Pular para o conteúdo principal

João Carlos Ramos em cartaz no Teatro Dulcina, com seu espetáculo Mistura e Manda


Quem ainda não viu, quem já viu e quer rever, quem quiser conhecer o trabalho do coreógrafo João Carlos Ramos... a dica é aproveitar a curta temporada do seu espetáculo Mistura e Manda, que estará em cartaz no Teatro Dulcina todas as quintas ás 19 h de 10 a 31 de janeiro.


Sobre o espetáculo Mistura e Manda

O espetáculo traz ao palco a irreverência dos malandros cariocas e a galhardia dos salões de gafieira, expressões de tempos mais românticos temperadas por uma interpretação atual e bem humorada. João Carlos tem nesse espetáculo um solo fértil de pesquisa em constante transformação desde sua primeira apresentação em 1992, no Rio de Janeiro. 

Em Mistura e Manda, a Cia Aérea de Dança interpreta o resultado da fusão de povos que formaram a miscigenada cultura do samba no Rio de Janeiro - são cenas urbanas, personagens atuais e vibrantes que povoam as ruas, bares e gafieiras. São as cores e os trejeitos do samba dançados com força, sensualidade e alegria, traduzindo em movimento seu estilo descontraído e bem-humorado. A riqueza musical da trilha, composta pelas músicas do consagrado Maestro Paulo Moura, dá o tom para que os bailarinos mostrem as várias facetas dessa gente cheia de espontaneidade e irreverência.

>>> Veja AQUI nossa cobertura fotográfica do espetáculo da Cia Aérea de Dança do mesmo coreógrafo
>>> Veja AQUI nossas postagens sobre o coreógrafo

Sobre Teatro Dulcina

O Teatro Dulcina faz parte da história teatral do Rio de Janeiro e é uma referência obrigatória para a análise do processo de modernização da cena carioca no século XX.

Até 1952, o Dulcina era conhecido pelo nome de Teatro Regina (1935 a 1952) - uma iniciativa do Sr. Vivaldi Leite Ribeiro, responsável também pela construção do Edifício Regina - prédio de 17 andares na Rua Alcindo Guanabara, na Cinelândia.

Sobre a programação de janeiro do teatro

Quartas Dulcina Mix 
19h 
De 16 de janeiro à 06 de fevereiro
Espatáculo "Ai !  O grito de carnaval dos irmãos brothers"

Sexta à domingo Teatro Adulto
19h
05 de janeiro à 03 de fevereiro
Cabaré Dulcina: A história da praça onze no Rio de Janeiro

Sábados e Domingos Teatro Infantil
16h
De 12 de janeiro à 03 de fevereiro
"Pano de Roda"

Para mais informações acesse dulcinaemcena.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...