Pular para o conteúdo principal

CIA. NÓS DA DANÇA ESTREIA ESPETÁCULO “AUTORRETRATO “ NO RIO DE JANEIRO

"AUTORRETRATO" Foto: Ricardo Adami

Dos ensaios no Centro Nós da Dança, localizado na principal artéria pulsante de Copacabana (Av. N.S de Copacabana), nasceu o 22º espetáculo da Companhia Nós da Dança, Autorretrato, no qual a dança ganha um olhar de si mesma, através das expressões corporais dos integrantes da companhia. Com direção artística e coreográfica de Regina Sauer, Autorretrato estreia no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro no dia 17 de maio e segue temporada até dia 2 de junho, sempre de quinta a domingo às 19h30, com ingressos a preços populares. A Nós da Dança é a companhia de dança independente mais antiga do Rio de Janeiro, com 32 anos dedicados à dança.

O novo espetáculo trata da construção da autoimagem da Cia. Nós da Dança que se configura a partir dos sonhos, projeções e perspectivas de seus integrantes. Ao todo, são 12 bailarinos: Adriana Salomão, Ana Formighieri, Erika Lopes, Keiton Sistelos, Maicon D’Souza, Luiz Felipe Santos, Marcos Rogério, Patrícia Ruel, Rodrigo Fernandes, Stela Máris, Tatiana Pará e Thiago Manhães.

A concepção parte de fragmentos não isolados, contaminados uns pelos outros, universos individuais que se entrelaçam e estabelecem relações que afetam a percepção de si mesmo e do outro. O corpo entra em cena como instrumento para a percepção e expressão de si mesmo. “O corpo que dança, que expressa o infinito é o mesmo que percebe e impõe os limites, definindo contornos e espaços possíveis ao expressar o universo de cada um e as relações estabelecidas consigo mesmo e com o grupo”, diz Regina.

"AUTORRETRATO" Foto: Ricardo Adami

Pensado e idealizado também por Regina, Autorretrato começou a ser concebido há cerca de 1 ano, com trabalho de pesquisa e laboratório. Os ensaios foram iniciados em fevereiro deste ano, com 30 horas semanais para que a ideia fosse assimilada de forma intuitiva pelo grupo. "Este projeto contou com a colaboração intensa de todos os integrantes da companhia buscando refletir um pouco de cada um na construção deste autorretrato. Desde a produção musical, criação de textos autobiográficos, elaboração do roteiro”, conta Regina.

Depois da estreia no CCBB Rio, o espetáculo corre a cidade e passa pela Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (dia 13 de junho), a Arena Carioca Dicró (de 21 a 23 de junho), o Teatro Municipal Angel Vianna (de 28 de junho a 7 de julho) e pelo Teatro Municipal de Niterói (de 30 de agosto a 1 de setembro).

O espetáculo conta com patrocínio para circulação no Rio de Janeiro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e foi contemplado pelo Fundo de apoio à Dança - FADA 2012

Sobre a Cia. Nós da Dança

A Cia. Nós da Dança, sob direção de Regina Sauer, está presente nos palcos brasileiros desde 1981. Investe na aproximação da dança com o público, contribuindo para a ampliação da plateia, e é com este olhar que participa de festivais e eventos culturais pelo Brasil e no exterior.

Representou o Brasil no Annual International Ballet Festival of Miami (1999, 2000, 2005 e 2008), com "Cirandas, Cirandinhas", músicas de Heitor Villa-Lobos e "Retirantes" , homenagem a Cândido Portinari.

Em 2011 levou o “Bossa Nossa” para o VII Rencontres de Danses Métisses em Cayenne, Guiana Francesa (2011). Recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna (2006), foi selecionada para a Residência Cacilda Becker (2009) e recebeu o Prêmio FADA (2012).


Espetáculo: AUTORRETRATO

Com a Cia. Nós da Dança

Local: Centro Cultural do Banco do Brasil – Rio de Janeiro

Teatro II

De 17 de maio (sexta) a 2 de junho de 2013

De quinta a domingo às 19:30h

Direção Regina Sauer

Gênero: Dança Contemporânea

Classificação: LIVRE

Duração: 80 min.

Endereço: Rua Primeiro de Março 66 – Centro

tel: (21) 3808-2007 – Centro

Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)

Acesso para deficientes

Horário de funcionamento do CCBB: de terça a domingo, das 9h às 21h

Informações ao público: (21) 3808-2007

Site: www.bb.com.br/cultura

Twitter: twitter.com/CCBB_RJ

Facebook: www.facebook.com/CCBB.RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...

Campeões do IX Baila Duo – Concurso de duplas de dança de salão

Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, Gutto Heinzen e Thaís Vieira, de Florianópolis, respectivamente nas categorias profissional e amador, venceram o IX Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão. O campeonato realizado no dia 21/4 no centro de convenções do Majestic Palace Hotel integrou a programação da XIII Mostra de Dança de Salão – Baila Floripa, que reuniu desde sexta-feira (18/4) cerca de quatro mil pessoas de diversas regiões do Brasil para uma agenda de workshops, espetáculos e bailes. A disputa coordenada por João Biasotto e Marlon Marian foi dividida em duas etapas, começando pelas eliminatórias de manhã com oito casais em cada categoria. Os concorrentes de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Volta Redonda (RJ) foram avaliados pelos professores Juliana Magalhães e Léo Fortes, do Rio de Janeiro; Brenda Carvalho e Jota Junior, de São Paulo; e Jall Martins, de Curitiba. Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, 1...