Pular para o conteúdo principal

Prêmio Desterro selecionará bailarinos para o YAGP Brasil


O Youth America Grand Prix é a maior competição do mundo entre estudantes de dança. Concede todos os anos mais de U$ 250 mil em bolsas nas principais academias dos Estados Unidos e da Europa, além de proporcionar workshops com mestres internacionais e contratos em prestigiadas companhias. Realizada em Nova York, é aberta a jovens de nove a 19 anos de todas as nacionalidades.

Barbara Mel Pereira, de Barra Velha (SC), na seletiva do YAGP Brasil em 2013.
CRÉDITO: RAPHOTO/DIVULGAÇÃO
O evento foi criado em 1999 pelos russos Larissa e Gennadi Saveliev, ex-integrantes do mundialmente famoso Balé Bolshoi. Desde então, já beneficiou mais de 25 mil bailarinos com um investimento superior a U$ 2 milhões. Hoje, mais de 300 alunos estão dançando em 50 companhias, como o American Ballet Theatre, o New York City Ballet, o Paris Opera Ballet e o Ballet de San Francisco. Sua contribuição foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com uma cadeira no Conselho Internacional da Dança (CID).

Luiz Fernando da Silva, de Porto Real (RJ), selecionado pelo Prêmio Desterro
para o YAGP Brasil em 2013. CRÉDITO: CLAUDIO ETGES/DIVULGAÇÃO
A afiliada brasileira do YAGP surgiu em 2003, sob direção de Marisa Pivetta, que há mais de 20 anos produz grandes espetáculos e concursos internacionais de dança. Dela participam bailarinos indicados em eventos credenciados na Bahia, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além dos escolhidos pelo Passo de Arte – Competição Internacional de Dança nas regionais do Ceará, Minas Gerais e São Paulo (capital e interior). Em 10 anos, levou a Nova York perto de 1,8 mil dançarinos, tendo conquistado dois grand prix, mais de 100 bolsas de estudos, inúmeras premiações e profissionalizado 30 estudantes que agora atuam no exterior.

Quatro bailarinos com idade máxima de 19 anos poderão ser escolhidos entre os participantes do Prêmio Desterro – 5° Festival de Dança de Florianópolis para concorrer na seletiva nacional do Youth America Grand Prix (YAGP). A etapa brasileira, que será realizada no mês de setembro em São Paulo, classifica anualmente cerca de 200 jovens em meio a candidatos de todo o País para a final em Nova York, onde a próxima edição ocorrerá em abril de 2015. Lá, os vencedores são premiados com bolsas de estudos em consagradas instituições e companhias de dança clássica dos Estados Unidos e da Europa.

A programação na capital paulista dura seis dias e compreende aulas avaliativas, apresentações e noite de gala, quando é anunciada a seleção. Solistas, duos, pas de deux, trios e conjuntos são divididos nas categorias pré-competitivo (9 a 11 anos), júnior (12 a 14 anos) e sênior (15 a 19 anos). Entre todos eles, são eleitos para o mundial até 30 solistas, até 10 conjuntos e um número indefinido de pas de deux, duos e trios. Segundo a presidente do Instituto Passo de Arte, Marisa Pivetta, que realiza o concurso no Brasil e no Paraguai, “a troca de experiências, as orientações de professores nacionais e internacionais são muito importantes para o amadurecimento do bailarino como indivíduo e como artista”.

Nathalia Schuhart, de Blumenau (SC),
na seletiva do YAGP Brasil em 2013.
CRÉDITO RAPHOTO/DIVULGAÇÃO
Em Santa Catarina, o YAGP Brasil é conveniado exclusivamente com o Prêmio Desterro, que oferece aos indicados isenção da taxa de inscrição, transporte e hospedagem com acompanhante durante a eliminatória. Como no festival de Florianópolis a idade mínima permitida é 12 anos, por meio dele só há chance de ingressar nas categorias júnior e sênior. “A parceria representa novas oportunidades e encaminhamento de talentos da dança clássica que buscam aperfeiçoamento e visibilidade. As experiências adquiridas pelos estudantes ficarão marcadas para sempre”, diz a diretora artística do Prêmio Desterro, Bia Mattar.

As inscrições para o 5° Prêmio Desterro, agendado de 21 a 24 de agosto no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, estão abertas até 12 de junho a bailarinos de qualquer procedência. O regulamento está no site www.premiodesterro.com.br.
Prêmio Desterro online:

Site: www.premiodesterro.com.br
Facebook: facebook.com/festivaldedanca

Twitter: @premiodesterro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeões do IX Baila Duo – Concurso de duplas de dança de salão

Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, Gutto Heinzen e Thaís Vieira, de Florianópolis, respectivamente nas categorias profissional e amador, venceram o IX Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão. O campeonato realizado no dia 21/4 no centro de convenções do Majestic Palace Hotel integrou a programação da XIII Mostra de Dança de Salão – Baila Floripa, que reuniu desde sexta-feira (18/4) cerca de quatro mil pessoas de diversas regiões do Brasil para uma agenda de workshops, espetáculos e bailes. A disputa coordenada por João Biasotto e Marlon Marian foi dividida em duas etapas, começando pelas eliminatórias de manhã com oito casais em cada categoria. Os concorrentes de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Volta Redonda (RJ) foram avaliados pelos professores Juliana Magalhães e Léo Fortes, do Rio de Janeiro; Brenda Carvalho e Jota Junior, de São Paulo; e Jall Martins, de Curitiba. Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, 1...

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...