Pular para o conteúdo principal

E entramos no mês dos bailes temáticos caipiras!


Por mais marmajões que sejamos, a gente sempre recorda com carinho e nostalgia as festas juninas de infância e qualquer deixa é a oportunidade para revivê-las, com discretos adereços ou mesmo investindo em traje a caráter. As academias e promoters de baile, claro, não deixam escapar a oportunidade para turbinar seus bailes com o tema, enfeitando os salões e oferecendo até comidas típicas.

Um pouco de história
A festa junina é uma comemoração originada da Festa Joanina, festejo europeu em homenagem ao nascimento de São João Batista. Trazida pelos portugueses, ela virou festa muito tradicional por aqui, principalmente no interior, sempre com muita fogueira (que ancestralmente servia para afastar as pragas e trazer boa colheita), fotos e bombinhas (para afastar os maus espíritos) e balões (que subiam ao céu levando pedidos aos santos).
A maior de todas as festas juninas do Brasil acontece em Campina Grande, na Paraíba, embalada pelo som do forró, verdadeiro show à altura de nossos desfiles de Carnaval. Já no Sudeste predominam as músicas de quadrilha, sotaque mineiro e muita comida típica.

Caipiras nas academias
Como acontece todo ano, várias academias aproveitam o tema das festas juninas e julinas para fazer bailes temáticos. Mais um motivo para confraternização e brincadeiras. Nem sempre se consegue a adesão total das pessoas aos trajes, é verdade. Isso dependerá muito do entrosamento entre os frequentadores do baile.

Programação dos bailes temáticos e de forró
Listamos aqui os bailes já agendados que nos foram notificados. Toda semana, até julho, voltaremos aqui para atualizar a postagem:
  • Dia 15/06: Festa Junina-Prasiakabar, com Trio Timbó (ao vivo) a partir das 20h
  • Dia 28/06: baile temático caipira do Espaço X da profª Stelinha Cardoso (traje típico opcional), com dj Márcia Cardoso e dança de quadrilha.
  • Dia 29/06 : baile temático caipira no Helênico A. C. (tarde dançante de sábado), com banda Novos Tempos a partir das 16h (abertura do salão às 13h com dj Elcio e almoço opcional)
  • Dia 13/07: baile caipira do Sesc | Madureira, com apresentação de quadrilha junina
  • De 25 à 28/07: Baila Costão 2013, informações 7869-6874
Workshop de quadrilha caipira grátis, no Sesc | Madureira
O Sesc promoverá oficinas de quadrilha caipira durante todos os sábados de junho (dias 01-08-15-22-29/07/13) na unidade Madureira, das 14 às 16h. O evento é uma produção da AMAragão Eventos e tem como coordenadora a professora Hosânia Nascimento. Os participantes receberam certificado do Sesc e a academia de dança que inscrever representantes receberá uma moção de congratulação. O Jornal Falando de Dança oferecerá um troféu à sinhazinha e ao sinhozinho melhor caracterizado na apresentação do grupo, que acontecerá no baile caipira do dia 13/07. Saiba mais no post sobre este assunto (tag Sesc). 

Festa junina made in Brazil
A tradição de se comemorar São João e fazer a brincadeira da quadrilha está tão forte nos costumes do brasileiro, que o acompanha até quando ele fixa residência no exterior, como mostramos para os leitores neste vídeo postado no YouTube, de uma festa junina em Connecticut, Estados Unidos (reparem o comando em inglês, muito engraçado):

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...

Campeões do IX Baila Duo – Concurso de duplas de dança de salão

Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, Gutto Heinzen e Thaís Vieira, de Florianópolis, respectivamente nas categorias profissional e amador, venceram o IX Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão. O campeonato realizado no dia 21/4 no centro de convenções do Majestic Palace Hotel integrou a programação da XIII Mostra de Dança de Salão – Baila Floripa, que reuniu desde sexta-feira (18/4) cerca de quatro mil pessoas de diversas regiões do Brasil para uma agenda de workshops, espetáculos e bailes. A disputa coordenada por João Biasotto e Marlon Marian foi dividida em duas etapas, começando pelas eliminatórias de manhã com oito casais em cada categoria. Os concorrentes de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Volta Redonda (RJ) foram avaliados pelos professores Juliana Magalhães e Léo Fortes, do Rio de Janeiro; Brenda Carvalho e Jota Junior, de São Paulo; e Jall Martins, de Curitiba. Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, 1...