Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Os Roteiros Geográficos estão de volta às ruas do Rio: programação outubro e novembro

A igreja da Candelária iluminada/ Foto: Fernando Quevedo 

12 de outubro: No Abençoado Rastro de Francisco

Encontro: sábado, 12 horas (feriado de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil) encontro nos jardins da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, av. Chile.

Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro (visita) – Capela atrás do altar – Av. Chile – Largo da Carioca – Av. 13 de Maio – Rua Manoel de Carvalho – Theatro Municipal – Av. Rio Branco – Centro Cultural da Justiça Federal (ex STF) – Cinelândia – Passeio Público – Praça Paris – Rua da Glória – Palácio São Joaquim – calçamento do Palácio São Joaquim

20 de outubro: Percorrendo o Porto Olímpico

Encontro: domingo – 11 horas da manhã – na calçada do MAR (Museu de Arte do Rio) Praça Mauá, 5

Visita ao terraço do Mar – Vislumbrando o traçado da Av. Rio Branco – as metamorfoses do Porto com vistas ao mega evento Olímpico de 2016 – Edifício A Noite/Rádio Nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – os contrastes e as diversas temporalidades nas edificações da Praça Mauá, Av. Rio Branco e Rua Acre – Rua Sacadura Cabral e seu restauro – Igreja de São Francisco da Prainha – Pedra do Sal (uma das nascentes do samba) – a construção do túnel binário do Porto Maravilha – Cais do Valongo/Cais da Imperatriz – os sobrados e o Moinho Fluminense da eterna rua Sacadura Cabral

24 de outubro: Caminhando Entre Luzes no Centro do Rio à Noite

Encontro: quinta-feira – às 20 horas – nos degraus da Casa França-Brasil (junto ao Centro Cultural Banco do Brasil em frente à Igreja de Nossa Senhora da Candelária)

30 de outubro: Viva o Campo de Santana!

Encontro: quarta-feira – 11 horas da manhã – portaria do Arquivo Nacional/antiga Casa da Moeda (Praça da República, 173)

Arquivo Nacional/antiga Casa da Moeda – Rádios MEC am/fm – Faculdade de Direito (ex Senado) – Departamento de Parques e Jardins, no interior do Campo de Santana (portão em frente à Rua Moncorvo Filho / Largo do Caco) - As perspectivas com vistas ao novo Campo de Santana – o papel do Departamento de Parques e Jardins – explorando o interior do Campo de Santana, das festividades e rituais religiosos, do casamento de D. Pedro e da Imperatriz Leopoldina, da aclamação popular de Dom João VI, do samba O Pato de Jaime Silva e Neusa Teixeira gravado por João Gilberto e da Proclamação da República em 1889 – os bustos dedicados a Sinhô e Vicente Celestino, baluartes e honra e glória da música popular brasileira – o ajardinamento de Glaziou

Novembro

3 de novembro
: (Re)conhecendo o Interior do Cemitério do Catumbi

Encontro: domingo – 10 horas da manhã, no portão do Cemitério, Rua Catumbi, 120

Coordenação: Profa. Doutoranda Olga Maíra Figueiredo e Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello

9 de novembro: Descortinando símbolos da Rua do Mercado, Praça XV e arredores

Encontro: sábado – 17 horas (junto à Igreja do Carmo – Praça 15 com Ruas 1º de Março e Sete de Setembro)

15 de novembro: Ordem e Progresso no Rio dos Símbolos Republicanos

Encontro: sexta-feira – 15 horas – portaria da Casa de Deodoro na Praça da República 197 (na confluência da Praça da República, Campo de Santana e Av. Presidente Vargas)

20 de novembro: Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio

Encontro: quarta-feira – 10 horas da manhã – estação do metrô Praça Onze

22 de novembro: Marlene 91 Novembros – Deus Salve a Rainha!

Um roteiro em homenagem aos 91 anos de vida (22 de novembro) da cantora e atriz Marlene

Encontro: sexta-feira – 10 horas da manhã – na portaria do Edifício A Noite (Praça Mauá, 7)

Edifício A Noite – um patrimônio da arquitetura nacional – Rádio Nacional e da soberana Marlene – Praça Mauá e as metamorfoses com vistas às Olimpíadas e ao Porto Maravilha – Terraço do MAR (Museu de Arte do Rio) – os avanços em aterros sobre o mar – o túnel sob o morro de São Bento – a dinâmica da Rua Sacadura Cabral – Rua São Francisco da Prainha – Igreja São Francisco da Prainha – Pedra do Sal, um dos berços do samba, e de João da Baiana, o compositor que ensinou Marlene a sambar como a “Maior” tantas vezes proclamou.

24 de novembro: Domingo no Centro do Rio

Encontro: domingo – às 9 horas e 55 minutos – no alto do morro de São Bento – Rua Dom Gerardo, 40 – 5º andar

27 de novembro: Roteiro Noturno no Centro do Rio a Pé

Encontro: quarta-feira – 20 horas – nos jardins da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro (esquinas de Praça Tiradentes com ruas da Carioca e Silva Jardim)

30 de novembro: Caminhando de Madrugada no Centro da Olímpica e Maravilhosa, Patrimônio Mundial da Humanidade

Encontro: no primeiro minuto da madrugada do sábado 30 de junho (ou seja, de 6ª. feira, dia 29, para o sábado, 30) nos degraus do Theatro Municipal, Cinelândia

————————————————————————————

Grátis - Instabilidade do tempo pode provocar o cancelamento do Roteiro, favor telefonar para confirmar, em caso de dúvida (21 8871 7238)

Lei mais.
  • Conheça o projeto Roteiros Geográficos em nosso post a respeito AQUI

Nenhum comentário:

Postagens populares