Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança, no Rio

Foto. S. Castellano

O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de Agosto, e reuniu artistas e gestores da Espanha, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Peru, Paraguai, México, Costa Rica, Argentina e Venezuela, além do Brasil.

Entre os assuntos abordados pelas mesas de discussão, no segundo dia do evento, destacam-se a apresentação de alternativas de financiamento público e privado para intercâmbio, bem como a difusão e circulação da dança entre os países ibero-americanos. Ainda serão analisados perfis de público e espaços de circulação da dança; e o papel destes espaços e da formação de público para a estrutura da dança. Profissionais convidados farão a análise crítica dos temas apresentados durante o Encontro, que irá produzir um documento visando novas parcerias entre artistas, gestores e produtores nos países ibero-americanos.

Sobre o projeto

Desde 2010, o Brasil se tornou membro do Iberescena – Fundo Ibero-Americano de Ajuda Iberescena, criado em 2006 a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. Em 2011, a Coordenação de Dança da Funarte intensificou essa aproximação com os países vizinhos, realizando o “Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia”.

Sediado em Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará, o evento da Funarte ofereceu atividades artísticas, acadêmicas e pedagógicas para estreitar os laços entre esses países. O “Outras Danças: Brasil, Argentina, Uruguai” também propôs uma residência artística no Rio Grande do Sul, em 2012, com dois coreógrafos sul-americanos (Argentina e Uruguai), apresentando uma mostra de solos e duos e um ciclo de debates, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Agora, o Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança propõe efetivar um novo intercâmbio cultural, aproximar-se com os países ibero-americanos, estreitar possibilidades, incentivar diálogos com gestores da dança ibero-americanos e promover novas oportunidades para o Brasil.

“O projeto visa a criação de uma rede de articulação internacional, que discuta ações voltadas para o desenvolvimento da dança Ibero-Americana, além da discussão de propostas de políticas públicas internacionais para o segmento”, comenta Fabiano Carneiro, gestor público há 23 anos, sendo 16 anos na Secretaria de Cultura de Porto Alegre e, desde 2007, coordenador de Dança da Funarte.

Fonte Funarte

Nenhum comentário:

Postagens populares