Pular para o conteúdo principal

Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança, no Rio

Foto. S. Castellano

O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de Agosto, e reuniu artistas e gestores da Espanha, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Peru, Paraguai, México, Costa Rica, Argentina e Venezuela, além do Brasil.

Entre os assuntos abordados pelas mesas de discussão, no segundo dia do evento, destacam-se a apresentação de alternativas de financiamento público e privado para intercâmbio, bem como a difusão e circulação da dança entre os países ibero-americanos. Ainda serão analisados perfis de público e espaços de circulação da dança; e o papel destes espaços e da formação de público para a estrutura da dança. Profissionais convidados farão a análise crítica dos temas apresentados durante o Encontro, que irá produzir um documento visando novas parcerias entre artistas, gestores e produtores nos países ibero-americanos.

Sobre o projeto

Desde 2010, o Brasil se tornou membro do Iberescena – Fundo Ibero-Americano de Ajuda Iberescena, criado em 2006 a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. Em 2011, a Coordenação de Dança da Funarte intensificou essa aproximação com os países vizinhos, realizando o “Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia”.

Sediado em Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará, o evento da Funarte ofereceu atividades artísticas, acadêmicas e pedagógicas para estreitar os laços entre esses países. O “Outras Danças: Brasil, Argentina, Uruguai” também propôs uma residência artística no Rio Grande do Sul, em 2012, com dois coreógrafos sul-americanos (Argentina e Uruguai), apresentando uma mostra de solos e duos e um ciclo de debates, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Agora, o Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança propõe efetivar um novo intercâmbio cultural, aproximar-se com os países ibero-americanos, estreitar possibilidades, incentivar diálogos com gestores da dança ibero-americanos e promover novas oportunidades para o Brasil.

“O projeto visa a criação de uma rede de articulação internacional, que discuta ações voltadas para o desenvolvimento da dança Ibero-Americana, além da discussão de propostas de políticas públicas internacionais para o segmento”, comenta Fabiano Carneiro, gestor público há 23 anos, sendo 16 anos na Secretaria de Cultura de Porto Alegre e, desde 2007, coordenador de Dança da Funarte.

Fonte Funarte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************