O Youth America Grand Prix é a maior competição do mundo entre estudantes de dança. Concede todos os anos mais de U$ 250 mil em bolsas nas principais academias dos Estados Unidos e da Europa, além de proporcionar workshops com mestres internacionais e contratos em prestigiadas companhias. Realizada em Nova York, é aberta a jovens de nove a 19 anos de todas as nacionalidades.
![]() |
Barbara Mel Pereira, de Barra Velha (SC), na seletiva do YAGP Brasil em 2013. CRÉDITO: RAPHOTO/DIVULGAÇÃO |
O evento foi criado em 1999 pelos russos Larissa e Gennadi Saveliev, ex-integrantes do mundialmente famoso Balé Bolshoi. Desde então, já beneficiou mais de 25 mil bailarinos com um investimento superior a U$ 2 milhões. Hoje, mais de 300 alunos estão dançando em 50 companhias, como o American Ballet Theatre, o New York City Ballet, o Paris Opera Ballet e o Ballet de San Francisco. Sua contribuição foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com uma cadeira no Conselho Internacional da Dança (CID).
![]() |
Luiz Fernando da Silva, de Porto Real (RJ), selecionado pelo Prêmio Desterro para o YAGP Brasil em 2013. CRÉDITO: CLAUDIO ETGES/DIVULGAÇÃO |
A afiliada brasileira do YAGP surgiu em 2003, sob direção de Marisa Pivetta, que há mais de 20 anos produz grandes espetáculos e concursos internacionais de dança. Dela participam bailarinos indicados em eventos credenciados na Bahia, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além dos escolhidos pelo Passo de Arte – Competição Internacional de Dança nas regionais do Ceará, Minas Gerais e São Paulo (capital e interior). Em 10 anos, levou a Nova York perto de 1,8 mil dançarinos, tendo conquistado dois grand prix, mais de 100 bolsas de estudos, inúmeras premiações e profissionalizado 30 estudantes que agora atuam no exterior.
Quatro bailarinos com idade máxima de 19 anos poderão ser escolhidos entre os participantes do Prêmio Desterro – 5° Festival de Dança de Florianópolis para concorrer na seletiva nacional do Youth America Grand Prix (YAGP). A etapa brasileira, que será realizada no mês de setembro em São Paulo, classifica anualmente cerca de 200 jovens em meio a candidatos de todo o País para a final em Nova York, onde a próxima edição ocorrerá em abril de 2015. Lá, os vencedores são premiados com bolsas de estudos em consagradas instituições e companhias de dança clássica dos Estados Unidos e da Europa.
![]() |
Nathalia Schuhart, de Blumenau (SC), na seletiva do YAGP Brasil em 2013. CRÉDITO RAPHOTO/DIVULGAÇÃO |
As inscrições para o 5° Prêmio Desterro, agendado de 21 a 24 de agosto no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, estão abertas até 12 de junho a bailarinos de qualquer procedência. O regulamento está no site www.premiodesterro.com.br.
Prêmio Desterro online:
Site: www.premiodesterro.com.br
Facebook: facebook.com/festivaldedanca
Twitter: @premiodesterro
Comentários