Pular para o conteúdo principal

Alô, alô, produtores culturais: chamada pública da SEC-RJ para financiamento de projetos com início a partir de julho/2012

Dia 13/12 fomos a Niterói conhecer o núcleo do Escritório de Apoio à Produção Cultural da secretaria estadual de cultura, conforme noticiado AQUI anteriormente.

Representantes da dança carioca, só mesmo os diretores do Jornal Falando de Dança. Lamentável, pois a inauguração incluiu uma aula sobre o funcionamento da SEC, os financiamentos para a cultura e em que o EapCult pode ajudar os produtores culturais interessados nesses financiamentos (e eles orientam para qualquer tipo de financiamento, inclusive editais de Petrobrás, Caixa, Rouanet, etc.).

Ouço muitas queixas de falta de apoio do poder público à cultura, mas o que tenho visto é uma lentidão (pra não falar inércia) em aproveitar os instrumentos públicos que são colocados à disposição do produtor cultural em busca de patrocinadores.

Vale lembrar que, ano passado, o projeto I Prêmio de Cultura da Dança de Salão recebeu toda a orientação necessária do EapCult e foi o único contemplado pela Chamada Pública 019/2010 da SEC, para patrocínio de microprojetos culturais. O projeto I Prêmio Cultura da Dança de Salão foi elaborado por Leonor Costa, editora desta página, teve coordenação administrativo-financeira de Antônio Aragão, diretor do JFD, coordenação pedagógica de João Batista (conselheiro da APDS-RJ) e coordenação geral de Valdeci de Souza. Leonor Costa foi, ainda, a curadora da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", financiada pela SEC dentro do projeto principal.

Então, caros produtores, provamos que é possível, sim, ter um projeto de dança de salão financiado pelo estado, vamos correr atrás! Agora dia 20/01 a SEC abrirá inscrições para os projetos com pré-produção entre julho e setembro/2012 (Chamada Pública 015/2012), preparem-se.

  • Clique AQUI para acessar a página da secretaria estadual de cultura, sobre a Chamada 015/2012
  • Clique AQUI para acessar nossas postagens sobre políticas públicas para a dança
  • Clique AQUI para acessar nossa cobertura da inauguração do EapCult em Niterói, que incluiu palestra da funcionária do EapCult, Cristina, sobre a estrutura e serviços oferecidos pelo órgão, quando os presentes puderam também tirar dúvidas sobre a elaboração de projetos culturais. Ao final, aproveitamos para registrar a arquitetura histórica do entorno da Praça da República, no Centro de Niterói, onde fica localizada a biblioteca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************