Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

‘Música no Capanema’ retorna à Sala Funarte com novas atrações gratuitas


A Fundação Nacional de Artes inaugura a temporada de 2014 do Projeto Música no Capanema, na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio, a partir de quarta, 5 de fevereiro, com o músico Wilson das Neves no show Voz & Piano. Retomando o horário das 18h30 – um marco na história do tradicional espaço dedicado à MPB, no Centro da cidade –, os espetáculos, de quarta a sexta, têm entrada gratuita e oferecem ao público o melhor da música brasileira, em variados estilos. A distribuição dos ingressos começa às 18h, na bilheteria. Na mesma semana, estão programados os shows de Guinga, no dia 6; e Carlos Malta, dia 7.

Release:

Primeiro artista a se apresentar na edição deste ano do Música no Capanema, Wilson das Neves é um nome reverenciado no cenário musical brasileiro. Músico e compositor carioca, como baterista já tocou com importantes nomes do Brasil e do exterior. São mais de 800 gravações registradas, que vão de trabalhos com Elis Regina, Roberto Carlos, Wilson Simonal, Chico Buarque a Sarah Vaughan, Michel Legrand, Sean Lennon e Orquestra Imperial e Ipanemas – destes dois grupos das Neves participa como integrante. Também gravou quatro discos como bandleader de Wilson das Neves e Seu Conjunto e, quando tudo parecia acomodado, desafiou o destino ao se lançar cantor aos 70 anos.

Após quatro discos como cantor e compositor, ele coleciona prêmios tanto como instrumentista quanto como sambista cantor e compositor. Com o CD Pra Gente Fazer Mais Um Samba, ganhou o Prêmio da Música Brasileira 2012, como Melhor Álbum de Samba. Atualmente, trabalha seus shows, os projetos Ipanemas, Orquestra Imperial e Som Quente é o Das Neves, além de colaborações com jovens artistas como Emicida, Bnegão e Maíra Freitas, entre outros.

No show do dia 5, na Sala Funarte Sidney Miller, Wilson das Neves apresenta sucessos da carreira em parcerias com Paulo César Pinheiro, Chico Buarque, Arlindo Cruz, Aldir Blanc, Nei Lopes e outros.

No repertório, Cara de Queixa, Trato, Jeito Errado e Peão de Obra (parceria com Paulo César Pinheiro); O Nosso Amor Maior (Wilson das Neves e Luís Carlos da Vila); Fragmentos do Amor(Wilson das Neves e Nelson Sargento); Não Existe Mais Saudade (Wilson das Neves e Délcio Carvalho); entre outras.

O músico será acompanhado pelo pianista Itamar Assière. Arranjador e compositor, Assière já tem uma estrada na música, tendo sido aluno de Luís Eça e de Geraldo Vespar. Integrou a banda Banzai, com Luizão Maia e gravou com Gilson Peranzzetta, Fátima Guedes, Ivan Lins, Martinho da Vila, Dione Warwick e Agnaldo Timóteo. Também acompanhou Gonzaguinha, Maria Bethânia, Nélson Gonçalves, Beth Carvalho, José Augusto, Leny Andrade, Emílio Santiago, Rosa Passos, dentre outros.

No próximo dia 6, quinta, a noite é do compositor Guinga, com o show Canções Necessárias. Considerado um dos mais importantes compositores brasileiros da atualidade, Guinga já teve sua obra gravada por intérpretes como Elis Regina, Sérgio Mendes, Chico Buarque, Clara Nunes, Leila Pinheiro, Ivan Lins, Michel Legrand e tantos outros. Entre seus muitos parceiros estão Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza e Nelson Motta.

No dia 7, sexta, o Música no Capanema traz o instrumentista Carlos Malta. Com o espetáculo Solos, Malta sobe ao palco da Sidney Miller na companhia de seus variados instrumentos acústicos – saxofones, flautas, pífanos, clarinetes – ligados a recursos eletrônicos, como pedais de looping e harmonizer, acionados pelo próprio artista, ao longo do show.

Durante o mês de fevereiro, o projeto desenvolvido pelo Centro da Música da Funarte vai movimentar a Sala Sidney Miller com apresentações de Henrique Band, Kay Lyra e Maurício Maestro, Marcos Sacramento, Paulinho Moska, além de outros artistas.

O Música no Capanema foi aberto no dia 4 de dezembro de 2013, com o cantor e compositor Geraldo Azevedo. Ao longo de todo o mês de dezembro foram realizados mais sete shows, sempre com lotação máxima da Sala Funarte Sidney Miller. O grupo Descendo a Serra e a cantora Mart’nália; a cantora Nise Palhares; a banda Tono; Davi Moraes e Banda; o grupo Bondesom; MC Marechal e o compositor Moraes Moreira com seu filho Davi Moraes integraram a programação que marcou a estreia do projeto da Funarte.

Projeto Música no Capanema

Agenda – fevereiro 2014

5/02 – Wilson das Neves – Voz & piano, acompanhamento de Itamar Assière

6/02 – Guinga – Canções Necessárias

7/02 – Carlos Malta – Solos

12/02 – Henrique Band

13/02 – Flávio Renegado

14/02 – Paulinho Moska

19/02 – Kay Lyra & Maurício Maestro

20/02 – Zarapatéu

21/02 – Marcos Sacramento

26/02 – Hamilton de Holanda

27/02 – Bateria da Vila Isabel

ENTRADA FRANCA

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
(21) 2279 8601

Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, nº 16, térreo
Palácio Gustavo Capanema
Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Horário: sempre às 18h30
Bilheteria: (21) 2279-8087

Fonte. Funarte

Nenhum comentário:

Postagens populares