Pular para o conteúdo principal

Extra, extra, extra: reunião da dança nesta quinta, 07/03, no Centro Coreográfico

Conforme informado no banner veiculado no facebook, o movimento Reage Dança convoca a classe da dança para discutir projetos para o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (CCoRJ) e para a dança em geral.

A reunião será dia 07/03, quinta-feira, 19h, no CCoRJ e será de grande importância que a dança de salão se faça presente através de seus profissionais, diretores de academias e diretores de cias de dança - sobretudo aquele que usam ou pretendem usar o CCoRJ em seus projetos futuros!

O que é o movimento Reage Dança
Este movimento nasceu espelhado no movimento Reage Artista, e teve como estopim a notícia de que o atual secretário municipal de cultura, Sérgio Sá Leitão, teria extinguido a gerência de dança da SMC, criada por seu antecessor, e planejava fazer alterações na estrutura do Centro Coreográfico e nos fundos de apoio à cultura, dentre os quais o FADA (Fundo de Apoio à Dança). Tais conclusões foram tiradas a partir de email circular da então gerente de dança da SMC, Diana De Rose, que pode ser lido AQUI, que era acompanhado de relatório sobre as atividades da gerência de dança desde sua criação (leia AQUI).
   Integrantes da comunidade da dança carioca se reuniram, então, dia 20/02, no Studio Casa de Pedra para traçar linhas de atuação em prol da dança. Dessa reunião ficou decidido: (1) a formação de um grupo incumbido de elaborar um manifesto ao secretário Sá Leitão; (2) o pedido de reunião com o secretário; (3) uma manifestação pacífica e sem som, na frente do prédio administrativo da prefeitura, duas horas antes da reunião, com o objetivo de demonstrar a legitimidade da comissão e o apoio da classe ao manifesto que seria entregue.
   Como resultado da reunião na SMC, dia 26/02, Sá Leitão propôs que a classe se reunisse e elaborasse um documento expondo o que desejariam em termos de políticas públicas para a dança carioca e para o CCoRJ.

Proposta a ser discutida nesta quinta, dia 07/03 no CCoRJ
Roberto Anderson, integrante do movimento Reage Dança, fez circular um texto para servir de base para as discussões no CCoRJ e para a elaboração do texto a ser entregue ao secretário municipal de cultura.

Fique por dentro:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************