Pular para o conteúdo principal

Lindy hoppers roubam a cena em programa de Fátima Bernardes


No final de abril o programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, apresentou como atração a banda Os Alquimistas, liderada por Gaspa (ex Ira!) e especializada em rockabilly, ritmo também conhecido como "surf rock", do qual Elvis Presley foi um dos expoentes. No meio da apresentação da música Paralyzed, canção de sucesso de Elvis, o grupo Rio Hoppers fez uma performance de improviso. Quem assistiu ao clipe do programa pôde perceber que a apresentadora ficou visivelmente impressionada com a dança, tanto que comentou: "só não dancei porque estou de salto alto". 

  • Veja AQUI o clipe desse momento: 

O tema do quadro era rockabilly, mas a atuação dos lindy hoppers fez com Fátima aproveitasse o gancho da apresentação e pedisse para Denise Serpa falar sobre a dança - e até passou um clipe com o show dos professores do BSOE, no Lapa 40 Graus. Depois, a apresentadora chamou alguns entrevistados ao palco para que Denise e Luiz Cláudio lhes ensinassem um "passinho básico". Ao final do quadro sobre rockabilly, a banda tocou mais uma música e o grupo voltou ao palco, fechando o programa em clima de baile. Claro que o aulão de Denise e Luiz já estava previamente combinado com a produção, mas é certo que, se o Rio Hoppers não tivesse feito bonito, a apresentadora rapidinho encerraria aqueles minutos de fama. 

  • Veja AQUI o aulão de lindy: 

Denise Serpa, Luiz Cláudio Martins e o grupo HopAholic, de São Paulo, organizam anualmente, em outubro, o Brazil Swing Out Extravaganza (BSOE), ora no Rio (2011), ora em Sampa (2012), com o apoio do Rio Hoppers. E este ano o BSOE será novamente no Rio, trazendo grandes nomes internacionais para workshops e apresentações. Nesta terceira edição já estão confirmadas as presenças dos professores Kevin St Laurent e Jo Hoffberg, além de uma lenda viva do lindy, Dawn Hampton, em plena atividade aos 84 anos.

  • Veja AQUI nossa cobertura da primeira edição deste evento, com a participação da americana Norma Miller, de 92 anos 

O espaço aberto no programa para a apresentação de dança a dois evidencia o potencial da dança de salão como espetáculo. Não à toa, o quadro Dança dos Famosos tem a maior audiência no Programa do Faustão, o que o SBT tenta repetir com a inauguração em junho de um quadro de concurso de dança.

Ver casais dançando sempre atrai atenção. Isso pode mexer com o ego de alguns artistas da atração principal. Cantores como Elymar Santos e Agnoldo Timóteo, por exemplo, deixam claro para seus contratantes que não querem pista de dança em seus shows. Aliás, como terá se sentido o líder da banda quando Fátima virou-se e falou: "dá pra tocar alguma coisinha aí pra facilitar a aula?". 

Apresentaram-se no programa da Fátima Bernardes: Cinthia Santos; Denise Serpa; Gabriela Borges; Jorge Oliveira; Luana Perrota; Luiz Claudio Martins; Marina Valladão; Francisco Nogueira (grupo HopAholics de SP)

Acesse o site do Brazil Swing Out Extravaganza: www.brasilswingout.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...