Pular para o conteúdo principal

Leia aqui o edital da edição de março do JFD: "Choque de realidade após Carnaval"


Depois da "ressaca" do Carnaval, em que a comunidade da dança de salão se dividiu entre repouso, folia e trabalhos coreográficos para os festejos de Momo, o ano finalmente começou de fato para os produtores culturais e diretores de academia. Infelizmente, com o pé esquerdo.

O triste episódio do incêndio na boate Kiss (Santa Maria, RS) se, por um lado, lançou holofotes nas condições de insegurança de muitos locais de grande frequência de público, por outro lado, pegou desprevenidos aqueles que já estavam acostumados com o "jeitinho" carioca de ir levando a vida. 

Em consequência, muita programação dançante teve que ser cancelada após o Carnaval, ou remanejada às pressas para outros locais. 

Para aqueles que realizam espetáculos, bailes e outros conteúdos artísticos, isso muitas vezes representou perda de investimento, lucros cessantes e, na melhor das hipóteses, gastos adicionais com remanejamento ou adaptação de espaços.

Este é o tema principal desta edição, abordando a preocupação de uma parcela de nossos produtores culturais e profissionais da dança com o fechamento dos espaços públicos, que evidenciou um problema sério de sucateamento dos locais destinados a manifestações culturais.

O foco principal na mídia está sendo o fechamento de teatros e casas de shows, mas em nosso segmento cultural sabemos que há muito tempo clubes onde são promovidos bailes regulares - e até algumas academias e quadras de lazer - carecem de manutenção e adaptação às normas técnicas e de segurança para atendimento ao público.

Torçamos para que esse susto inicial gere uma conscientização por parte dos diretores de clubes de que algo precisa ser feito para melhorar as condições ambientais e até sanitárias de seus estabelecimentos. E que os frequentadores desses locais e produtores culturais não fechem os olhos para o estado de abandono que observamos. Afinal, são nossas vidas em jogo.

Mas, como notícias de nosso segmento e entretenimento são os principais focos deste informativo cultural, não falamos só de política neste número. Já na capa, destacamos o início do ciclo de workshops e congressos, como o do Marquinhos do Forró. E fazemos justa homenagem aos primeiros colocados nas três categorias do concurso virtual de fantasias do Jornal Falando de Dança. Este ano a participação foi muito maior, o que nos anima a planejar algo mais elaborado para o próximo ano, como uma ala personalizada no bloco Alegria Sem Ressaca e um desfile de fantasias.

Outro destaque de capa é o anúncio da comemoração do Dia do Dançarino 2013 e a terceira edição do Prêmio Cultura da Dança de Salão, ambos confirmados para acontecer no próprio dia da efeméride, 21 de julho.

Na seção "fique por dentro" os leitores encontram "pílulas" de informações diversas, desde a performance dos professores de dança de salão no Carnaval até os próximos grandes eventos de dança de salão, passando por dicas culturais fora da nossa seara. E, claro, muitas indicações de onde aprender e dançar a dois. Porque dançar é muito bom!

_______________

Leonor Costa é editora do JFD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************