Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar este blog. PARA FOTOS, CLIQUE NA ABA "FOTOS" ABAIXO DA LOGO DESTA PÁGINA

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Conferência Municipal de Cultura do Rio, valeu!

Por Denise Acquarone (originalmente publicado na ed. 72, set/13, do Jornal Falando de Dança)

A Conferência Municipal de Cultura (CMC) do Rio aconteceu, finalmente, dias 5 e 6 de agosto, no Imperator, Méier. A CMC é o primeiro passo do processo de implementação do Sistema Nacional de Cultura aqui no Rio de Janeiro. Por isso, era imperativo que ela fosse realizada em tempo hábil, para que não perdêssemos os prazos estabelecidos pelo Ministério da Cultura para a formulação de propostas e eleição dos delegados municipais. 


Os delegados municipais de cultura representarão o Rio na Conferência Estadual de Cultura do estado, já marcada para 21/09 e, mais tarde, na Conferencia Nacional, em Brasília. 

Com as Conferências referendadas e nosso Conselho Municipal de Cultura em funcionamento podemos começar agora o processo de organização do Plano Municipal de Cultura e assim estarmos, de fato, nos incluindo dentro do Sistema Nacional de Cultura.

O Conselho Municipal de Cultura do Rio, para o qual fui eleita, representando o segmento da dança, fez parte da Comissão Organizadora da Conferência, junto com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Participei ativamente, ao lado de vários companheiros da dança, dos debates e da preparação para a Conferência, e pude constatar a garra e o empenho dos profissionais da dança inscritos para os trabalhos. 

Profissionais esses com quem venho convivendo há vários meses, em reuniões e encontros onde estudamos e sistematizamos várias propostas para o desenvolvimento da dança no município do Rio. Esse material foi resgatado dos encontros setoriais realizados em 2011, pela própria SMC. Visando a este trabalho - e a todos os outros que virão, como as demandas do Conselho Municipal, depois o do Estadual e do Colegiado Setorial - foi criado o Fórum Permanente de Dança do Rio, a exemplo de fóruns que já acontecem em outros estados.

Um dos grupos de trabalhos formados na CMC,
para trabalhar um dos eixos temáticos propostos
O Fórum do Rio é um canal aberto de diálogo permanente, não possuindo vinculo com nenhuma instituição, a não ser com sua própria categoria (em conexão com diversos movimentos que existem pela cidade), itinerante, que tem se mostrado um belo exemplo de sociedade civil organizada.

A delegação, eleita na Conferência Municial de Cultura, está perfeitamente capacitada para defender as nossas propostas na Conferência Estadual, pois todos se envolveram no complexo processo de preparação e estudo do material. Estarei também presente, acompanhando cada fase, como Delegada Nata pelo Colegiado Setorial de Dança.

Após todo o trabalho de preparação e dois exaustivos dias de conferências, posso afirmar, com toda a certeza: valeu a pena! Mesmo com as dificuldades que já conhecemos, fizemos o difícil, porém construtivo, trabalho de propor um caminho. O documento da Conferência Municipal do Rio é uma proposta conjunta, escrita a várias mãos, mentes, linguagens e territórios. E esta é a ideia, estarmos juntos. 

Não como segmentos, mas como cidade! Para a Cultura, sempre tão segmentada, é um difícil exercício, nos olharmos como iguais. Mas estamos aprendendo. E vendo que, juntos, é muito melhor! Vamos em frente, para a próxima etapa!

Denise Acquarone é diretora-secretária do SPDRJ, membro do Conselho Municipal de Cultura e representante regional do Colegiado Setorial de Dança do MinC (macrorregião sudeste).

Nenhum comentário:

Postagens populares