Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Casa de Cláudio de Souza recebe lançamento de livro sobre Dolores Duran



A cantora Dolores Duran sempre encantou o Brasil com suas canções românticas, mas pouco se sabe sobre sua trajetória. Para corrigir essa situação, o jornalista, produtor e pesquisador musical Rodrigo Faour lança o livro “Dolores Duran – A noite e as canções de uma mulher fascinante”, pela editora Record. Em Petrópolis, o lançamento acontecerá na Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram), no próximo dia 07 de dezembro, às 19h, com entrada franca. 

O livro de 560 páginas é uma pesquisa de fôlego. Foram mais de 70 entrevistados, entre os que conviveram com a artista e os seus admiradores, que ajudaram a imortalizar sua obra até o presente; centenas de citações de seu nome na imprensa, desde o seu surgimento no mundo artístico em 1942 como atriz mirim; e um incrível painel fotográfico que forma um libreto ilustrado de 48 folhas. O autor mostra Dolores Duran (1930-1959) como uma mulher muito à frente do seu tempo. Sabendo que o seu problema congênito no coração não lhe daria vida longa, a artista viveu intensamente. 

O evento na Casa de Cláudio de Souza contará com um lançamento duplo, pois, além de Rodrigo Faour, sua mãe, a artista e escritora Leila Faour, também apresentará seu livro, "A música no meu Caminho - contos-crônicas-memórias", da Editora Multifoco. A obra apresenta quarenta crônicas que trazem lembranças da família, infância e amigos, abrindo passagem para palavras remetidas a filmes e viagens em que o leitor compartilha de momentos congelados em textos, vividos por ela, mas sentidos por quem os lê. 

Sobre os autores 

Rodrigo Faour: 
Nos últimos dez anos, Rodrigo Faour escreveu quatro livros (as biografias de Cauby Peixoto e Claudette Soares, um livro sobre a Revista do Rádio e o best seller “História sexual da MPB”, que gerou inúmeros produtos em seu esteio); assinou seu nome em cerca de 500 CDs para as principais gravadoras brasileiras, entre reedições, inéditos e coletâneas; atuou no rádio, na TV, em palestras e debates; realizou pesquisas de repertório para grandes cantores, peças musicais; e, recentemente, trabalhou em direção e roteiro de shows. 

Aos 40 anos recém-completos, além do lançamento do livro sobre Dolores Duran e das direções de shows, também lançou este ano duas caixas com 24 CDs de Elis Regina (Universal Music) e uma série de 13 CDs pela EMI Music, “Super Divas”, que mereceu capas e/ou destaques nos principais cadernos culturais do país por repor no mercado cerca de 250 gravações raras ou inéditas de grandes cantoras brasileiras. Também assinou a pesquisa musical das peças “Emilinha e Marlene – As Rainhas do Rádio” e “As Mimosas da Praça Tiradentes”. 

Ainda em novembro, lança uma caixa com 20 CDs de Nana Caymmi, um CD duplo em homenagem ao centenário do compositor Herivelto Martins e dois álbuns originais da cantora Maysa com faixas bônus. Para o ano que vem, já trabalha a volta de seu programa de TV no Canal Brasil.

Leila Faour: 

Leila Faour é professora de música. Lecionou piano, flauta-doce e iniciação musical para crianças e educação musical no ensino médio, na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, onde atuou também no Laboratório de Currículos da Secretaria Municipal de Educação. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, trabalhou no Colégio de Aplicação (CAP/UERJ) até se aposentar. Carioca, hoje vive em Petrópolis, cidade que lhe inspira tocar piano e criar. 

SERVIÇOS 

Lançamento dos livros “Dolores Duran – A noite e as canções de uma mulher fascinante” e "A música no meu Caminho - contos-crônicas-memórias"
Data: 07 de dezembro de 2012 - 19h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mailmimp.biblioteca@museus.gov.br)

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Nenhum comentário:

Postagens populares