Pular para o conteúdo principal

Saiba detalhes da Mostra de Dança de Salão Infantojuvenil que acontecerá dia 13 de julho no Forte Copacabana!

A Mostra Coreográfica, realizada em parceria com o projeto Interdanças no Forte, integra a grade da programação do 3° Prêmio Cultura da Dança de Salão, este ano dedicado à dança infatojuvenil (jovens até 17 anos).


Objetivo:
  • Oferecer um espaço de exibição não competitiva de trabalhos artísticos infantojuvenis (até 17 anos), com base na dança de salão, desenvolvidos por projetos sociais, professores e cias de dança, promovendo o encontro e a difusão da dança de salão entre os jovens e, dessa forma, contribuindo para perpetuar essa cultura. 
  • Proporcionar momentos lúdicos, não só para a plateia, mas para os jovens envolvidos, promovendo a integração entre os grupos e a troca de experiências.
Realização/equipe técnica responsável:
A mostra coreográfica do Prêmio Cultura da Dança de Salão é uma realização do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, numa produção de Amaragão Eventos em parceria com o projeto Interdanças no Forte e com copatrocínio do Jornal Falando deDança e do Studio Valdeci de Souza.  

Apoiam este evento: site Dance a Dois, site Momentos de Tango, site Agenda da Dança deSalão Brasileira, Resumo Projetos e Produção Culturais, Adriana Gronow Artepara Bailar e Helênico Atlético Clube.

A mostra coreográfica do Prêmio Cultura da Dança de Salão tem orientação pedagógica de João Batista da Silva, professor de dança de salão e educador físico, pedagogo habilitado em gestão escolar, orientação educacional e supervisão escolar, com pós-graduação em metodologia do ensino superior.

Local/data:
A mostra coreográfica será realizada no auditório Santa Bárbara, do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (Av. Atlântica, posto 6), sábado, dia 13/07/2013, pontualmente às 18h, tendo duração de aproximadamente 50 minutos. As senhas começam a ser distribuídas gratuitamente às 17h.
  
Sobre o local:
Em 1987 o Forte de Copacabana deu lugar ao Museu Histórico do Exército com a missão de preservar e divulgar a memória do Exército Brasileiro. Silenciaram os canhões como artefatos bélicos, mas continuaram disparando tiros de cultura e civismo para a sociedade!
   Considerado um dos mais belos cartões postais da Cidade do Rio de Janeiro, este Espaço Cultural do Exército tem como proposta oferecer ao visitante uma ampla programação de cultura e lazer: exposições de longa duração com temas históricos, exposições temporárias com mostras de arte contemporânea, apresentações teatrais, concertos de música clássica e popular, o Café do Forte com a tradicional Confeitaria Colombo e visitas guiadas para escolas e grandes eventos. Isso tudo num clima de segurança e beleza que fazem a diferença, mostrando que cada vez mais o MHEx/FC vem cumprindo com relevância o papel de enriquecer a bagagem cultural de nossos cidadãos. Bem como a integração da sociedade com o Exército Brasileiro. Atualmente o MHEx/FC  recebe mais de  600 mil visitantes por ano.
   O Auditório Santa Bárbara possui ambiente climatizado com capacidade para 99 pessoas em poltronas confortáveis e 45 pessoas em cadeiras de apoio. Possui recursos para teatro, produção multimídia, som e iluminação especial, além de um amplo conjunto de banheiros feminino e masculino. Possui hall de entrada em granito e uma varanda com vista panorâmica para Copacabana.
   O projeto Interdanças – Mosaico Cultural de Dança oferece espetáculos gratuitos de dança, no auditório Santa Bárbara, geralmente no segundo sábado (programação a conferir, na agenda cultural do MHEx/FC).

Como se inscrever na mostra coreográfica do Prêmio Cultura da Dança de Salão:
O coreógrafo deve solicitar sua ficha de inscrição e demais formulários pelo email contato@jornalfalandodedanca.com.br.

Regulamento da mostra de dança: (atenção! atualização de postagem: inscrições encerradas)
1.      Os trabalhos artísticos deverão ter como base os movimentos da dança de salão e os dançarinos deverão ter idade de até 17 anos.
2.      Não haverá seleção para os inscritos. O cadastro será feito por ordem de inscrição até o preenchimento das vagas.
3.      A inscrição é gratuita e a apresentação correrá por conta e risco dos profissionais de dança responsáveis pelos seus respectivos grupos.
4.      A inscrição final deve ser confirmada até 10 de junho, quando deverá ser encaminhado à curadoria (Rua Joaquim Silva 11, sala 408, Lapa, Rio de Janeiro) um envelope contendo as fichas de inscrição dos participantes e a autorização de imagem e som, devidamente assinadas pelos pais (ou responsáveis) dos dançarinos. O prazo final deverá ser respeitado em função do prazo para veiculação do release na imprensa escrita.
5.      O trabalho coreográfico deverá ter a duração de no máximo três minutos.
6.      O trabalho não precisa ser inédito.
7.      Permitida a inscrição de mais de uma coreografia.
8.      A apresentação deverá ser com roupas apropriadas para o evento.
9.      Para maior interação do público, recomenda-se a remessa de um pequeno release (de 500 a mil caracteres) sobre o trabalho coreográfico, a ser lido antes da apresentação.
10.  Vedada a utilização de objetos ou produtos que possam prejudicar a segurança do local ou a apresentação dos grupos subsequentes.
11.  As músicas deverão ser gravadas em cds e deverão ser entregues ao operador de som até 60 minutos antes do início do evento, devidamente etiquetadas com o nome do profissional responsável pelo grupo e o nome da coreografia (um cd para cada música/apresentação).
12.  Oportunamente será estabelecido horário para ensaio de palco antes da apresentação. (A planta do auditório e do palco pode ser acessada AQUI.)

Para os participantes, oferecemos:
1-     Lanche
2-     Medalhas
3-     Certificação
4-     Ingressos vip, para cada participante e seu responsável, para o baile infantojuvenil que acontecerá no Helênico A. C. dia 20/07, das 13 às 16h, e para o baile da entrega da premiação ao seu professor, que começará às 16h.
5-     Brindes: estamos em busca de patrocinadores, para dar um brinde às crianças (camiseta, provavelmente, mas ainda não está confirmado)

Para os professores envolvidos:
1- Certificado de participação na mostra coreográfica, entregue no local, dia 13/07, sábado, ao final da mostra.
2- Cobertura fotográfica do JFD.
3- Marketing de imagem do JFD (divulgação da participação).
4- Divulgação na mídia (JFD impresso e virtual, páginas eletrônicas, release à imprensa e às mídias parceiras).
5- Entrega do troféu 3º Prêmio Cultura da Dança de Salão no Baile do Dançarino, dia 20/7, sábado, no Helênico, com banda Novos Tempos (no intervalo das 18h).
6- Entrega de moção de congratulação, pelo trabalho para perpetuação da arte de dançar a dois junto às novas gerações.

Mais informações:
contato@jornalfalandodedanca.com.br
(21) 9202-6073 / 2535-2377

Acesse a página eletrônica do projeto Prêmio Cultura da Dança de Salão para conhecer os trabalhos realizados nas edições de 2011 e 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dançando na natureza: Pousada Faraó

Dia 31/05 fomos tomar café da manhã com Margarida Mittelbach, na Pousada A Marca do Faraó, em Cachoeiras de Macacu.





Uma promessa antiga agora cumprida, pois há muito a Margarida nos convida para conhecer as instalações de sua pousada, onde organiza trimestralmente um final de semana com oficinas de dança, bailes e atividades de lazer.








Realmente, um lugar aprazível, com lago com caiaque, lago para pesca, cachoeira, rios, boliche, sauna, jogos de mesa, enfim, toda uma infra-estrutura de pousada.











Mas, como estamos tratando com amantes da dança, todas essas opções de lazer eram supérfluas pois o que importava mesmo eram as aulas, em três ambientes distintos, onde se revezaram os professores Juarez (Itaguaí), Edu Cigano (Friburgo), Carlinhos (Jaime Arôxa Niterói), Valdeci de Souza e Jimmy de Oliveira.

Circulando: aniversário de Renata Peçanha

Dia 24/05/08 a professora Renata Peçanha comemorou seu aniversário com um super baile no CIB, em Copacabana.


Nossa musa do zouk fez várias apresentações com parceiros variados...


... dentre os quais, o dançarino Kiko.


Além de sua cia de dança, outros profissionais abrilhataram sua festa com apresentações especiais, como Fernando Schellemberger e Nayara Mello, campeões de salsa...


... e o professor vencedor da Dança dos Famosos V, Alvaro Reys, que fez duas apresentações com sua partner Helena Fernandez.

Além do Jornal Falando de Dança, vários representantes da imprensa especializada estavam presentes.

Destacamos aqui o trabalho de 4 jovens que se juntaram para fundar mais um site dedicado à divulgação dos eventos de nossa comunidade - o Arrasa no Blog -, responsável pela maioria das filmagens que reproduzimos a seguir.

Veja nosso photo-album AQUI.Veja mais fotos deste evento no Arrasa no Blog.Próximo evento de Renata Peçanha será o Zouk 14, a partir das 22h, em sua academia, no Centro do Rio.…

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões

Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes.

Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris.
.
Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris p…