Pular para o conteúdo principal

Abertas inscrições para curso gratuito de formação de artistas de circo no Rio de Janeiro

Três turmas reunidas. Foto divulgação



Filosofia, nutrição, biomecânica, elaboração e gestão de projetos, pedagogia, prática e montagem cênica, bases rítmicas e interpretação. Quem olha algumas das disciplinas que constam da grade curricular, nem imagina que se trata de um curso de... circo. É o Programa de Formação do Artista de Circo (Profac), oferecido pelo Crescer e Viver, do Rio de Janeiro, e que está com inscrições abertas até o dia 13 de julho para o processo seletivo que preencherá vinte (20) vagas disponíveis para o segundo semestre de 2012.  
Pelo currículo do curso, percebe-se rápido: a formação proposta pelo Crescer e Viver vai além do aspecto técnico ou habilidades artísticas - embora a excelência na execução dos números circenses seja incentivada e exigida durante todo o tempo de estudo. O curso, que é inteiramente gratuito, surgiu do desafio de oferecer uma formação global, inovadora e de alta qualidade técnica, que prepare os artistas para atuação no mercado e reforce a carreira circense como uma alternativa viável profissionalmente.  
"Temos uma grande carência de escolas de circo no Brasil, neste quesito estamos muito aquém de outros países do mundo", avalia Junior Perim, coordenador-executivo do Crescer e Viver. "Notamos que existe uma curiosidade e interesse muito grandes dos jovens pela carreira circense e nosso objetivo é mostrar que ela é viável. O jovem pode sim ser artista de circo, por que não?".  
Artista empreendedor  
A novidade este ano é a ampliação da duração do curso de dois para três anos, com a inclusão de disciplinas que apostam no empreendedorismo dos artistas para viabilizar a execução de suas ideias e projetos. Para materializar esta proposta, os alunos do Profac precisam montar dois espetáculos durante o curso: um individual, que é apresentado ao final do quarto semestre, em formato de "cabaré", e um coletivo, que fica em cartaz na lona do Crescer e Viver situada na praça Onze, centro do Rio. Durante o curso, especialistas de reconhecida experiência cultural e artística no Brasil e profissionais ligados ao principais centros de formação e graduação em artes circenses do exterior são convidados para dar aulas, workshops e palestras para os alunos do Profac. "Esperamos formar jovens artistas de circo que tenham um repertório artístico qualificado, uma elevada percepção estética e uma ampla disposição para a pesquisa e experimentações na linguagem circense. Esta é a maior contribuição que acreditamos poder dar à renovação do circo brasileiro", frisa Perim.  
Serviço: Podem se inscrever no Programa de Formação do Artista de Circo (Profac) jovens de todo o Brasil e América Latina, entre 15 e 24 anos, de ambos os sexos, que tenham concluído pelo menos o ensino fundamental. Os candidatos devem ter conhecimentos básicos das técnicas circenses (acrobacias de solo e aérea, equilíbrio e malabares). É exigido atestado médico, comprovando as boas condições de saúde do candidato – além de roupa apropriada – para a realização do teste de aptidão física. O período de inscrições vai até o dia 13 de julho e a divulgação dos aprovados será no dia 08 de agosto.  
A ficha de inscrição, regulamento e grade curricular do curso estão disponíveis no site do Crescer e Viver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************