Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Estado de Cultura lança dois novos editais

Chamadas públicas são focadas em projetos de Registro de Tradição Oral e para a premiação de Mestres e Grupos das Culturas Populares Fluminenses



A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC-RJ), através de sua Superintendência de Cultura e Sociedade, lançou nesta segunda-feira, 2 de julho, dois editais: para a Premiação de Mestres e Grupos das Culturas Populares Fluminenses e para a seleção de projetos de Registro de Tradição Oral. As inscrições devem ser feitas até o dia 9 de agosto, exclusivamente online, no Portal da Cultura aqui.


A Chamada Pública para a Premiação de Mestres e Grupos das Culturas Populares selecionará até 45 mestres e grupos ligados às expressões das culturas populares no estado. Os prêmios serão de R$ 10 mil, para cada. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas atuantes há pelo menos cinco anos na área cultural.


O prêmio visa reconhecer e incentivar a atuação de mestres e grupos que desenvolvam práticas culturais e processos de transmissão de conhecimentos em suas mais diversas formas, tais como religião e rituais, mitos e narrativas orais, medicina popular, artesanato e expressões plásticas, escritos e produtos audiovisuais. E ainda fortalecer as diferentes identidades culturais no estado, em suas manifestações tradicionais e em suas dinâmicas.


O primeiro edital de apoio às manifestações das culturas populares foi lançado em 2008, e contemplou 51 mestres e grupos, entre eles, Mestre Antônio Amorim, do Fado, de Quissamã; Mestre Nico, do Boi Pintadinho, de Santo Antônio de Pádua; Toninho Canecão, do Quilombo São José; Mãe Meninazinha D´Oxum, de São João do Meriti, e Caninha Verde, de Vassouras.


Em 2011, um decreto do governador Sérgio Cabral transformou o edital em um prêmio anual a mestres e grupos das culturas fluminenses. A premiação teve 114  inscritos, sendo 46 selecionados - 19 da capital e da região metropolitana-  e 27 das demais regiões do estado. Entre as manifestações e mestres e grupos reconhecidos estão Casquinha e Dona Eunice, da Velha Guarda da Portela; Mestre Floriano da Folia de Reis Estrela Azul, de Laje do Muriaé; Mestra Maria Amélia, do Jongo de Pinheiral; a Ciranda de Tarituba, de Paraty; e a Festa do Divino Espírito Santo, da Colônia Maranhense no Rio de Janeiro.


Registro de Tradição Oral


O edital para projetos de Registro de Tradição Oral prevê a concessão de recursos de até R$ 20 mil para cada uma de cerca de 40 iniciativas de registro das mais variadas tradições orais ligadas às culturas populares fluminenses que vierem a ser selecionadas. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas atuantes na área cultural há pelo menos dois anos.


Serão aceitas as inscrições de projetos de registro e disseminação em áudio, audiovisual e novas mídias (como sites, e-books e aplicativos para celulares e tablets) que ajudem a fortalecer, difundir e salvaguardar práticas culturais e de transmissão de conhecimento que envolvam religião, rituais e festas, arte popular, mitos e narrativas orais, medicina popular, culinária, artesanato, escritos, danças dramáticas, entre outras.


O Edital foi criado em 2010 e, na última edição, foram selecionados 20 projetos, entre 54 inscritos, sendo nove na capital e região metropolitana e 11 nas demais regiões do estado. Entre as tradições registradas estão o Caxambu, de Miracema; a Ciranda Caiçara, de Paraty; a Pesca Artesanal, de Arraial do Cabo, e ainda o Mineiro Pau, de Duas Barras.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************