Pular para o conteúdo principal

I Encontro de Pesquisa: Processos Têxteis para o Corpo em Movimento


O SENAI CETIQ e a Secretaria Municipal de Cultura convidam os artistas, bailarinos, criadores e pesquisadores da área da dança para a I Encontro de Pesquisa: Processos Têxteis para o Corpo em Movimento, realizado entre os dias 30 de julho a 02 de agosto, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

O evento, criado a partir da parceria com o Curso de Tecnologia em Produção de Vestuário e de Bacharelado em Artes, Figurino e Indumentária do SENAI CETIQ, propõem uma troca de experiências entre artistas, criadores e bailarinos da área da dança e técnicos e especialistas em moda, para a investigação das tramas, tecidos e figurinos criados e utilizados na composição de uma performance de dança, levantando suas possibilidades, suas funções e suas inovações. 

Trata-se de um encontro no qual serão levantadas e discutidas as experiências sobre as demandas e as soluções que existem na conceituação do uso de um figurino para a dança, tanto pelo lado conceitual de sua utilização em um espetáculo, quanto na sua função prática no dia a dia do bailarino.

Conheça as diversas possibilidades tecnológicas na criação de tecidos e figurinos específicos para as demandas da dança e do corpo em movimento!

Público-alvo: criadores, coreógrafos, bailarinos e técnicos na área da dança e técnicos na criação e desenvolvimento de figurino.

Faça sua inscrição AQUI

Veja a seguir a programação completa

Dia 30 – Terça Feira

10h - Apresentação da proposta:

Sendo o primeiro contato com o grupo, acredito que aqui seja necessário ouvir:

- Depoimento de artistas e bailarinos sobre as pesquisas e trabalhos que estão desenvolvendo. Apresentação de suas partituras corporais, ainda sem interferência.


11h30min - Palestra demonstração, Professora Rosa Marly, draping e criação de formas para corpos que se movimentam;

12h30 – Intervalo para almoço.

14h30min – Segundo movimento:

Professores e alunos do Senai reúnem-se para preparar material para intervenção. Será necessário dispor de tecidos com caimentos e pesos variados. Sugiro trabalhar com tecidos em branco.

Partindo de exercícios livres de composição e construção de formas, bailarinos residentes, professores e alunos constroem pequenas partituras corporais e estudam as relações entre formas, vestibilidade e movimentos.

17h – Terceiro - Os grupos de trabalho da manhã relatam suas experiências e conclusões preliminares. Abre-se para debate;

- Os grupos de trabalho da manhã relatam suas experiências e conclusões preliminares. Abre-se para debate;

Grupos de trabalho mistos investigam os problemas de maior interesse surgidos nos movimentos segundo e terceiro;

19h30min – Quarto movimento: Conclusões finais, primeiro dia.

Dia 31 – Quarta Feira

10h - Quinto movimento: Leitura de relatório do primeiro dia. Os participantes discutem os relatos e decidem as linhas de trabalho, do dia.

11h – Sexto movimento: - Artistas e bailarinos selecionam trechos de vídeos de trabalhos anteriores e de outros coreógrafos para alimentar a criação de propostas. Formam-se grupos de trabalho mistos, para dar sequência às investigações levantadas no primeiro dia.

15h – Sétimo movimento: Partindo de uma proposição a ser apresentada somente na hora, os grupos de trabalho devem unir trabalho coreográfico e construção de formas num produto experimental que discuta as relações entre figurino e corpos em movimento; para isso teremos disponíveis máquinas de costura e mesas de modelagem;

17h – Oitavo movimento: Palestra sobre cor, luz e forma. Professores Paloma Carvalho, Manoel Friques e João Cícero Bezerra;

18h – Nono movimento - grupos de trabalho mistos dão continuidade às experimentações iniciadas no oitavo movimento, incluindo o problema da cor e do espaço cênico;

Dia 01 - Quinta Feira

10h – Décimo movimento: Palestra Professor Ney Madeira sobre processo de criação de figurino para dança;

11h30min – Décimo primeiro movimento: Formam-se grupos de trabalho para livre experimentação de linguagens, formas, movimentos e construção de figurinos para corpos em movimento;

Os movimentos seguintes se desdobrarão dos movimentos anteriores, a ideia é criar um processo de criação colaborativo que favoreça o trânsito de bailarinos, bem como de figurinistas e tecnólogos em produção de vestuário, de um grupo de trabalho ao outro, diluindo as fronteiras de autoria e intensificando os sistemas de troca e compartilhamento das competências.

12H30min – Intervalo para almoço;

14H30min – Retomada do trabalho;

19h30min – Conclusões dos dias 31 e 01.

Dia 02 – Sexta Feira

10h – Leitura e discussão dos relatórios

11h - Penúltimo movimento: Finalização dos produtos;

12H30min – Intervalo para almoço;

14H30min – Retomada do trabalho;

17h – Movimento final: apresentação final dos produtos;

19H30min - apresentação das impressões gerais sobre o processo e da proposta de formação de um grupo permanente de estudos sobre figurino para dança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dançando na natureza: Pousada Faraó

Dia 31/05 fomos tomar café da manhã com Margarida Mittelbach, na Pousada A Marca do Faraó, em Cachoeiras de Macacu.





Uma promessa antiga agora cumprida, pois há muito a Margarida nos convida para conhecer as instalações de sua pousada, onde organiza trimestralmente um final de semana com oficinas de dança, bailes e atividades de lazer.








Realmente, um lugar aprazível, com lago com caiaque, lago para pesca, cachoeira, rios, boliche, sauna, jogos de mesa, enfim, toda uma infra-estrutura de pousada.











Mas, como estamos tratando com amantes da dança, todas essas opções de lazer eram supérfluas pois o que importava mesmo eram as aulas, em três ambientes distintos, onde se revezaram os professores Juarez (Itaguaí), Edu Cigano (Friburgo), Carlinhos (Jaime Arôxa Niterói), Valdeci de Souza e Jimmy de Oliveira.

Circulando: aniversário de Renata Peçanha

Dia 24/05/08 a professora Renata Peçanha comemorou seu aniversário com um super baile no CIB, em Copacabana.


Nossa musa do zouk fez várias apresentações com parceiros variados...


... dentre os quais, o dançarino Kiko.


Além de sua cia de dança, outros profissionais abrilhataram sua festa com apresentações especiais, como Fernando Schellemberger e Nayara Mello, campeões de salsa...


... e o professor vencedor da Dança dos Famosos V, Alvaro Reys, que fez duas apresentações com sua partner Helena Fernandez.

Além do Jornal Falando de Dança, vários representantes da imprensa especializada estavam presentes.

Destacamos aqui o trabalho de 4 jovens que se juntaram para fundar mais um site dedicado à divulgação dos eventos de nossa comunidade - o Arrasa no Blog -, responsável pela maioria das filmagens que reproduzimos a seguir.

Veja nosso photo-album AQUI.Veja mais fotos deste evento no Arrasa no Blog.Próximo evento de Renata Peçanha será o Zouk 14, a partir das 22h, em sua academia, no Centro do Rio.…

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões

Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes.

Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris.
.
Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris p…