Pular para o conteúdo principal

Saiba aqui sobre a inauguração da exposição dos 200 anos em Duque de Caxias


 Sexta-feira, dia 02/09, a exposição itinerante "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil" deslocou-se da zona oeste, onde esteve exposta no salão nobre do Bangu Atlético Club, para a baixada fluminense, onde ficará exposta durante o mês de setembro, no auditório da Secretaria Muncipal de Educação de Duque de Caxias (foto acima).

O convite foi feito pelo Departamento de Programas e Projetos Educacionais da SME/D.Caxias, para integrar o projeto Andanças da Alegria, dedicado, em setembro, à dança de salão (na foto acima, parte da equipe do projeto recepcionando a equipe do I Prêmio Cultura da Dança de Salão). 
O projeto iniciou suas atividades em setembro com a palestra da curadora da exposição, Leonor Costa, sobre a história da dança de salão no Brasil, seguida de palestra do prof. João Batista, sobre a ds na baixada fluminense (na foto acima, alunos do programa Educação para Jovens e Adultos assinam o livro de presença do projeto Prêmio Cultura da Ds). 
Os trabalhos, que incluem oficinas de bolero, salsa e forró, serão encerrados dia 30/09 com um baile com música ao vivo. Na foto acima, a plateia atenta às explicações da curadora da exposição, Leonor Costa. 
Na foto acima, professores e alunos do EJA (educação para jovens e adultos). 
O prof. João Batista, responsável técnico pelo projeto I Prêmio Cultura da Dança de Salão, encerrou a aula de abertura do evento discorrendo sobre a evolução da dança de salão na baixada fluminense.
 
A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias tem como titular a profª Roberta Barreto,  que recepcionou a equipe do I Prêmio Cultura da Dança de Salão (foto acima).  E a diretotora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais é Martha Valéria Rocha, que não saiu nas fotos.  
Já os produtores culturais responsáveis pelo projeto Andanças da Alegria são:  Silmara Leandro - Produtora Executiva; Alan Barreto  - Produtor Cultural; e Eve Penha - animadora cultural.
O projeto tem como plano de execução contruir uma politica sustentável nas diferentes vertentes artisticas. Na foto acima, a curadora da exposição sobre os 200 anos de ensino de dança de salão no Brasil,
no momento em que falava sobre comportamento no salão.

Leia mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************