Pular para o conteúdo principal

O poder de marketing da dança de salão e sua perpetuação

Por Leonor Costa

Que a dança de salão é vista como uma das mais banais das linguagens do segmento da dança, isso já é bem sabido.

É vista assim tanto pelos “intelectuais” das outras linguagens, quanto pelos patrocinadores culturais. Basta verificar que nas grandes mídias e nos projetos sociais promovidos com verbas públicas o foco é maior para os benefícios físicos e mentais que a dança a dois proporciona.


Ora, analisando bem, toda a arte proporciona tais benefícios. Físicos, também, porque provoca alteração de hábitos, movimentação do corpo, etc. Então por que destacar isso somente na dança de salão, minimizando seu aspecto artístico-cultural?



Minha tese é de que a dança de salão está tão arraigada na nossa cultura (em especial, a do carioca), que há uma dificuldade em entendê-la como uma manifestação cultural distinta. Ela é diferente do ballet, para o qual há uma formação muito específica e que exige grande infraestrutura (grande palco, repertórios clássicos, orquestração). É diferente, no extremo oposto, às danças folclóricas, que requerem dedicação de seus mestres para que não caiam no esquecimento.



Essa cultura se manifesta em qualquer lugar no qual a música estimule um casal a se entrelaçar e se embalar. Por isso ela encanta, por isso os meios de comunicação a colocam em quadros de tv, em núcleos de novelas e em programas de variedades (no fechamento desta edição, Fátima Bernardes anunciava mais uma matéria de dança em seu programa, desta vez com Álvaro Reys e Andressa Soares).


Se consideramos seu aparecimento nos salões, mesmo que ainda não tão entrelaçada como a partir do século 19, podemos afirmar que essa linguagem de dança veio antes das demais (ballet, contemporâneo, jazz, streetdance, funk e até algumas danças folclóricas) e a forma como ela se desenvolveu lhe dá um conteúdo extra de grande valia, que é o histórico-social. Isso nos ajuda a entender porque dança social (como era conhecida a dança de salão quando surgiu), comportamento, etiqueta e moda estão tão interligados e despertam as atenções quando abordados de forma conjunta, como os recentes destaques na imprensa para o livro de Elaine Reis e para meu artigo na Revista de História da Biblioteca Nacional.


O mesmo já havia acontecido há dois anos atrás, quando lançamos o Prêmio Cultura da Dança de Salão para as comemorações dos 200 anos. (Só para lembrar, o marco foi assunto em matérias de jornais, revistas e reportagens na tv, além de um documentário sobre os 200 anos, na Tv Brasil, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso.)


Da mesma forma, esperamos, ano que vem, conseguir as mesmas atenções, ao escolher como temática para o 4º Prêmio Cultura da Dança de Salão o marco histórico dos 125 anos do último baile imperial (na Ilha Fiscal, seis dias antes da proclamação da República).

É o poder de marketing da dança de salão contribuindo para sua perpetuação.

Legendas das fotos:
  • O poder de marketing da dança de salão: de cima para baixo, folder do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, com a mostra coreográfica do Prêmio Cultura da Dança de Salão; Revista de História da Biblioteca Nacional, com o artigo de Leonor Costa; nota na Veja Rio a respeito do artigo; e repercussão na imprensa de Belo Horizonte, do livro de Elaine Reis, editado pela AMAragão Edições (Jornal Hoje em Dia e Veja Belo Horizonte). Em comum, a associação da dança com comportamento e conduta social.


Leia mais:
  • Clique AQUI para acessar a página do Prêmio Cultura da Dança de Salão
  • Clique AQUI para acessar as postagens sobre Elaine Reis
  • Clique AQUI para acessar a postagem sobre a mostra coreográfica de dança de salão no MHEx/FC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************