui se habilita a correr riscos? Há um clima de concorrência no ar? Então que se fortaleça a entidade sem fins lucrativos que temos a disposição para coordenar de forma imparcial esse processo. Fica o exemplo paulista para mostrar como se faz.

Leia online a edição 86 do JFD AQUI
_____________

Leonor Costa é editora do Jornal Falando de Dança | email: contato@ jornalfalandodedanca.com.br

>>> Saiba mais sobre a Semana da Dança de Salão e sobre as atividades da Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão comparecendo ao coquetel de lançamento da Semana da Dança de Salão, domingo, dia 23/11, no Centro Coreográfico. Entre em contato com a APDS para confirmar presença e saber detalhes da programação. Contato: 9-9968-4005 (Jaime José).

Nenhum comentário:

Postagens populares