Pular para o conteúdo principal

Eduardo Paes fala à comunidade da dança do Rio de Janeiro



Terça, dia 25/09/12, na reta final para as eleições, e com as pesquisas indicando sua vitória com mais de cinquenta por cento das intenções de votos, Eduardo Paes falou à comunidade da dança carioca em encontro promovido no Lapa 40 Graus, organizado por Carlinhos de Jesus.


No encontro falaram a deputada federal Jandira Feghali, sobre sua vivência à frente da secretaria municipal de cultura no início da gestão do prefeito, e o anfitrião Carlinhos de Jesus.


Carlinhos dividiu seu discurso em duas partes.

Na primeira, que pode ser conferida no clipe abaixo, ele falou sobre o ingresso no país das danças sociais e do ballet, através dos professores de dança e etiqueta que vieram com a família real portuguesa, no início do século 19, e do desenvolvimento cultural que isso provocou na cidade, transformando-a no polo cultural do país.

Na segunda parte, falou das conquistas obtidas pela dança durante a gestão do prefeito e as dificuldades atuais enfrentadas pelas escolas e cias de dança e indicando três frentes nas quais o poder público municipal poderia intervir para fomentar a dança carioca (Veja abaixo a íntegra do discurso).


Com a palavra Eduardo Paes, este iniciou lembrando dos tempos em que frequentava o clube Vera Cruz pedindo votos para sua eleição como vereador (veja abaixo trecho do discurso). E se disse a par das dificuldades enfrentadas não só pela dança, mas pela cultura em geral. Em seguida, o prefeito tomou o papel do discurso das mãos de Carlinhos de Jesus e se posicionou a respeito de cada pleito (veja abaixo, após o texto do discurso).


Encerrando o encontro, Carlinhos de Jesus aproveitou para pedir ao prefeito o reconhecimento do samba de gafieira como patrimônio cultural imaterial do município e a inauguração da estátua em homenagem à professora Maria Antonietta, com o que Eduardo Paes concordou em público, prontificando-se a estudar os pleitos apresentados pela comunidade da dança, caso seja reeleito.
Foto esquerda: Leonor e Aragão, do JFD, com o anfitrião, Carlinhos de Jesus;
Foto direita: Aragão (JFD), prefeito Eduardo Paes, Denise Acquarone (SPDRJ) 
e David Theodor.

Veja nossa cobertura fotográfica hospedada no Picasa, aqui:
25-09-12 Encontro da dança com Eduardo Paes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...