Pular para o conteúdo principal

Grupo CAND Jovem - Tempo de Juventude

Leitores do Jornal Falando de Dança têm 50% de desconto

O Grupo CAND Jovem apesar de criado há apenas um ano, já tem a sua juventude esmiuçada no espetáculo TEMPO DE JUVENTUDE, que será apresentado nos dias 7 e 8 de outubro no Teatro Ipanema. Utilizando as musicas de W. Amadeus Mozart - que também teve a sua notoriedade artística ainda bem jovem-, coreógrafos como Regina Sauer, Alex Neoral, Marcio Jahú e Ana Formighieri utilizaram-se das temáticas comuns a idade, como a descoberta do amor, as amizades, os medos, as transições e descobertas para a vida adulta, além de características pessoais de cada bailarino.



O CAND Jovem foi criado por Fernando Filetto, Diretor do Centro de Artes Nós da Dança (CAND), em setembro de 2010, para alunos com idade entre 14 e 21 anos, com o objetivo de incentivar a produção artística desses jovens fora da sala de aula, em um projeto mais independente. Com a colaboração de professores da escola e coreógrafos convidados, esta é a segunda vez que o grupo se apresenta em um grande teatro do Rio. Em dezembro passado, eles fizeram a abertura dos espetáculos da Companhia Nós da Dança no Teatro Carlos Gomes e tiveram a oportunidade de provar o sabor de estar em cena.



A formação do grupo tem, em sua maioria, jovens oriundos da Zona Sul, as apresentações no Teatro Ipanema, além de aproximar o grupo de seu público, os deixa muito animados por ser um dos teatros mais importantes do Rio de janeiro, com grande tradição em descoberta de jovens talentos.



- É muito estimulante trabalhar com estes jovens bailarinos, eles superam as deficiências artísticas proveniente da pouca experiência com muita garra e paixão. Seus olhos brilham a cada sugestão feita pelos coreógrafos e se entregam de completo às experiências - diz Regina Sauer, uma experiente coreógrafa que além de dirigir e coreografar para a Companhia Nós da Dança - que este ano completa 30 anos de existência - realiza espetáculos nas mais diversas áreas, como escola de samba e coreografias para cinema e televisão.



A maior dificuldade dos integrantes é conciliar os horários de ensaios com as diversas responsabilidades, extra-palco, como os estudos. Muitos deles estão prestes a ingressar na faculdade ou já estão cursando os primeiros anos e mesmo dentro do grupo tem como obrigação a manutenção de boas notas.



Dentro do espetáculo os bailarinos apresentarão também as coreografias, Be Happy e Sentinela dois clássicos do repertório da Companhia Nós da Dança, emprestados ao grupo com a finalidade de testarem as expressões e a técnica já experimentadas por vários bailarinos profissionais do Rio de Janeiro, desde 1981, ano de criação da companhia.



- É a referência profissional mais próxima que temos, a companhia ensaia todos os dias na sala ao lado da nossa e sempre que podemos vamos dar uma olhadinha e pegar um pouco da experiência deles para levarmos aos nossos ensaios - diz Lucas Sauer filho de Regina Sauer e Fernando Filetto.

- As exigências sobre ele acabam sendo bem maiores não só da gente, mas dele mesmo. Desde o início do grupo ele foi o que menos faltou aos ensaios, mesmo já cursando o primeiro ano da Escola de Comunicação da UFRJ, para qual passou com ótimas notas o que mostra como dá para conciliar a dança com responsabilidade, diz Fernando Filleto.

fonte: Nós da Dança

SERVIÇO

Espetáculo: TEMPO DE JUVENTUDE
Teatro Ipanema Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema
Dias: 7 e 8 de Outubro 2011 Sexta e Sábado - 21:30h
Ingresso: R$ 25,00
50% de desconto para os leitores do JFD que apresentarem o recorte do jornal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************