Pular para o conteúdo principal

Plano Estadual de Cultura para o RJ continua aberto à consulta pública, participe!


A minuta do Plano Estadual de Cultura está em Consulta Pública. Qualquer pessoa ou entidade pode enviar comentários, críticas e sugestões, que poderão ser acessados por todos que leiam a página.

O ambiente da Consulta Pública permite dois tipos de comentários:

• Comentários de caráter geral, que não se vinculam a eixos, diretrizes ou estratégias que constam do Plano. 

Acesse o espaço para esse tipo de comentário AQUI

• Comentários de caráter específico e relacionados a eixos, diretrizes ou estratégias. Eles poderão ser postados diretamente no eixo, na diretriz ou estratégia em  questão


Leia mais:

Leia AQUI nossos posts a respeito de políticas públicas para a dança.
Leia AQUI sobre o movimento REAGE DANÇA, que busca maior atenção do poder público para a dança carioca.
Veja AQUI nossa cobertura fotográfica sobre o último encontro da SEC-RJ com a sociedade civil, para discussão do Plano Estadual de Cultura.
Clique AQUI para acessar os debates no site da SEC, a respeito do segmento da dança.
Clique AQUI para ler o artigo UM PLANO PARA A NOSSA CULTURA! da secretária estadual de cultura, Adriana Rattes.

Fonte: Secretaria de Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...

Um pouco de história: sobre sociedades dançantes, clubes recreativos e gafieiras

Dia 22 de agosto de 2012 o Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro publicou dois decretos que contribuirão para a preservação da história da dança de salão carioca.  Por eles, é feita a desapropriação e o tombamento provisório do prédio onde atualmente funciona o Centro Cultural Estudantina Musical, que recentemente perdeu a ação de despejo movida pela Ordem Terceira do Carmo, proprietária do imóvel. Salão da gafieira Estudantina, vendo-se ao fundo seu famoso slongan: "Enquanto houver dança, haverá esperança" Sobre as origens das gafieiras cariocas Na época do segundo império brasileiro, com os bailes da corte se popularizando pela cidade, foram criadas as  SOCIEDADES DANÇANTES , clubes onde se aprendia a dançar e onde se promoviam bailes frequentados por seus associados, vindos das camadas mais abonadas da sociedade carioca. Afinal, é bom lembrar, o baile era um dos poucos locais onde as pessoas podiam ter contato com o sexo oposto de...