Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

terça-feira, 18 de junho de 2013

Alô, alô, dançarinos, prefeitura do Rio promoverá grande Arraiá no Parque de Madureira


Não faça feio nessa festa: ainda temos duas oficinas gratuitas de quadrilha no Sesc | Madureira, nos sábados 22 e 29/06!

Em reportagem neste domingo, dia 16/07, do jornal O Globo, as quadrilhas juninas foram destaque, com menção a uma festa junina que será realizada no Parque de Madureira, com o patrocínio da Prefeitura do Rio, e falando sobre o projeto de lei para tornar a quadrilha junina patrimônio cultural imaterial do Rio.

Quadrilha, patrimônio cultural do Rio
Quanto a esta novidade (quadrilha patrimônio cultural do Rio), na mais justo. Afinal, foi aqui que as quadrilhas, como manifestação folclórica, começaram, quando o povo passou a imitar os festejos dos casamentos da nobreza, onde príncipes, princesas e nobres em geral dançavam quadrilhas francesas com as melhores orquestras de baile, ostentando plumas, babados e muitas joias.

Aliás, até a primeira década do século 19, dançar quadrilha (não a caipira, claro) ainda era muito comum em casamentos do interior, como podemos ver no clipe do filme "Tico-tipo no Fubá", estrelado pela então exuberante Tônia Carrero, lindíssima nos anos de 1950. O filme conta de forma romanciada a vida de Zequinha de Abreu, autor do famoso chorinho tico-tico no Fubá, da década de 1910. No filme, que pode ser visto na íntegra AQUI , há uma cerimônia de casamento em que a quadrilha é dançada pelos convidados. 

Veja abaixo o clique, e aguarde ou avance para a posição 07m30s.



Aproveite para observar as vestes, o momento em que o cavalheiro tira o lenço da lapela para tocar a dama com ele, e o ritmo ainda não tão animado quanto o das atuais quadrilhas juninas:


E neste trecho do filme, veja como os bailes carnavalescos eram dançados a dois no salão e como os casais dançam esse chorinho:

Leia mais:
  • Acompanhe AQUI nossos posts com a tag "Um pouco de história" (da dança de salão, claro).
  • AQUI, nossa postagem sobre a história das quadrilhas.
  • AQUI, nossa postagem sobre o troféu que será oferecido pelo Jornal Falando de Dança após a apresentação do quadrilhão do Sesc, cujas oficinas, gratuitas, estão acontecendo todos os sábados de junho/2013.

Nenhum comentário:

Postagens populares