Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Programa da Tv Brasil, neste domingo, 04/12, falará sobre os 200 anos da ds



Sobre o programa, da grade da Tv Brasil:
Um momento histórico, um lugar ou um personagem da História do Brasil conduzem os apresentadores Ancelmo Gois e Vera Barroso nessa descoberta do que mudou “de lá pra cá”. Eles conversam, de maneira descontraída, com personalidades que participaram da vida nacional. Os participantes relatam suas memórias de episódios importantes e analisam as mudanças ocorridas ao longo do tempo.  O formato do programa permite análises, perguntas e opiniões de convidados e populares. Com 30 minutos de duração, De Lá Pra Cá viaja pelo país em busca dos personagens que participaram destas histórias.


Chamada do blog do programa a respeito do tema do dia 04/12:


200 Anos da Dança de Salão no Brasil
Jaime Arôxa e Mary Del Priori estão entre os entrevistados do programa


   No De Lá pra Cá desse domingo (4), às 18h, a história da dança de salão no Brasil. Participam do programa o coreógrafo e professor Jaime Arôxa, a historiadora Mary Del Priore, o pesquisador e escritor Marco Antonio Perna e a coreógrafa e professora Dalal Achcar.
   Chama-se dança de salão todo tipo de dança praticado por casais em festas ou reuniões sociais, tanto em palácios, quanto em festas populares. Ela também é chamada de dança social porque pode ser praticada por qualquer um. A dança social ou de salão começou na Europa durante a idade média e foi aperfeiçoada na renascença. Ao longo do tempo, desenvolveram-se vários estilos: minueto, fandango, quadrilha, valsa, polca, mazurka.
   No Brasil, ela chegou junto com os colonos portugueses e por causa das muitas influências étnicas, culturais e regionais tomou várias formas: maxixe, xote, lambada, samba de gafieira. Mas foi com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, no começo do século XIX, que surgiram as primeiras aulas de dança no Rio de Janeiro, com muitos professores, entre eles Luis Lacombe, vindos da Europa para animar a vida dos fidalgos desterrados.


Saiba mais

CATÁLOGO I PRÊMIO CULTURA DA DANÇA DE SALÃO
EXPOSIÇÃO 200 ANOS DE ENSINO DE DANÇA DE SALÃO NO BRASIL


TOUR VIRTUAL PELA EXPOSIÇÃO 200 ANOS DE ENSINO DE DANÇA DE SALÃO NO BRASIL - CENTRO DE ARTES CALOUSTE GULBENKIAN, PRAÇA ONZE, CENTRO DO RIO

Nenhum comentário:

Postagens populares