Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Yolanda Braconnot: a luta para salvar a AAVI


Dia 08/05/13 uma pequena assembleia seguida de coquetel comemorou os 63 anos de fundação da Associação Atlética Vila Isabel. Durante esses anos, o clube foi uma referência no bairro, suas equipes esportivas se destacavam em campeonatos, e esteve intimamente ligado à história do bairro que lhe dá o nome. 

Hoje o bairro cresce vertiginosamente e o clube é um dos poucos locais ainda disponíveis para grandes encontros culturais.

O Vila, porém, periga acabar. Além de enfrentar as dificuldades financeiras para se manter, pelas quais estão passando os grandes clubes, com raríssimas exceções, a AAVI teve seus terrenos arrematados em leilão, para dar lugar a mais um grande empreendimento imobiliário no bairro. 

A perseverança de sua presidente e a dedicação da atual diretoria, porém, conseguiram encontrar uma saída para impedir a demolição do clube. É sobre essa luta que Yolanda nos fala nesta entrevista.

Sua gestão foi marcada por muita luta para preservar a AAVI, que teve seus terrenos arrematados em leilão para saldar dívidas cobradas judicialmente. Como foi isso? Legalmente, como está a situação do clube?

As dívidas que geraram os leilões foram na área cível (uma janela que caiu em 2004 e uma dívida do clube com um diretor contraída em 2000). 

Dois dos três terrenos que compõem as instalações do clube foram leiloados e arrematados: um leilão em 2009 e outro em 2010. Quando voltei à presidência do clube, em setembro de 2011, quase ninguém acreditava na possibilidade de mantermos o clube. 

Eu costumo dizer que, felizmente, não me deixei contaminar pelo pessimismo geral e abri três frentes de ação: na área da justiça, na área política e na religiosa, pedindo muita ajuda e proteção a São Jorge. Na área da justiça conseguimos nestes dois anos cassar os mandados de imissão na posse, conseguidos pelos arrematantes. 

Infelizmente, nesta área jurídica, não podemos hoje fazer mais nada, além de retardar a posse dos terrenos. Na área política, consegui, em fevereiro de 2012, ser recebida pelo prefeito Eduardo Paes que, no dia 5 de março do mesmo ano, assinou o Decreto 35.186 que estabelece a utilidade pública de nossos endereços, para fins de desapropriação. 

Esta é hoje a nossa única chance de salvar a AAVI. Neste momento estamos acompanhando e tentando apressar o processo de desapropriação. Os arrematantes sabem que não poderão construir nenhum empreendimento em nosso espaço e, sendo assim, o que desejam é o ressarcimento do que pagaram nos leilões.

Por que a preservação do clube é importante para o bairro?

Além de ser, hoje, um dos poucos espaços ainda existente no bairro para atividades esportivas e sociais de grande porte, há o aspecto histórico e social. A atividade social do clube em décadas passadas foi muito importante para os moradores de Vila Isabel. 

Pessoas se conheciam aqui, casavam aqui, traziam seus filhos para praticar esportes aqui, suas filhas debutavam aqui. Ainda hoje é muito comum encontrar pessoas que estudaram no clube (aqui funcionava um maternal e um jardim de infância). 

O clube permite a integração de pessoas de diferentes idades e interesses, com seus eventos culturais, sociais e desportivos, muitos sequer pegam condução. 

Temos serviços relevantes para a comunidade, como posto em campanhas de vacinação e zona eleitoral, além de oferecer atividades gratuitas em projetos sociais, como os projetos Viver Melhor e Suderj 2016.

Qual sua estratégia para que o clube seja autossustentável, já que é notória a crise nos clubes com a baixa arrecadação da contribuição associativa?

Realmente não conseguiríamos sobreviver apenas com a contribuição de mensalidade de sócios. Precisamos cada vez mais nos reinventarmos. 

Na AAVI fazemos parceria para realização de grandes eventos, como o do Celebrare, dia 25 de maio, e diversos shows com artistas e grupos de renome.

Que atividades o clube oferece aos associados?

Piscina, sauna, aula de dança de salão, natação, hidroginástica, ballet, jazz, sapateado, alongamento, tai chi chuan, judô, jusjitsu, escolinha de futsal. Os sócios têm desconto em todas as atividades.

E para quem gosta de dançar, como está a programação?

Temos programação para todos os gostos. Às sextas temos o Botequim do Noel, com o Grupo Luminoszidade, a partir das 21h. Aos sábados temos os bailes de dança de salão, das 18h30 às 22h30. 

Aos domingos temos nosso almoço dançante com música ao vivo, das 13 às 17h. No segundo sábado do mês temos o Flashback in Vila e, no terceiro sábado, teremos, a partir de julho, o Vila Black Charme.

Mais alguma declaração?

É um grande prazer fazer parte desta edição do Falando de Dança, que é um veículo importantíssimo para os amantes da dança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************