Pular para o conteúdo principal

Movimento REAGE, ARTISTA luta contra o sucateamento dos equipamentos culturais da cidade do Rio




Artistas das mais variadas áreas da cidade se reuniram no dia 6 de fevereiro para um protesto contra o sucateamento dos teatros na cidade.

A manifestação foi chamada após a notícia de que o prédio sede da Prefeitura, conhecido como Piranhão, não tem alvará para funcionamento.

Indignados com a política de "primeiro fecha e depois pergunta", anunciada pelo prefeito sobre as condições de funcionamento de uma série de espaços culturais na cidade, após a tragédia de Santa Maria, os artistas se reuniram na frente da prefeitura como um primeiro ato para reivindicar uma política de gestão cultural pública que ouça mais os ouça mais.

O movimento agora pretende se manter mobilizado enquanto aguarda a próxima audiência com o secretário de cultura, marcada para a primeira semana de março. Para isso, ficou estabelecido que os artistas continuariam a se reunir todas as segundas-feiras, 19h, na Casa da Glória (Ladeira da Glória, 98), e que cada um se esforçaria por replicar os acontecimentos e aumentar o número de participantes desses reuniões, agregando outros segmentos culturais.

Participação da dança

Do segmento da dança de salão, os seguintes profissionais têm comparecido às reuniões e alguns integram o comitê permanente do movimento: Denise Acquarone, Paula Isnard, Andrea Jabor, Andréa Elias,Regina Levy, Clarice Silva, Alex Neoral, Marcela Levi, Laura Samy,Dyonne Boy, Marcio Jahú, Carol Pires, Fernando Blauth Klipel, dentre outros.

O Jornal Falando de Dança apoia este movimento por entender que somente a união da classe artística e sua mobilização política poderá pressionar o poder público para concluir a efetivação do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA, sem o que a cultura da cidade estará sempre à mercê de políticas de governo (transitórias) em vez de ser amparada por políticas de Estado (baseadas em leis, com a participação da sociedade civil e sujeitas à fiscalização).

Curta a fanpage do JFD no facebook ou cadastre seu email em nosso site, para receber mais notícias a este respeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************