Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mauricio de Sousa será homenageado na 11ª a noite é uma criança – mostra de dança infantil

FOTO: O desenhista Mauricio de Sousa, criador da
 Turma da Mônica, padrinho da 11ª mostra de dança
 infantil A Noite É uma Criança.
CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

Release 

O desenhista, cartunista e arte-educador Mauricio de Sousa estará em Florianópolis neste sábado (20/10) para receber homenagem da mostra de dança infantil A Noite É uma Criança, como padrinho da 11ª edição do evento. A entrega da placa alusiva será na sessão das 19h30, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Trata-se de um reconhecimento que os organizadores fazem anualmente a personalidades da dança ou que participam do universo infantil de maneira atuante, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar de crianças e adolescentes.
     
Já receberam a distinção Ana Botafogo, primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro; o dançarino carioca – e pedagogo de formação – Carlinhos de Jesus; Wellington Nogueira, fundador da ONG Doutores da Alegria; a atriz Sheron Menezzes, com seu partner na “Dança dos Famosos” do programa “Domingão do Faustão”, Marcelo Grangeiro; o ex-tenista Gustavo Kuerten e sua mãe Alice Thümmel Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten (IGK).
     
Criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa é o maior produtor de conteúdo autenticamente nacional dirigido ao público infanto-juvenil. Há mais de cinco décadas, suas histórias encantam gente de todas as idades e contribuem para a alfabetização de milhões de crianças mundo afora. Hoje, seus personagens falam mais de 50 idiomas em 126 países e estão presentes nas revistas, jornais, cinema, televisão, shows, teatro, parques e games.
     
O desenhista é um dos precursores em difundir maciçamente entre os pequenos questionamentos inerentes a eles, bem como mensagens de harmonia e condutas de bom convívio. Suas narrativas são guiadas pela preocupação em recuperar valores, enaltecer a importância da família e da educação, ensinar o respeito e preservar o meio ambiente. A base tem sido sempre esta, mas nunca deixando de se atualizar, de adaptar-se à realidade de cada tempo, que já chegou ao século XXI. “Eu preciso aprender com os jovens”, conclui ele, apropriadamente.

Biografia resumida
     Mauricio Araújo de Sousa nasceu em Santa Isabel (SP), dia 27 de outubro de 1935. Parte de sua infância foi vivida na cidade vizinha de Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando nos cadernos escolares. Mais tarde, seus traços passaram a ilustrar cartazes e pôsteres para os comerciantes da região. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, escreveu reportagens policiais no jornal “Folha da Manhã” (atual “Folha de S.Paulo”).
     
Em 1959, quando ainda atuava como repórter policial, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir de uma série de tiras em quadrinhos com Bidu e seu dono Franjinha publicadas semanalmente no mesmo jornal, Mauricio iniciou sua carreira de desenhista. Nos anos seguintes, surgiram mais tiras, tabloides e diversos personagens – Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão, Astronauta, etc. Em 1970, lançou a revista da Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril.
     
Em 1986, as revistas da Turma da Mônica passaram a ser editadas pela Editora Globo, onde permaneceu até 2006. Atualmente, está na Panini, uma multinacional italiana, com a intenção de internacionalizar ainda mais suas criações. Seu sucesso mais recente é a publicação “Turma da Mônica Jovem”, a linha de personagens da turminha com 15 anos de idade. Os primeiros quatro números da revista, em 2008, venderam juntos mais de 1,5 milhão de exemplares.
     
Entre as revistas de histórias em quadrinhos mais vendidas do País, dez são de Mauricio de Sousa – atualmente, respondem por 86% das vendas do mercado brasileiro. O autor já alcançou o extraordinário número de um bilhão de revistas publicadas. Não à toa, é considerado o maior formador de leitores do Brasil. Aos quadrinhos, se juntam centenas de livros ilustrados, revistas de atividades, álbuns de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile. Mauricio foi o pioneiro na montagem de estúdios de animação e som no Brasil e realizou desenhos animados exibidos com sucesso na TV e no cinema, que foram posteriormente lançados em vídeo e DVD no Brasil e no exterior.
     
Em 2011, tomou posse na Academia Paulista de Letras, sendo o primeiro quadrinista a se tornar membro. Sua empresa vem desenvolvendo programas institucionais voltados para a comunidade há mais de uma década. A linguagem simples, direta e bem-humorada dos personagens permitiu o desenvolvimento de centenas de campanhas, resultando no Instituto Cultural Mauricio de Sousa, que pretende uma participação mais efetiva e sistemática na execução de projetos de ação social.

No palco
     
A Noite É uma Criança – 11ª Mostra de Dança Infantil será realizada de 18 a 21 de outubro, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Participarão quase dois mil bailarinos com até 14 anos, integrantes de 88 grupos, escolas e academias do Paraná e de Santa Catarina. Eles apresentarão 186 trabalhos criados por 67 coreógrafos, nas modalidades balé, dança de rua, dança de salão, dança folclórica, estilo livre e jazz. Mais informações, no site oficial do evento www.mostradedanca.com.br.


A Noite é uma Criança online:
Facebook: /mostradedanca
Twitter: @mostradedanca

Fonte: Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postagens populares