Pular para o conteúdo principal

Festival Internacional Tango Brasil no CCBB


O Festival Internacional Tango Brasil, que acontecerá de 08 de novembro a 15 de dezembro na Tenda CCBB na Praça dos Correios, de sextas a domingo, trará um panorama atual e inédito no Rio de Janeiro do ritmo portenho que conquistou o mundo – do tradicional ao contemporâneo – reacendendo, assim, a alma latina carioca, um dos traços do cosmopolitismo da cidade.

O Festival terá cantoras consagradas, como as argentinas Soledad Villamil e Cecilia Stanzione e a brasileira Soraya Ravenle, além de novos e surpreendentes talentos, como as irmãs gaúchas Grazie Wirtti e Nina Wirtti. O lado instrumental do gênero, por sua vez, será revisitado por músicos do quilate do pianista argentino Diego Schissi, considerado por críticos um dos sucessores de Astor Piazzolla, e Victor Biglione, guitarrista argentino radicado no Brasil.

A homenagem a Piazzolla será feita pelo trio brasileiro Harmonitango. Outro destaque é o lançamento do CD Tangos Hermanos, o quarto da carreira do LiberTango, importante grupo que se dedica ao gênero no Brasil. Haverá ainda noites dançantes com apresentação de dançarinos brasileiros, argentinos e franceses.

O lado dançante do tango também estará presente no Festival, nas Noites Dançantes Buenos Aires en Rio, sempre às sextas-feiras, nos dias 15, 22 e 29 de novembro e 06 de dezembro. Sob coordenação de Américo del Rio, pesquisador e promovedor de vários festivais de dança do gênero, as Noites Buenos Aires en Rio terão participação especial de dançarinos brasileiros, franceses e argentinos e serão um convite para quem quiser se aventurar no salão. Haverá DJ com música eletrônica e participação especial de instrumentistas brasileiros e argentinos.

CCBB Educativo
Em parceria com o CCBB Educativo, o Festival promoverá duas palestras musicais, uma com Diego Schissi (22 de novembro) e o bandoneonista Santiano Segret, em que vão expor um pouco da história do tango na Argentina, e outra com o grupo LiberTango (12 de dezembro), em que a família Caldi contará a sua trajetória musical, bem como falará das raízes brasileiras do tango.

Programação

Shows
08/11, sexta, às 21hs – Abertura: Grazie Wirtti & Nina Wirtti, convidados: Bebê Kramer e Ronaldo do Bandolim
09 e 10/11, sábado e domingo, às 21hs – Soledad Villamil
15/11, sexta, às 21hs – Noites Dançantes com música ao vivo – Buenos Aires en Rio: De Gardel a Piazzolla
16 e 17/11, sábado e domingo, às 21hs – Victor Biglione
22/11, sexta, às 21hs – Noites Dançantes com música ao vivo – Buenos Aires en Rio: Tango jazz
23/11, sábado, às 21hs- Diego Schissi Quinteto
24/11, domingo, às 20hs, – Diego Schissi Quinteto
29/11, sexta, às 21hs – Noites Dançantes com música ao vivo – Buenos Aires en Rio: Tango Clássico
30/11, sábado, às 21hs, e 01/12, domingo, às 20hs – Harmonitango
06/12, sexta, às 21hs – Noites Dançantes com música ao vivo – Buenos Aires en Rio: Tango milongueiro
07/12, sábado, às 21hs – Cecilia Stanzione e Matias Arriazu
08/12, domingo, às 20hs – Cecilia Stanzione e Matias Arriazu
13 e 14/12, sexta e sábado, às 21hs – LiberTango – lançamento do novo CD Tangos Hermanos
15/12, domingo, às 20hs – Encerramento: LiberTango convida Soraya Ravenle

CCBB Educativo

22/11, sexta, às 18hs – sala 26, 4º andar do CCBB
Palestra musical: o tango, o piano e o bandoneon – com o bandoneonista Santiano Segret e o pianista Diego Schissi (ambos da Argentina): uma mostra da história do tango e a importância do bandoneon e do piano para a música argentina, com exposição oral e apresentação de peças musicais.

12/12, quinta, às 18hs – sala 26, 4º andar do CCBB
Palestra musical: as raízes brasileiras do tango – com o grupo LiberTango (Estela Caldi, piano, Alexandre Caldi, saxofones e flautas, e Marcelo Caldi, acordeom): uma mostra da influência do tango na formação da música brasileira, com realização de palestra e apresentação de peças musicais de autores brasileiros (destaque para Ernesto Nazareth) e argentinos (destaque para Astor Piazzolla).

Serviço

Festival Internacional Tango Brasil
Local: Tenda CCBB na Praça dos Correios (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – 3808-2020)
Período: de 08 de novembro a 15 de dezembro de 2013 – às sextas, sábados e domingos
Preços: R$ 5,00 e R$ 10,00 na Bilheteria do CCBB
Classificação: Livre
Capacidade: 500 lugares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************