Pular para o conteúdo principal

E entramos no mês dos bailes temáticos caipiras!


Por mais marmajões que sejamos, a gente sempre recorda com carinho e nostalgia as festas juninas de infância e qualquer deixa é a oportunidade para revivê-las, com discretos adereços ou mesmo investindo em traje a caráter. As academias e promoters de baile, claro, não deixam escapar a oportunidade para turbinar seus bailes com o tema, enfeitando os salões e oferecendo até comidas típicas.

Um pouco de história
A festa junina é uma comemoração originada da Festa Joanina, festejo europeu em homenagem ao nascimento de São João Batista. Trazida pelos portugueses, ela virou festa muito tradicional por aqui, principalmente no interior, sempre com muita fogueira (que ancestralmente servia para afastar as pragas e trazer boa colheita), fotos e bombinhas (para afastar os maus espíritos) e balões (que subiam ao céu levando pedidos aos santos).
A maior de todas as festas juninas do Brasil acontece em Campina Grande, na Paraíba, embalada pelo som do forró, verdadeiro show à altura de nossos desfiles de Carnaval. Já no Sudeste predominam as músicas de quadrilha, sotaque mineiro e muita comida típica.

Caipiras nas academias
Como acontece todo ano, várias academias aproveitam o tema das festas juninas e julinas para fazer bailes temáticos. Mais um motivo para confraternização e brincadeiras. Nem sempre se consegue a adesão total das pessoas aos trajes, é verdade. Isso dependerá muito do entrosamento entre os frequentadores do baile.

Programação dos bailes temáticos e de forró
Listamos aqui os bailes já agendados que nos foram notificados. Toda semana, até julho, voltaremos aqui para atualizar a postagem:
  • Dia 15/06: Festa Junina-Prasiakabar, com Trio Timbó (ao vivo) a partir das 20h
  • Dia 28/06: baile temático caipira do Espaço X da profª Stelinha Cardoso (traje típico opcional), com dj Márcia Cardoso e dança de quadrilha.
  • Dia 29/06 : baile temático caipira no Helênico A. C. (tarde dançante de sábado), com banda Novos Tempos a partir das 16h (abertura do salão às 13h com dj Elcio e almoço opcional)
  • Dia 13/07: baile caipira do Sesc | Madureira, com apresentação de quadrilha junina
  • De 25 à 28/07: Baila Costão 2013, informações 7869-6874
Workshop de quadrilha caipira grátis, no Sesc | Madureira
O Sesc promoverá oficinas de quadrilha caipira durante todos os sábados de junho (dias 01-08-15-22-29/07/13) na unidade Madureira, das 14 às 16h. O evento é uma produção da AMAragão Eventos e tem como coordenadora a professora Hosânia Nascimento. Os participantes receberam certificado do Sesc e a academia de dança que inscrever representantes receberá uma moção de congratulação. O Jornal Falando de Dança oferecerá um troféu à sinhazinha e ao sinhozinho melhor caracterizado na apresentação do grupo, que acontecerá no baile caipira do dia 13/07. Saiba mais no post sobre este assunto (tag Sesc). 

Festa junina made in Brazil
A tradição de se comemorar São João e fazer a brincadeira da quadrilha está tão forte nos costumes do brasileiro, que o acompanha até quando ele fixa residência no exterior, como mostramos para os leitores neste vídeo postado no YouTube, de uma festa junina em Connecticut, Estados Unidos (reparem o comando em inglês, muito engraçado):

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dançando na natureza: Pousada Faraó

Dia 31/05 fomos tomar café da manhã com Margarida Mittelbach, na Pousada A Marca do Faraó, em Cachoeiras de Macacu.





Uma promessa antiga agora cumprida, pois há muito a Margarida nos convida para conhecer as instalações de sua pousada, onde organiza trimestralmente um final de semana com oficinas de dança, bailes e atividades de lazer.








Realmente, um lugar aprazível, com lago com caiaque, lago para pesca, cachoeira, rios, boliche, sauna, jogos de mesa, enfim, toda uma infra-estrutura de pousada.











Mas, como estamos tratando com amantes da dança, todas essas opções de lazer eram supérfluas pois o que importava mesmo eram as aulas, em três ambientes distintos, onde se revezaram os professores Juarez (Itaguaí), Edu Cigano (Friburgo), Carlinhos (Jaime Arôxa Niterói), Valdeci de Souza e Jimmy de Oliveira.

A dança como inclusão social

Dia 5, sexta-feira passada, fomos convidados por Sheila Aquino para a pré-estréia do espetáculo "Ensaio Geral”, dirigido a familiares do elenco, imprensa e convidados especiais. A apresentação foi no Teatro do Espaço Criança Esperança, em Ipanema, e inspirou-me a fazer esta matéria especial sobre a impressionante estrutura do local e suas atividades dirigidas à comunidade.

Um local privilegiado
Erguido na encosta do morro do Cantagalo, o edifício que abriga o Espaço Criança Esperança (ECE) do Rio de Janeiro foi o outrora Panorama Palace Hotel, com entrada pela Rua Alberto de Campos 12. Com magnífica vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas e seu entorno, o hotel possuía sete elevadores (hoje com três ainda em funcionamento), quadras, piscinas, salões e teatro.
Com o advento da Revolução Militar de 31/03/1964, os acionistas estrangeiros abadonaram o empreendimento e as dívidas com impostos estaduais e municipais foram aumentando, até que foi a leilão, em 1982. Quando Leonel Brizola foi …

Veja aqui o roteiro de bailes e eventos de julho/18, dos patrocinadores e apoiadores da ed. 130 do JFD

S E G U N D A S
Baile da Melhor Idade do Club Municipal Na Tijuca, todas as segundas, das 16 às 20h. Inf.: 2569-4822 Banda Sol e Mar no Mauá de São Gonçalo Dia 09/07, das 18 às 22h, comemorando o aniversário do prof. Genilton Muniz. Dançarinos de Apoio. Inf. 97353-8170.
T E R Ç A S
Baile da Conceição da Bahia Na Tijuca, Inf.: 2288-2087 / 9-9679-3628. Tijuca Tênis Clube Inf. (21) 3294-9300. Terça dançante da Gaúcha Toda terça, 20h, na churrascaria Gaúcha. Inf. 2558-2558. V. anúncio nesta edição. Baile do Studio de Dança Flávio Marques No Centro do Rio, toda terça, 12h. Inf. 2223-0530 / 9.9745-2305. Baile de tango no Studio Marquinhos Copacabana Às terças, 19h. Inf. 981-795-710.
Q U A R T A S
Quarta dançante na Gaúcha Toda quarta, 20h, na Churrascaria Gaúcha. V. anúncio nesta edição. Inf. 2558-2558. Dançando na Quarta Na Tijuca, Casa dos Poveiros. Inf. 2578-4361 / 7830-3009. Quartas Democráticas Na Lapa, toda quarta, no Clube dos Democráticos, forró ao vivo. Inf. 2252-4611. Baile dos Amigos da Dança, na Taq…